Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Denúncia por parte do Ministério Público

Petição - Penal - Denúncia por parte do Ministério Público


 Total de: 15.244 modelos.

 
Denúncia por parte do Ministério Público.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

O Ministério Público, instituição essencial à administração jurisdicional do Estado, incumbido da tutela dos direitos indisponíveis da cidadania, por intermédio de seu representante oficial, ... Promotor de Justiça, no uso de seu múnus legal, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência promover Ação Penal nos termos do inciso I do art. 129, da Carta Magna Federal promulgada em 5 de outubro de 1988, apresentando:

DENÚNCIA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

"No dia ... de ... de ..., em horário incerto, na residência situada na ... com a rua ..., nesta urbe e comarca de ..., ... e ..., previamente ajustados e de comum acordo, um concorrendo para o ato ilícito do outro, adentraram na residência supracitada de propriedade da vítima ..., e com "animus dolandi e necandi", mediante o uso de um taco de beisebol (que se encontrava no guarda roupas do quarto de ...-vítima), desferiram fortes golpes contra as vítimas ... e ... acertando-os na região occiptal, e demais partes do corpo (cf. laudos), impossibilitando-lhes qualquer tipo de defesa e reação. Que tais golpes resultaram em vários ferimentos de alta gravidade, os quais foram causa eficiente da morte de ... e ... (cf. laudos de fls. ... e ...)"

DO DIREITO

"Ex positis", comprovada a autoria e a materialidade delitiva, restou(ram) usque adhuc a(s) conduta(s) incursionada(s) no(s) dispositivo(s):

- artigo 121, parágrafo 2, inc. IV (última parte) do Decreto-lei nº 2848/40 c.c. art. 14 inc. I, art. 18 inc. I e art. 29 da Lei nº 7.209/84.

DOS PEDIDOS

Pugna-se:

Pelo recebimento da exordial acusatória, observando-se o Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça (DJ .....);

Pelo interrogatório dos denunciados, seguindo-se as linhas pré-estabelecidas no artigo 188 do Código de Processo Penal;

Pela oitiva das testemunhas apresentadas no rol contíguo; e

Como de praxe, também, pela juntada de certidões de antecedentes criminais.

Tendo em conta a forma circunstanciada da exposição fática, em estrita observância ao art. 41 do Código de Processo Penal e aos elementos probatórios inclusos no dossiê, ressalto a indispensabilidade da intervenção do órgão do "Parquet", em todos os atos processuais (letra "d", III artigo 564, do CPP)

Conforme o rito estatuído pela lei pertinente, objetivando impedir nulidades e atentados aos princípios de direito criminal assegurados na "lex fundamentalis", entre eles: da legalidade, do contraditório e ampla defesa, bem como da presunção de inocência até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, "ex vi" do art. 5º e seus respectivos incisos.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura]

JUNTADA DE DOCUMENTO MINISTERIAL
APRESENTAÇÃO ANEXA DE PROVA TESTEMUNHAL

ROL (vítima(s), informante(s) e/ou ...)

1 - ..., fls. ... e ...
2 - ... , fls. ... e ...
.
.
.

A critério deste juízo:
1 - ..., fls. ... e ...
2 - ... , fls. ... e ...
.
.
.
Na forma da lei, prestarão compromisso Judicial, estas e todas as outras pessoas inventariadas à testemunhar, sob a palavra de honra e promessa de dizer a verdade do que souber e lhe for perguntado, em fulcro ao disposto no art. 203 do CPP.

Saliente-se que, o falso testemunho sujeita o(s) infrator(es) aos rigores da pena de reclusão cominada no artigo 342 e parágrafos do Código Penal.

Este ilícito penal caracteriza-se pela mera potencialidade de dano à administração da Justiça. Crime formal - "de mão própria"- que se consuma com o depoimento falso, independente da produção de efetivo resultado material que visou o agente (STF, DJU, 11.12.87, p. 28.275), verifica-se o evento pelo fato de sua exteriorização, uma vez iniciado está concluído, sem que haja mister de um resultado particular (TJSP, RT 517/285), delito de natureza instantânea que se aperfeiçoa com a assinatura do respectivo termo (TJSP, RT 531/294), o falso testemunho independe do efeito, desfecho ou influência do depoimento no deslinde da causa em que foi prestado (TJSP, RT 536/308-309), encerrado o depoimento o crime está aperfeiçoado (TJSP, RT 572/314), razão pela qual, o ordenamento jurídico autoriza a prisão em flagrante delito no momento da audiência judicial.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal