Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos

 Total de: 15.244 modelos.

 
 

    Precisa redigir uma carta, um abaixo-assinado, um requerimento ou outro modelo de documento e não sabe como começar ?

    Nossos modelos de documentos são grátis, liberados para cópia. Caso necessite modifique de acordo com suas necessidades.

    Envie também seu modelo de documento. Caso não tenhamos em nosso banco de dados , incluiremos. Se desejar divulgamos seu nome e e-mail.
 

 Possuímos hoje em nosso site um total de 15.244 Modelos de Documentos! Aproveite.



 




Veja o Modelo de Documento randômico em destaque:


Sorteamos dentro do assunto Contratos , onde está a categoria Cultural :



Constituição de associação de pais e mestres


Estatuto referente à constituição de associação de pais e mestres.

 

ESTATUTO DE CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES

CAPÍTULO I

Da Organização da Associação

Seção I

Da Constituição e Sede

Art. 1º - A Associação de Pais e Mestres do Colégio ................. fundada em ............., nesta cidade de ........., Estado de ........., tem por objetivo o melhor entendimento e cooperação entre a Diretoria, os Professores e os Pais em benefício do ensino e da educação dos alunos.

Art. 2º - Para a efetivação desse objetivo, procurará a Associação, de modo sistemático e permanente, a realização do ideal de prolongamento do lar à escola, de maneira a conseguir maior rendimento e aperfeiçoamento dos educadores, ou seja, dos Pais e Mestres, em benefício dos filhos e alunos.

Seção II

Dos Fins da Associação

Art. 3º - A APM tem por finalidade:

a) cuidar da união das famílias dos alunos, possibilitando que pais e mestres encontrem conjuntamente solução adequada para todos os problemas que objetivem a defesa da educação;
b) solucionar, de modo proveitoso, os desajustamentos pessoais de alunos e também as dificuldades às vezes ocasionadas pelos pais e mestres, tendendo a se alcançar uma perfeita combinação de forças entre a escola e a família;
c) fazer com que os alunos não se divorciem da vida cristã e familiar, estimulando-os para a formação de uma coletividade de sólidos e prósperos organismos familiares;
d) despertar nos alunos, pais e mestres, o ideal que a todos deve preocupar, de que é a família que liga o indivíduo à sociedade universal dos homens, e é no seu seio, quando integrada no seu papel social, que se aprendem os primeiros ensinamentos religiosos e éticos, as primeiras noções do dever, do direito, da justiça, da eqüidade, o amor à Pátria, o respeito às leis e à autoridade;
e) promover conferências ou círculos de estudos sobre assuntos sociais, pedagógicos, morais e científicos.

Seção III

Dos Meios

Art. 4º - Para alcançar seus objetivos, a APM se propõe:

a) realizar reuniões plenárias, com direito de participação dos pais e mestres nos debates em que as questões suscitadas serão postas a voto pelo Presidente e decididas pela maioria dos presentes;
b) convocar todos os pais e mestres para as reuniões plenárias, que serão realizadas na última sexta-feira de cada mês;
c) promover campanhas educativas pela imprensa, rádio, televisão, cinemas, teatros, procurando doutrinar os interessados, para se conseguir perfeita colaboração entre a família e a escola, na educação filho-aluno;
d) incentivar e divulgar a boa literatura para os jovens e adolescentes, advertindo-os do perigo de fatores dissolventes que conduzem à decepção e à desgraça generalizada.

CAPÍTULO II

Da Diretoria

Art. 5º - A APM será regida por uma Diretoria eleita em ........... de cada ano, pelos sócios natos, que são o Diretor, o Prefeito, os professores e os pais dos alunos, com mandato de dois anos.

§ 1º - A Diretoria compor-se-á de um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário, um Tesoureiro e um Assistente Eclesiástico, bem como do Diretor do Colégio, este na qualidade de Presidente do Conselho Consultivo.

Art. 6º - São atribuições da Diretoria:

a) elaborar e orientar o programa de ação da APM;
b) resolver todos os casos omissos no presente estatuto;
c) despender esforços para realizar todos os fins a que se propõe à associação.

Das Reuniões

Art. 7º - Haverá três espécies de reuniões:

a) Gerais;
b) Administrativas;
c) Sociais.

Art. 8º - As reuniões gerais realizar-se-ão no mês anterior ao da realização das primeiras provas parciais e no das últimas provas parciais; realizar-se-ão também sempre que motivos especiais levarem o Presidente a convocá-las; constarão de duas partes: na primeira, formal, o Presidente dará aos pais e professores conhecimento dos assuntos de interesse para a comunidade escolar, principalmente os relativos às próximas provas, e concederá a palavra aos pais e professores que desejarem expressar-se sobre motivos relacionados com o ensino e a educação de seus filhos e alunos; na segunda, informal, os pais terão oportunidade de aproximar-se dos professores para conversar sobre os seus filhos e de obter do pessoal da secretaria dados e informes sobre a sua vida escolar.

§ 1º - Haverá também anualmente uma reunião antes dos exames de admissão, com a presença do Diretor, professores que comporão a banca examinadora e pais dos candidatos a esses exames, a fim de serem feitos pelos professores esclarecimentos sobre as normas e critérios que serão observados nas provas.

§ 2º - Os professores serão obrigados a comparecer às reuniões para que forem convocados.

Art. 9º - Às reuniões administrativas comparecerão os pais dos alunos e o Diretor; serão realizadas sempre que este considerar oportuno e versarão sobre assuntos que disserem respeito apenas aos interesses administrativos do Colégio.

Art. 10 - Módica contribuição poderá ser pedida aos pais para a existência e a manutenção da Associação.

CAPÍTULO III

Da Competência

Art. 11 - Compete ao Presidente:

a) representar a Associação judicial e extrajudicialmente;
b) presidir as sessões da Diretoria e dirigir os trabalhos;
c) cumprir e fazer cumprir este estatuto, zelando pela regularidade de todos os trabalhos da APM;
d) não consentir que as reuniões e as discussões tomem caráter pessoal ou político.

Art. 12 - O Vice-Presidente substituirá o Presidente em suas faltas e impedimentos, cabendo-lhe, nesse caráter, todas as atribuições daquele.

Art. 13 - As Secretário compete responsabilizar-se pelos trabalhos da Secretaria, dirigindo-lhe o serviço e mantendo em dia o expediente, correspondência e registro de atas da APM.

Art. 14 - Ao Tesoureiro compete:

a) ter sob sua guarda e responsabilidade todos os valores pertencentes à APM;
b) arrecadar qualquer importância que lhe for devida ou doada, depositando-a em estabelecimento bancário designado pela Diretoria;
c) assinar recibos e cheques, devendo estes ser visados pelo Presidente;
d) efetuar os pagamentos ordenados.

Art. 15 - O Assistente Eclesiástico será previamente ouvido, por escrito ou oralmente, sobre todas as questões argüidas pelos pais e mestres e que tiverem de ser resolvidas pelo plenário.

CAPÍTULO IV

Do Conselho Consultivo

Art. 16 - O Conselho Consultivo, cujo mandato é de dois anos, constitui-se de:

a) ........ sócios, pais de alunos, representando os vários cursos mantidos pelo estabelecimento, indicados pelo Diretor do Colégio à Associação e sujeitos à aprovação da Assembléia Geral;
b) o secretário-geral do estabelecimento de ensino;
c) ....... sócios, professores do estabelecimento, representando o corpo docente.

Parágrafo único - O Diretor do Colégio é o presidente nato do Conselho Consultivo.

Art. 17 - Compete ao Conselho Consultivo:

a) auxiliar a Diretoria na orientação e governo da Associação;
b) propor-lhe sugestões e recomendações adequadas à finalidade e aos objetivos da Associação;
c) organizar, com a Diretoria, as listas tríplices que deverão ser apresentadas aos sócios, por ocasião do preenchimento dos cargos eletivos da Associação;
d) participar, sempre que convocado, das reuniões da Diretoria;
e) opinar por escrito sobre representações individuais de sócios;
f) apreciar as prestações de contas e sobre elas emitir parecer.

CAPÍTULO V

Disposições Gerais e Transitórias

Art. 18 - Qualquer sócio poderá representar a Diretoria sobre a necessidade de modificação do estatuto, e aceita a sugestão, a proposta será submetida a votação em reunião plenária para esse fim convocada com antecedência de dez dias.

Art. 19 - A diretoria provisória que dirigirá a APM até a primeira eleição, no dia ....... de ......... de 19....... será de livre escolha do Diretor do Colégio.

Art. 20 - Todas as decisões do plenário serão tomadas por maioria de votos dos sócios presentes.

Art. 21 - Para aprovação do presente estatuto, serão convocados a se reunir os pais, mestres e Diretor do Colégio, em dia e hora que forem designados pelo Diretor.

Art. 22 - Todas as reuniões da APM serão realizadas em uma das dependências do prédio do Colégio .........

E, por estarem firmados

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

____________________
ASSOCIADOS

____________________
FUNDADORES

____________________
TESTEMUNHAS(1)
CPF:
____________________
TESTEMUNHAS(2)
CPF: