Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de indenização de danos materiais

Petição - Civil e processo civil - Ação de indenização de danos materiais


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO - DANOS MATERIAIS - COMPANHIA DE ENERGIA ELÉTRICA

EXMO. SR. DR. JUIZ TITULAR DO JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS CÍVEIS DA COMARCA DE _________.

____________, brasileiro, solteiro, Médico, portador da carteira de identidade sob n° ____________, inscrito no CPF sob n° ___________, residente e domiciliado na Rua ____________, n.º ____, ____________, vem mui respeitosamente perante Vossa Excelência, por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, a fim de requerer AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS MATERIAIS com fulcro nos art. 186 do NCC c/c os arts. 14, § 1º e 22 da Lei nº 8078/90, contra _________________ S.A., empresa sediada à Rua _________, n.º ___, inscrita no CNPJ sob o n.º __________, em vista das seguintes razões de fato e de direito:

DOS FATOS

O requerente, utilizava normalmente seu microcomputador em seu domicílio no endereço supracitado, quando por volta das 18:30 hs, do dia __ de ________ do corrente ano, houve uma variação de tensão elétrica que manifestou-se pelo piscar de luzes da residência por várias vezes consecutivas em intervalos de alguns segundos. O requerente correu para desligar seu computador, porém já era tarde visto que não apresentava imagens no seu monitor e a partir daquele instante não mais ligou.

Com o intuito de reparar o defeito, o equipamento foi enviado para a assistência técnica autorizada, a qual após examinar a máquina constatou que a "Placa Mãe" do equipamento fora irreversivelmente danificada devido a sobretensão (pico de tensão), conforme pode se constatar no laudo técnico (doc. 02), que se encontra em apenso.

A empresa Ré é a responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região de _________, e por conseqüência, fornecedora de energia elétrica para residência do requerente.

Fica cristalino que houve uma falha no fornecimento de energia elétrica e que uma tensão superior a normal, mesmo que por poucos momentos, causou os danos no microcomputador.

Fica igualmente claro que a empresa ré forneceu serviço defeituoso, ou seja, forneceu energia elétrica com uma tensão superior a normal, enquadrando-se no art. 14 da Lei nº 8.078/90.

O requerente, com o intuito de promover os reparos necessários no equipamento citado, solicitou orçamentos em 3 (três) assistências técnicas, os quais encontram-se em anexos (docs. 03, 04 e 05).

DO DIREITO

Pelas disposições contidas no artigo 186, do Novo Código Civil, in verbis:

"Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito"

E pelas disposições contidas na lei n° 8.078/90 no seu artigo 14, in verbis:

"Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

§ 1º O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:

I - o modo de seu fornecimento;

II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;

III - a época em que foi fornecido."

E no artigo 22 da mesma lei, in verbis:

"Art. 22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Parágrafo único. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste código."

DO PEDIDO

Ex Positis, requer:

A citação da Empresa ré, conforme art. 18 da Lei 9.099/95, para que conteste a presente, sob pena de revel;

Que V. Exa. julgue a presente ação totalmente procedente, condenado a ré a reparar os danos causados ao microcomputador do autor em conformidade aos orçamentos ora juntados;

Protesta-se pela produção de prova documental, testemunhal, pericial e inspeção judicial e de todos os meios probantes em direito admitidos, desde que moralmente legítimos e obtidos de forma lícita

Dá-se à presente o valor de R$ ________

N. T.

P. e. Deferimento.

__________, __ de ____ de 20__.

____________

OAB/UF n.º ____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Embargos à execução, sob alegação de conexão, carência de ação e juros abusivos, além de outros e
Dissolução e liquidação de sociedade
Apelação com pedido de suspensão do processo até o pagamento da última parcela do acordo efetuado
Interposição de ação cautelar para obstar especulação de ações
Contra-razões de apelação, pugnando-se pela manutenção de sentença que declarou a inexistência de
Contestação à ação de divisão de imóvel (02)
Falsidade de documento
Pedido de reintegração de posse de veículo em razão de mora relativa às prestações de leasing
Pedido de indenização em face de acidente de trânsito que levou a vítima a óbito
Pedido de indenização em face de inscrição de nome do autor em cadastro de inadimplentes
Celebração do casamento
Ação monitória de contrato de abertura de crédito