Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Prescrição antes do recebimento da denúncia

Petição - Penal - Prescrição antes do recebimento da denúncia


 Total de: 15.244 modelos.

 

PRESCRIÇÃO ANTES DO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA - PENA CONCRETIZADA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo-crime nº _________

Objeto: declaração da prescrição ante a pena concretizada

_________, devidamente qualificado, pelo Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos do processo-crime em epígrafe, ciente da sentença condenatória de folha ___ e seguintes, sucintamente expor, requerendo:

Pelo que se afere da parte dispositiva da sentença de folha ____, o réu foi condenado a expiar pela pena de (01) um ano de reclusão, acrescida da reprimenda pecuniária cifrada em (20) vinte dias-multa, por infringência ao artigo 171, caput, do Código Penal.

Entrementes, sopesada a circunstância de que o fato qualificado como delituoso teve curso em ___ de _________ de _____, sendo que o recebimento da denúncia ocorreu em ___ de _________ de _____ (vide despacho à folha ___), tem-se, que consumou-se o lapso de temporal para operar a prescrição retroativa, considerado que o apenamento do réu, circunscreve-se a sanção corporal em um ano de reclusão, e a pecuniária em vinte dias-multa, prescrevendo, ambas as penas (corporal e pecuniária) em (04) anos, a teor do artigo 109, inciso V, combinado com o artigo 114, inciso II, conjuminados com o artigo 110, parágrafos 1º e 2º, todos do Código Penal.

Demais, face a prescrição ser considerada tida e havida como matéria de ordem pública, por força do artigo 61 do Código de Processo Penal, o Magistrado de primeiro grau encontra-se autorizado a declará-la, ainda quando não provocado, ou seja, de ofício. Sobre o tema toma-se a liberdade de compilar-se jurisprudência autorizada:

"Havendo trânsito em julgado para a acusação, o próprio juiz de primeira instância pode decretar a prescrição retroativa, julgando prejudicado eventual recurso do acusado por falta de interesse de agir" (TACrSP, RJDTACr 22/317)

Assim, sendo incontroverso dado incontroverso que transcorreram mais de cinco anos entre o fato delituoso e o recebimento da denúncia, e aferida a peculiaridade de que o decisum, transitou em julgado para o Senhor da ação penal pública incondicionada (vide certidão de folha _____),

REQUER:

I.- Seja reconhecida a prescrição retroativa em favor do réu (sanção corporal e pecuniária) por força dos artigo 109, inciso V, combinado com os artigos 114, inciso II, e 110 § 1º e § 2º, todos do Código Penal, excluindo-se, quaisquer efeitos da condenação (sejam principais e ou secundários), frente a rescisão do julgado, o que se operará com a declaração da prescrição retroativa, consoante professado pelo Eminente Mestre DAMÁSIO E. DE JESUS, in, PRESCRIÇÃO PENAL, São Paulo, 1.995, Saraiva, 10ª edição, página 167/168.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

_________, ____ de _________ de _____.

DEFENSOR

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Prescrição retroativa de pena concretizada de tóxicos
Habeas corpus de inexistência de flagrante ou prisão preventiva
Razões de agravo em execução de indeferimento de pedido de transferência
Defesa prévia com pedido de absolvição ante à acusação pelo crime de tráfico de entorpecentes
Prisão domiciliar por falta de condições de deslocamento até o presídio
Recurso e razões de roubo e extorsão possibilidade de reconhecimento da continuidade delitiva
Contra-razões de inconstitucionalidade da perda dos dias remidos
Oferecimento de queixa-crime em decorrência de destruição de coisa
Recurso contra a pena de formação de quadrilha
Requerimento para instauração do inquérito policial para apuração dos fatos (02)
Contrariedade ao libelo acusatório de legítima defesa
Alegação final de denúncia de homicídio