Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Preservação dos direitos fundamentais da liberdade fisíca do impetrante

Petição - Penal - Preservação dos direitos fundamentais da liberdade fisíca do impetrante


 Total de: 15.244 modelos.

 
Preservação dos direitos fundamentais da liberdade física do impetrante

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA _______VARA CRIMINAL DESTA COMARCA

O advogado _______, brasileiro, casado, OAB, CPF ____, "in fine", fundamentado no Código de Processo Penal arts. 654, § 1º b e 660 § 4º . vem, respeitosamente diante de V.Exa, impetrar esta ordem de "habeas corpus" em favor de ____, brasileiro, casado, portador da RG ____, CPF. __________ residente e domiciliado nesta Cidade na rua _______, figurando como autoridade coatora o Delegado Titular do __________ Distrito Policial desta Cidade, pelos fatos e razões a seguir expostos



É obter salvo conduto em benefício de __________ que está na iminência de ser preso, temporariamente (lei 7960/89).

2.- A LEGISLAÇÃO

Art. 654 - O "habeas corpus" poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

§ 1º - A petição de "habeas corpus" conterá:

a) o nome da pessoa que sofre ou está ameaçada de sofrer violência ou coação e o de quem exercer a violência, coação ou ameaça;

b) a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaça de coação, as razões em que funda o seu temor;

c) a assinatura do impetrante, ou de alguém a seu rogo, quando não souber ou não puder escrever, e a designação das respectivas residências.

Art. 660 - Efetuadas as diligências, e interrogado o paciente, o juiz decidirá, fundamentadamente, dentro de 24 (vinte e quatro) horas.

§ 1º - Se a decisão for favorável ao paciente, será logo posto em liberdade, salvo se por outro motivo dever ser mantido na prisão.

§ 2º - Se os documentos que instruírem a petição evidenciarem a ilegalidade da coação, o juiz ou o tribunal ordenará que cesse imediatamente o constrangimento.

§ 3º - Se a ilegalidade decorrer do fato de não ter sido o paciente admitido a prestar fiança, o juiz arbitrará o valor desta, que poderá ser prestada perante ele, remetendo, neste caso, à autoridade os respectivos autos, para serem anexados aos do inquérito policial ou aos do processo judicial.

§ 4º - Se a ordem de "habeas corpus" for concedida para evitar ameaça de violência ou coação ilegal, dar-se-á ao paciente salvo-conduto assinado pelo juiz.

§ 5º - Será "incontinenti" enviada cópia da decisão à autoridade que tiver ordenado a prisão ou tiver o paciente à sua disposição, a fim de juntar-se aos autos do processo.

§ 6º - Quando o paciente estiver preso em lugar que não seja o da sede do juízo ou do tribunal que conceder a ordem, o alvará de soltura será expedido pelo telégrafo, se houver, observadas as formalidades estabelecidas no art. 289, parágrafo único, "in fine", ou por via postal.

3.- CAUSA DE PEDIR.

O impetrante foi acusado de ter praticado crime contra o sistema financeiro, sendo certo que foi esquecido o preceito constitucional, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

Nos últimos dias a autoridade policial titular do __________ Distrito Policial, conforme se verifica através de testemunhas, vem alardeando a necessidade da prisão temporária do impetrante.


4.- IDONEIDADE DO IMPETRANTE.

O impetrante é casado (doc.), tem filhos (docs), trabalho fixo (doc.) e residência fixa (docs.).
Isso posto deduz-se o

5.- PEDIDO.

Pede-se e espera-se que seja expedida a ordem de salvo conduto, preservando o direito fundamental da liberdade física do impetrante, feitas as comunicações necessárias à ilustre autoridade coatora e à a autoridade judiciária de plantão. (7960/89, art. 5º)

Termos em que, cumpridas as necessárias formalidades legais, pede e espera conhecimento, processamento e acolhimento como medida de inteira justiça.

Data e assinatura.


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Representação criminal em face de calúnia
Alegações finais em que afirma inocência em acusação de homicídio
Apresentação de memoriais em ação penal por crime de receptação culposa
Pedido de concessão de liberdade provisória em face de prisão em flagrante
Recurso e razões de reincidência de estupro e atentado violento ao pudor
Interposição de habeas corpus para arbitramento de fiança, com o propósito de soltura
Agravo em execução de fuga e crime no período de fuga
Impetração de habeas corpus, ante prisão preventiva do réu
Réu primário com bons antecedentes
Interposição de recurso ordinário ao STJ, em face de negativa de concessão de habeas corpus
Alegações finais de cerceamento de defesa de instauração de incidente de insanidade mental
Ação penal pública condicionada a representação da vítima