Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação declaratória de ausência ante o desaparecimento de filho, com pedido de nomeação de curador dos bens por ele deixados

Petição - Civil e processo civil - Ação declaratória de ausência ante o desaparecimento de filho, com pedido de nomeação de curador dos bens por ele deixados


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação declaratória de ausência ante o desaparecimento de filho, com pedido de nomeação de curador dos bens por ele deixados.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos artigos 22 a 25 do Código Civil, e artigos 1.159 a 1169 do Código de Processo Civil, à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DECLARATÓRIA DE AUSÊNCIA

de ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) em lugar incerto e não sabido, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Que no mês de .... de ...., o filho da peticionária viajou com destino a ...., com o intuito de encontrar êxito profissional.

Mantinha contatos telefônicos regulares com a família, até que em .... de ...., a peticionária recebeu a correspondência em anexo, noticiando o desaparecimento de seu filho.

A partir deste momento, tudo o que estava ao alcance psicológico e financeiro da família foi feito, na tentativa de localizar o desaparecido. No dia ...., o Sr. .... (irmão do desaparecido) dirigiu-se a cidade acima referida, com o objetivo de localizar o irmão, registrando a ocorrência na ....ª Delegacia de Polícia de .... Entretanto, como não obteve êxito na busca, retornou a .... sem qualquer notícia.

DO DIREITO

O tempo decorrido entre o desaparecimento do Sr. .... e esta data, presume-se que o mesmo esteja morto, e, para tanto, necessário se faz nomear curador para administrar seus bens.

Para o encargo de Curador, o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 25, §1º , prescreve taxativamente o critério a observar, nestes termos:

"Em falta do cônjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe aos pais ou aos descendentes, nesta ordem, não havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo."

Da leitura do referido artigo, verifica-se que a peticionária tem direito de exercer a curadoria dos bens deixados pelo filho, uma vez que o pai deste é falecido desde .../.../... (Atestado de Óbito em anexo).

DOS PEDIDOS

Diante dos fatos acima expostos, requer-se a Vossa Excelência:

a) A intimação do Douto Representante do Ministério Público, para que seja ouvido.

b) A nomeação da peticionária como curadora dos bens deixados pelo filho ....

c) A expedição de ofício ao ...., onde o desaparecido possui conta poupança de nº ...., para que a peticionária possa retirar a quantia ali depositada.

d) A expedição de ofício ao ...., uma vez que sabe-se que o desaparecido possui algumas ações da referida Empresa.

Finalmente, pede-se a procedência desta ação, tudo de conformidade com a lei.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil