Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Réplica de cobrança de honorários de leiloeiro

Petição - Civil e processo civil - Réplica de cobrança de honorários de leiloeiro


 Total de: 15.244 modelos.

 

COBRANÇA - HONORÁRIOS - LEILOEIRO - RÉPLICA

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ – ___.

Processo nº

____________, devidamente qualificado, nos autos da demanda de cobrança autuada sob nº ____________ movida contra BANCO ____________ S/A, também qualificado, por seu procurador firmatário, respeitosamente, vem a presença de V. Exª. apresentar a presente RÉPLICA, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.

- BREVE MANIFESTAÇÃO -

1. Primeiramente, em que pese o desejo de ser ousado nas palavras e devolver no mesmo tom as argumentações irônicas deduzidas na peça de defesa, resta apenas aduzir que a presente demanda tem por fim estabelecer decisão definitiva com relação aos honorários devidos pelo Réu no feito executivo autuado sob nº ____________.

2. De trazer ao conhecimento de V. Exª. a total intempestividade do recurso aforado, o qual somente foi conhecido porque o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul não teve o conhecimento de todos os fatos.

3. De, também, demonstrar ao Réu que o Autor não litiga de forma temerária muito menos com má-fé, o que se fará pelos argumentos a seguir deduzidos.

- DA RÉPLICA -

4. Em contra argumentação ao pleito do Ré em buscar a condenação do Autor as penas da litigância de má-fé, resta reproduzir a bela argumentação do mestre processualista Manoel Caetano Ferreira Filho, encontrado na sua obra Comentários ao código de processo civil, v. 7 : do processo de conhecimento, arts. 496 a 565 / Manoel Caetano Ferreira Filho; [coordenação de Ovídio Araújo Baptista da Silva]. – São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2001, páginas 36 e 37, assim transcrito:

"Alguns casos têm suscitado polêmica sobre a possibilidade do recurso do terceiro prejudicado, merecendo, por isso, ainda que com brevidade, análise específica. São aqueles em que o recurso é interposto por: a) advogado; b) perito judicial; c) assistente técnico; d) serventuários da Justiça em geral (escrivão, diretor de secretaria etc). Para NELSON NERY JUNIOR nenhum deles tem legitimidade para recorrer, por não serem parte nem terceiro prejudicado.

....prossegue

Já quanto aos auxiliares e serventuários da Justiça em geral (perito, assistente técnico, escrivão, diretor de secretaria, contador etc), pensamos que realmente não possuem legitimidade para interpor recurso de decisões que eventualmente atinjam interesses seus. Como assevera NELSON NERY JUNIOR, ´se o pronunciamento judicial puder lhes causar algum prejuízo, poderão discutir a matéria em ação autônoma, não no processo em que funcionam na qualidade de auxiliares´. TERESA ARRUDA ALVIM WAMBIER indaga que ação seria esta: rescisória (art. 485), anulatória (art. 486) ou ação de rito ordinário? Pensamos que, por não serem parte, não estão sujeitas aos efeitos da coisa julgada, podendo, por isso, discutir seus interesses em ação própria, independentemente de rescisão ou anulação da sentença proferida no processo, cuja imutabilidade não os atinge".

5. Ante a brilhante exposição acima, não há como atribuir ao Autor qualquer penalização, eis que busca direito seu, o que lhe é garantido.

6. Em seguimento ao raciocínio, não possuindo o Autor legitimidade para aforar recurso de decisão em processo que figura como terceiro, como no caso em tela, o seu direito não será atingido pelos efeitos da coisa julgada como quer fazer crer o Réu.

7. Desta forma, a coisa julgada somente produz efeitos com relação as partes envolvidos na disputa judicial e não aos terceiros porventura interessados.

8. Ademais o recurso de agravo de instrumento do Réu encaminhado ao TJRS revela-se intempestivo, eis que:

1º - O marco inicial do prazo para a propositura do agravo de instrumento é a Nota de Expediente nº ____________, que circulou na impressa oficial no dia 13/08/20__, encerrando o prazo no dia 23/08/20__.

2º - Outro ponto que sacramenta a discussão a respeito do prazo é o próprio depósito dos honorários de leiloeiro a fls. ___, por parte do exeqüente, que ocorreu no dia 08/10/20__. Assim, da data do depósito, o prazo recursal encerraria dia 18/10/20__. E ao que se aufere do processo o Agravo somente foi proposto dia 22/10/20__, portanto, intempestivo.

9. Evidente o erro a que foi induzido o eminente Desembargador Relator do Agravo de Instrumento nº ____________, uma vez que, na data em que ajuizado o recurso, a matéria já encontrava-se preclusa sem possibilidade de apreciação pelo 2º Grau de Jurisdição.

10. Referido agravo sequer poderia ser sido recebido, fato que neste processo se verificará.

11. Não bastasse tudo até aqui produzido o dever do Ré em pagar os honorários é patente, uma vez que o Autor é leiloeiro público, profissão devidamente regulamentada a qual encontra-se defendida pelo Sindicado dos Leiloeiros Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul.

12. Referida entidade de classe, como qualquer outra profissão, possui uma tabela que serve de orientação para fixação dos honorários profissionais de um leiloeiro.

13. Como já citado o item 06 da peça inicial, para os casos de adjudicações está prevista a remuneração de 5% (cinco por cento) sobre o preço do bem a ser pago pela parte adjudicante, não sendo por demais reproduzi-la:

Os Leiloeiros serão ressarcidos das despesas efetuadas, com remoção dos bens, armazenagem, diligência, custo operacional e publicação dos editais do processo.

Nas Adjudicações e remissões, as partes pagarão 5% sobre o valor do bem, atualizado.

Toda vez que houver substituição de Leiloeiro, o substituído deverá ser ressarcido das suas despesas, bem como de seus honorários por metade.

RESULTADO DE LEILÃO ou PRAÇA e HONORÁRIOS DO LEILOEIRO:

1 – Positivo: Honorários pagos pelo arrematante

2 – Negativo: realização de tantos leilões e/ou praças até surgir um nome resultado (ou positivo, ou remissão, ou adjudicação, ou acordo entre as partes)

3 – Suspensão do Leilão e/ou praça:

3.1 – Remição: honorários pagos pelas partes à razão de 5%

3.2 – Remissão: honorários pagos pelas partes à razão de 5%

3.3 – Adjudicação: Honorários pagos pelas partes à razão de 5%

3.4 – Acordo entre as partes: honorários pagos pelas partes à razão de 5%

14. Tendo em vista a adjudicação realizada pelo Réu no feito executivo nº ___, tornou-se devedor do Autor da exata quantia de R$ ______ (____________ reais), o que torna esta ação totalmente procedente, devendo recair sobre a parte que ocupa o pólo passivo da demanda a obrigação do pagamento da referida quantia além dos ônus da sucumbência.

DIANTE DO EXPOSTO, reiterando a totalidade dos termos expendidos na inicial, REQUER o julgamento imediato da presente demanda, uma vez que trata de matéria exclusivamente de direito, nos termos do disposto no art. 330, I do CPC, concluindo-se pela sua total procedência, condenando-se o Réu a pagar ao Autor a quantia de R$ ______, devidamente atualizada, além os ônus da sucumbência.

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Réplica de ação de prestação de contas
Pedido de arbitramento de honorários advocatícios (01)
Impugnação aos embargos à execução, sob alegação de título líquido e certo, relativo à nota de cr
Contestação à ação de busca e apreensão, alegando o réu a desnaturação do contrato de leasing par
Contestação à ação de interdição
Ação civil pública proposta em face de veiculação de propaganda enganosa (01)
Embargos à execução de pedido de julgamento antecipado
Pedido de parcelamento de dívida em execução por quantia certa
Trata-se de resposta à contestação em ação de arresto
Ação cautelar para realização de perícia
Ação de consignação em pagamento, tendo em vista o reajuste abusivo do valor do aluguel
Contestação à ação proposta para liberação de carta de crédito de veículo, alegando-se débito por