Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Impugnação aos embargos infringentes, pugnando pela manutenção de acórdão que decidiu pela possibilidade de retenção por benfeitorias

Petição - Civil e processo civil - Impugnação aos embargos infringentes, pugnando pela manutenção de acórdão que decidiu pela possibilidade de retenção por benfeitorias


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação aos embargos infringentes, pugnando pela manutenção de acórdão que decidiu pela possibilidade de retenção por benfeitorias.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DA ..... CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ......

....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ..... e ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vêm mui respeitosamente, nos autos de nº ....., em que colide com ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ..... e ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., à presença de Vossa Excelência interpor

CONTRA RAZÕES DE EMBARGOS INFRINGENTES

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O mesmo "decisum" deu provimento ao recurso dos embargados, para distribuir e compensar recíproca e proporcionalmente os ônus da sucumbência, o que se configura justo, já que a decisão de primeiro grau, julgou parcialmente procedente a ação.

Com extraordinário acerto e Justiça houve-se o ilustrado desembargador relator do Venerando Acórdão embargado, posto que, compulsou criteriosamente os autos, concluindo por entender que devesse ser mantida a decisão de primeiro grau, no tocante à retenção das benfeitorias, já que foram edificadas pelos embargados com o mais sincero propósito de boa fé, princípio exposado pelo Relator e roborado "in totum" pelo ilustre Revisor.

De meridiana clareza e de profunda Justiça, o Venerando acórdão, às fls. 244,

Com acerto a sentença recusada acolheu a presunção de boa fé que claramente milita em favor dos primeiros RR. Assegurou-lhes o direito à indenização pelas benfeitorias e, consequentemente o de retenção, com fundamento nos artigos 1219 e 1255 do Código Civil. É a decisão mais justa, visto terem os primeiros RR. participado da transação imobiliária com absoluta boa fé, tendo edificado moradia no terreno, pago todos os impostos e taxas exigidos, e feito no imóvel residência familiar.

Com efeito, pessoas simples e de absoluta e reconhecida idoneidade, os embargados jamais iriam edificar se certeza não tivessem da presunção de veracidade que uma escritura pública de compra e venda concede, já que devidamente registrada em Registro Imobiliário.

Com a devida vênia, Exa., o voto vencido do ilustrado vogal, levanta uma questão meramente de semântica, porquanto se firma no aspecto de terminologia jurídica que diferencia "acessões" de "benfeitorias".

Sejam elas acessões ou benfeitorias, as obras foram construídas, se encontram sobre o imóvel. Desta forma nenhuma dúvida paira quanto à necessidade que a lei estabelece de que devem ser elas indenizadas.

Ora, Exa., se tais benfeitorias devem ser indenizadas, parece claro que o direito de retenção com a posterior liquidação nos próprios autos do processo seja o caminho mais justo para a entrega a cada um daquilo que é seu, brocardo jurídico que se perpetua através dos tempos.

Pretendem os embargantes, ao que se nota, transferir esta indenização para uma ação própria, reiniciando assim um novo embate judicial que sem dúvida se alongaria nos tempos, enquanto os embargados, despojados de seu teto (o único que possuem), ficassem ao sabor da caridade popular ou de algum albergue público.

DO DIREITO

Acima das distinções técnicas da terminologia jurídica está a finalidade maior do direito - a prática da Justiça - princípio ao qual devem estar atrelados todos os agentes da Justiça.

O próprio prolator do voto vencido, o ilustre Desembargador Oto Sponholz, em razões de sua lavra (fls. 248) assegura que

Quando muito, as acessões asseguram indenização, se produzidas de boa fé.

Não paira qualquer dúvida quanto a este fato, posto que é reconhecida a boa fé, pelos próprios embargantes, consoante se infere das suas razões expendidas às fls. 253 "usque" 258.

O que pretendia a maioria da Câmara que julgou a apelação, é que a situação que se criou com a instauração da instância processual fosse decidida de maneira definitiva nos próprios autos do processo, evitando um gravame de impossível reparação a quem não deu causa, nem de maneira indireta ao caso.

Por isso, com a devida vênia do ilustre prolator do voto vencido que pretende como bem assevera às fls. .... dos autos - A indenização pelas acessões deve ser objeto de discussão posterior, visto como as construções não asseguram aos réus apelados o direito de retenção.

Como já se disse, servindo-se como suporte das razões acima, pretendem os Embargantes transferir para outra ação a discussão de uma matéria que está intrinsecamente no bojo da decisão embargada.

Não deve prosperar também, V. Exa., a pretensão dos Embargantes no tocante à questão da sucumbência recíproca, vez que não encontra nenhum amparo legal, tanto o voto vencido, quanto aquele que o aproveita, já que se constitui em matéria de interpretação lógica.

Se houve julgamento parcialmente procedente, é mais que óbvio, d. Vênia, que deva haver reciprocidade quanto aos ônus da sucumbência, tese adotada pela douta maioria.

DOS PEDIDOS

Assim, em vista do exposto, REQUEREM os embargados sejam julgados improcedentes "in totum" os presentes Embargos para o fim de manter o Venerando Acórdão em sua integralidade, permitindo, via de conseqüência, a retenção das benfeitorias até a liquidação da sentença e posterior indenização, como corolário da mais lídima Justiça!

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Rateio de custas
Impugnação aos embargos de terceiro, sob alegação de legitimidade ativa pela transmissão de chequ
Impugnação aos embargos à execução revisional de aposentadoria
Ação de indenização por dano moral com perdas e danos
Pedido de transação de ação principal
Contestação de ação de conversão de separação judicial
Curatela
Interposição de embargos à execução, alegando-se a impenhorabilidade de bem de família e falta de
Pedido de anulação de compromisso de compra e venda, tendo em vista vício de consentimento
Apelação em ação de alimentos
Impugnação à contestação em ação de rescisão de contrato verbal, reiterando-se a alegação de víci
Ação de reintegração de posse, em face de turbação na posse de imóvel, cumulada com pedido de per