Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de usucapião tendo como fundamento a posse mansa e pacífica

Petição - Civil e processo civil - Ação de usucapião tendo como fundamento a posse mansa e pacífica


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de usucapião tendo como fundamento a posse mansa e pacífica, além do preenchimento dos requisitos legais para tanto.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ..... e ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE USUCAPIÃO

em face de

....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ..... e ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Há mais de 16 anos, os autores mantém a posse mansa e pacífica de uma área de terras urbanas, consubstanciado pelo lote ...., da quadra ...., da planta nº ...., da Companhia territorial ...., medindo 14 metros por 56 m, confrontando com um terreno, lote ...., da quadra ...., também de sua propriedade, e adquirido em data de .... de .... de ...., conforme documentos em anexo.

Conforme a planta e memorial descritivo, doc. ...., o lote urbano de nº ...., da quadra ...., da planta ...., a posse dos requerentes tem a seguinte descrição:

"Terreno urbano de formato regular, com frente para a Rua ...., onde mede .... m de extensão por .... m de ambos os lados, confrontando com lote ...., de propriedade de ...., e pela lateral esquerda com lotes ...., ...., .... e ...., de ...., ...., ...., ora autor, e ...., respectivamente, e na linha de fundos igual metragem de frente, .... m, confrontando com o lote ...., de ...., com área total de .... m², e com indicação fiscal sob o nº ...., e registro geral imobiliário, na .... Circunscrição sob a matrícula nº ...., e cujo primeiro registro, ocorreu em data de .../.../..., ou seja, bem posterior a data da posse dos autores, que iniciaram em meados dos anos de ...., quando ali, era um mato só."

Neste terreno, totalmente cercado com muros e cercas, os autores, desde o início, mantêm atos de posse exteriores, tais como, cuidar, capinar, plantar hortaliças, cercar, etc, tendo inclusive edificado uma casa em madeira, em meados de ...., que servia como paiol de ferramentas, carrinho, lenha, etc., que acabou sendo demolido pelo apodrecimento da madeira, e novamente reconstruída com pinus há questão de uns dois anos, aproveitando-se somente as telhas de barro e ripamento das telhas e ora habitada por prepostos seus, CONFORME ALGUMAS NOTAS FISCAIS DA ÉPOCA, QUE SE ENCONTRAM EM SEU PODER - ANEXO.

Durante muitos anos, tal área, ainda mantida com parte de sua vegetação natural, que servia para exercer apicultura.

Nas priscas eras, o lote servia de campinho de futebol à suas crianças, hoje, todas passando dos 19 anos.

A posse é mansa e pacífica e respeitada pelos confrontantes, e nunca em tempo algum, teve qualquer manifestação de oposição ou resistência àquela posse, porque até bem pouco tempo, aquela região era um matagal, desabitado, deserto e inóspito.

Do terreno, do qual são proprietários, os autores, mantém, comunicação com o terreno ora usucapiendo, através de abertura, na qual somente eles se comunicam. Ou seja, a posse é mantida e conservada, e somente por eles.

Tem ainda no terreno de posse, próximo a abertura, um paiol de madeira bem velha, e que serve, hoje, para depósitos de ferramentas e utensílios.

Defronte ao terreno de posse, saída para a Rua ...., construiu há questão de mais de 10 anos, uma cerca de tábuas, repartidas ao meio, e que servem de proteção a mesma.

DO DIREITO

A ocupação da área referida foi sempre ininterrupta, por mais de 15 anos, tempo este suficiente para a prescrição aquisitiva nos termos do artigo 1238 do C. Civil, independentemente de justo título ou boa fé.

Assim sendo, nos termos do artigo 941 do CPC, vem pedir-lhe seja-lhes declarado por sentença, o domínio do referido imóvel, no qual aliás já existem benfeitorias construídas.

DOS PEDIDOS

Isto posto, requer:

a) a citação dos réus no endereço perambular, bem como a citação pessoal dos confinantes, abaixo, todos eles residentes em imóveis contíguos ao do autor, para querendo contestarem a ação, no prazo legal, sob pena de revelia e confissão, acerca do articulado.

1 - (Nome), (qualificação), residente na Rua .... nº ....

2 - (Nome), (qualificação), residente na Rua .... nº ....

3 - (Nome), (qualificação), residente na Rua .... nº ....

b) a citação, por edital, de terceiros incertos e desconhecidos, para fins desta ação;
c) a cientificação por carta dos representantes da Fazenda Pública, da União, do Estado e do município, para manifestarem interesse na causa, querendo;
d) a intimação do douto MP, para todos os atos do processo;
e) seja ao final julgada procedente a presente ação, declarando-se em favor do autor o domínio do imóvel em questão, consubstanciado no lote nº ...., da quadra ...., da planta territorial ...., devidamente matriculada sob o nº ...., da .... Circunscrição do registro de Imóveis, nesta cidade;
f) protesta por todos os meios de provas admitidos no direito, notadamente orais, cujo rol ora anexo, periciais, se for o caso, depoimento pessoal do suplicado, pena de confesso, juntada de novos documentos, etc;

Rol de Testemunhas

1 - (Nome), (qualificação), residente na Rua .... nº ....

2 - (Nome), (qualificação), residente na Rua .... nº ....

3 - (Nome), (qualificação), residente na Rua .... nº ....

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Impugnação aos embargos à execução, sob alegação de título líquido e certo, relativo à nota de cr
Contraprotesto judicial
Contestação c/c pedido contraposto
Ação de indenização em face de inscrição do nome do autor em cadastro de inadimplentes, por erro
Ação divisória em face de imóvel indivisível
Contestação a pedido de indenização, tendo em vista cadastro de nome de consumidor em banco de in
Ação divisória interposta para venda de imóvel indivisível com o rateio dos valores auferidos
Apresentação de testamento público
Execução hipotecária em conseqüência de inadimplemento de contrato de compra e venda
Pedido de rescisão de contrato de arrendamento mercantil c/c perdas e danos
Impugnação à contestação em ação de indenização, sob alegação de revelia e confissão, ante à junt
Interposição de ação cautelar para sustação de protesto, em face de duplicatas emitidas sem justa