Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Interposição de medida cautelar para que se proceda a demolição de imóvel em ruína

Petição - Civil e processo civil - Interposição de medida cautelar para que se proceda a demolição de imóvel em ruína


 Total de: 15.244 modelos.

 
Interposição de medida cautelar para que se proceda a demolição de imóvel em ruína.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO PREVENTIVA DE DEMOLIÇÃO DE IMÓVEL

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Que o autor reside no endereço acima mencionado, sendo que no nº .... ao lado existe uma construção antiga de .... andares, desabitada, apresentando diversas fendas denunciadoras da probabilidade iminente de ruir, conforme demonstram as fotografias anexas (docs. ....).

Que o autor, inicialmente, se dirigiu ao proprietário do prédio prestes a desabar, pedindo as suas providências para a demolição (doc. ....). Não obtendo êxito na sua solicitação e decorridos .... dias, se dirigiu à Prefeitura Municipal (doc. ....), e já decorridos mais de .... dias, o poder Público Municipal não tomou nenhuma providência para demolir o prédio.

Que, apesar de não ser preciso conhecimento técnico para constatar a probabilidade de desabamento do prédio vizinho ao do autor, contudo, para haver a palavra de técnicos sobre a probabilidade de desabamento, contratou os serviços dos Engenheiros .... e ...., com escritório profissional na Rua .... nº ...., para oferecerem laudo técnico sobre o assunto (doc. ....).

Que, no laudo oferecido pelos engenheiros, estes descreveram danos que sofrerá o prédio do Autor, atingido que será pelo desabamento, em razão de sua proximidade da casa em ruínas. Sendo ainda de acrescentar os riscos de vida para o Autor e família.

Que o interesse na demolição para resguardar a segurança, não é exclusivo do autor e dos seus, mas também, é de natureza pública, considerando a localização do prédio em uma das principais vias públicas da cidade, provocando o desabamento a possibilidade de danos a pessoais e seus veículos.

DO DIREITO

A presente ação tem base no inciso VIII do art. 888 do CPC.

É no sentido de ser autorizada a demolição do prédio prestes a ruir, com o fim de ser resguardada a segurança não somente dos vizinhos como dos pedestres.

O autor entende que a prova produzida é suficiente para o atendimento do pedido, inclusive, dada a urgência, sem a audiência da parte contrária (CPC art. 889, parágrafo único), mas se V. Exa. julgar necessária a produção de outras provas, o autor produzirá a prova pericial (CPC art. 420).

DOS PEDIDOS

Isto posto, requer, após efetivada a concessão liminar, a expedição de mandado de citação do réu ...., para tomar conhecimento dos termos da inicial, oferecendo, se quiser, contestação no prazo de 05 dias (CPC art. 802), sob pena de revelia (CPC arts. 319 e 285), sendo consideradas verdadeiras as afirmativas contidas na inicial.

Requer ainda, a observância das normas procedimentais dos arts. 802 e 803 do CPC e, quanto à concessão liminar, a do parágrafo único do art. 889 do já referido diploma legal, esperando a prolação da sentença em julgamento antecipado da lide ordenando a demolição do referido imóvel.

Finalmente, requer a audiência do órgão do Ministério Público (CPC art. 82, III), e a aplicação do ônus da sucumbência para o pagamento das custas e honorários de advogado (CPC art. 20).

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de expedição de ofício ao Banco Central, à Receita Federal, ao Detran e aos cartórios de i
Apresentação de quesitos e indicação de assistente técnico
Alvará judicial por falecimento de genitor
Ação de anulação de escritura de compra e venda com nulidade de registro
Contra-razões de apelação de ação de interdito proibitório
Interposição de exceção de incompetência, uma vez que o exceto ajuizou ação cautelar em outro juí
Pedido de reparação de dano moral cumulado com retirada do nome do consumidor do SERASA
Contestação em que a ré, instituição financeira alega não utilizar de anatocismo
Pedido para divisão de custas periciais entre autor e réu, uma vez que a prova foi solicitada por
Réplica de ação de reintegração de posse por desocupação da área
Cooperados ingressam com ação ordinária para cobrança de dívida
Apelação de sentença em embargos do devedor, alegando excesso de execução e erro na senteça