Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação ordinária para reparação de danos em juizado especial

Petição - Civil e processo civil - Ação ordinária para reparação de danos em juizado especial


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO ORDINÁRIA PARA REPARAÇÃO DE DANOS - JUIZADO ESPECIAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - ___.

Petição Inicial

____________, brasileiro, solteiro, ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, ___, bairro ____________, CEP ____________, ____________, UF, pelo procurador firmatário, conforme anexo instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações à Rua ____________, ___, s. ___, Bairro ____________, CEP ____________, ____________ - UF, Fone/Fax ____________, vem respeitosamente a presença de V. Exª. propor:

AÇÃO ORDINÁRIA PARA REPARAÇÃO DE DANOS, contra:

____________, pessoa jurídica de direito privado, com sede a Rua ____________, ___, CEP ____________, ____________ - UF, Fone ____________, de acordo com os fatos e fundamento jurídico adiante expostos:

- DOS FATOS -

1. O Autor adquiriu, junto ao Posto ____________, em __/__/____, um extintor de incêndio para equipar seu automóvel (nota fiscal - Doc. 2).

2. Um mês após ter adquirido o referido extintor, em __/__/____, ao ter seu automóvel vistoriado por autoridade policial, foi constatado que o extintor estava sem carga.

3. Em conseqüência desse fato, qual seja a falta de carga do extintor, o Autor foi multado (auto de infração - Doc. 3).

4. O Autor, então, solicitou junto a Ré ____________, fabricante do referido extintor defeituoso, a substituição do mesmo e o ressarcimento do valor que teria de pagar em razão da multa sofrida.

5. Todavia, a Ré negou-se a trocar o extintor e a indenizar o Autor.

6. O Autor apresentará, na sessão de conciliação e na posterior audiência de instrução e julgamento o extintor que adquiriu.

- DO DIREITO -

7. O Código do Consumidor, ao tratar "Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço" dispõe que:

"Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor(...)

§ 1º Não sendo o vício sanado do prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

(...)

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;(...)"

8. O Código Civil, no art. 186, estabelece que aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Isto Posto, requer:

a) Seja a Ré citada e intimada para comparecer a sessão de conciliação, sob pena de revelia e confissão quanto a matéria de fato;

b) Seja a Ré condenada a restituir ao Autor o valor por este pago pelo extintor (R$ ______), atualizado monetariamente e acrescido dos juros legais;

c) Seja a Ré condenada a ressarcir ao Autor os danos que causou, no que diz respeito a multa sofrida, a qual importa no pagamento de cento e vinte (120) UFIRs;

d) Protesta o Autor em provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Valor da causa: R$ ______

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, __ de _______ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil