Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de reconhecimento de caducidade de cautelar de seqüestro

Petição - Civil e processo civil - Pedido de reconhecimento de caducidade de cautelar de seqüestro


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de reconhecimento de caducidade de cautelar de seqüestro, decorrente da falta de interposição de ação principal de execução para entrega de coisa, no prazo legal.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos em que contende com ....., à presença de Vossa Excelência propor

CADUCIDADE DA CAUTELAR DE SEQÜESTRO

tendo em vista a absoluta inércia da autora no que concerne à observação do prazo para a propositura da Execução para Entrega de Coisa, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Em data de ..... de ..... de ..... foi intentada contra o requerido a presente Ação Cautelar de Seqüestro, tendo sido concedida liminar em data de ..... de ..... de ...., ocasião em que foi seqüestrada a quantia de ...... Kg de algodão ;

Contestado o feito, o mesmo vem tendo sua tramitação "normal", inclusive com a oposição de "Embargos de Terceiro", por parte do Banco ....., que também é prejudicado nesta relação ;

Ocorre que a autora da cautelar não providenciou (certidão de fls.), como deveria, a propositura da ação principal no trintídio legal, já ciente de que agiu com manifesta temeridade.

DO DIREITO

A norma processual é cogente no sentido de que cessa a eficácia da medida cautelar uma vez não proposta a ação principal.

É o que se infere dos arts. 806 e 808, I, do CPC.

Ademais, a jurisprudência é pacífica:

"Este prazo é peremptório. Por isso, não proposta a ação principal dentro de 30 dias, deve o juiz decretar de ofício a extinção do processo cautelar" (RT 628/152).

"MEDIDA CAUTELAR - Medida cautelar. Caducidade. Não ajuizamento da ação principal no trintídio seguinte a efetivação da medida enseja automaticamente a cessação de sua eficácia. Equivale a não propor a causa principal sua propositura em foro distinto, sem qualquer comunicação ao da cautelar, e apenas em face de um dos dois réus frente aos quais fora ajuizada a preparatória. Sentença confirmada. Agravo retido. Efeitos da apelação. É incontornável a disposição legal que nega efeito suspensivo a apelação interposta da sentença proferida em processo cautelar. Agravo provido. CPC-art. 520 inc. IV". (TARS - AC 26.680 - 2ª CCiv. - Rel. Juiz Adroaldo Furtado Fabricio - J. 02.03.1982)

"MEDIDA CAUTELAR. CADUCIDADE. RENOVAÇÃO DO PEDIDO. IMPOSSIBILIDADE. - Medida cautelar. Caducidade. Impossibilidade de renovação da instância. Tendo cessado a eficácia da medida cautelar por decorrido in albis o prazo do art. 806 do CPC, inadmissível e a "restauração da instância", mesmo a título de renovação do pedido: há vedação expressa no art. 808, parágrafo único, do citado código. Agravo não provido". (TARS - AGI 24.632 - 2ª CCiv. - Rel. Juiz Adroaldo Furtado Fabricio - J. 17.11.1981)

"MEDIDA CAUTELAR - AÇÃO PRINCIPAL. FALTA. EFICÁCIA. CESSAÇÃO. AÇÃO PRINCIPAL. PRAZO. INOBSERVÂNCIA. EFEITOS. - Processual Civil. Interpretação dos artigos 806 e 808, inciso I, do CPC. A inobservância do prazo de trinta dias não acarreta a impossibilidade de propor o processo principal, mas sim, tão-só, a caducidade da medida cautelar. Doutrina de galeno lacerda sobre o assunto. Apelação provida com a CASSAÇÃO da sentença que deu pela extinção do processo sem julgamento do mérito. A cessação de eficácia da medida pelo não ingresso de ação principal no prazo de 30 dias, não afeta o direito de propor dita ação". (TARS - AC 184.009.488 - 2ª CCiv. - Rel. Juiz Cacildo de Andrade Xavier - J. 24.04.1984)

"PROCESSO CAUTELAR. LIMINAR CONCEDIDA. AÇÃO PRINCIPAL NÃO AFORADA, PORÉM, NO TRINTÍDIO - INTELIGÊNCIA DOS ARTIGOS 806 E 808, II, DO CPC - PROCESSO EXTINTO DE OFÍCI - Em tema de processo cautelar preparatório, desde que concedida a medida liminar, tem a parte proponente o prazo de trinta para ajuizar a demanda principal, contado da efetivação da medida assecuratória. Omitindo-se, o demandante, porém, no aludido lapso temporal, de aforar a ação-palco da discussão acerca da matéria de fundo, deve ser extinto o processo cautelar, por caducidade, ainda que de ofício, já que se trata de prazo peremptório". (TJSC - AC 88.057884-6 (40.271) - C.C.Esp. - Rel. Des. Eládio Torret Rocha - J. 02.04.1997)

"Existindo restrição ao direito do réu, desde o primeiro ato de execução, deste conta-se o prazo, não importando que a medida compreenda outros, efetuados em dias subseqüentes. Releva, para fluência do prazo, o momento em que efetivada a medida e não aquele em que se juntou aos autos o mandado". (RCTJ 20/403 e STJ - JTAERGS 77/340).

DOS PEDIDOS

Mercê disso, Excelência, mister se faz seja declarada a caducidade da medida cautelar, liberando-se imediatamente os bens constritos, com a expedição do competente mandado para os devidos fins.

Adianta o ora requerente que pleiteará, como lhe faculta o art. 811, III do CPC, a reparação dos prejuízos que vem sofrendo em razão destes fatos e seu indesejável deslinde.

Requer, outrossim, urgência na decisão ora pleiteada, uma vez que dela depende a sua situação de regularidade para com o Banco ......., conforme já sobejamente declinado.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação ordinária de revisão de contrato de arrendamento mercantil (02)
Pedido para arquivamento do processo em face de pagamento da dívida
Exceção de incompetência de ação de indenização de taxista assaltado
Ação declaratória de inexistência de relação jurídica, cumulada com nulidade de título de crédito
Apelação em ação de indenização em decorrência de acidente de trânsito
Interposição de medida cautelar inominada por parte de mutuários do SFH, ante o reajuste abusivo
Ação declaratória de inexistência de negócio jurídico cumulada com pedido de indenização por dano
Contestação à ação de cobrança de arrendamento de imóvel
Arrecadação de bens de devedor insolvente
Abertura de inventário sobre a forma de arrolamento
Ação de indenização por danos a imóvel locado
Despejo para uso de cônjuge ou companheira