Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Representação criminal em face de calúnia

Petição - Penal - Representação criminal em face de calúnia


 Total de: 15.244 modelos.

 
Representação criminal em face de calúnia.

 

EXMO. SENHOR DOUTOR DELEGADO DE POLÍCIA DO ..... DISTRITO POLICIAL DE ........

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Senhoria propor

REPRESENTAÇÃO CRIMINAL

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A Querelante foi informada através de colegas de trabalho, os senhores ...... que em reunião de trabalho realizada no dia ....., próximo das ....., e presidida pelo querelado ......, nas dependências da empresa ......, sito na Avenida ......., que o mesmo havia afirmado o que segue:

"... A ...... anda bem arrumada, e que a mesma tem "furtado" valores do caixa da empresa".

Não será demasia, lembrar-se que, há poucos dias a querelante, antes de deixar a empresa, quando tomou conhecimento de tal fato, e diante do proprietário, o Sr. ........, e do próprio querelado, solicitou que fosse realizada uma auditoria em todos os procedimentos financeiros realizados por ela, durante todo o pacto laboral.

DO DIREITO

A calúnia, compreende a honra objetiva, a reputação que o ofendido desfruta no ambiente Social. Por ter sido a querelante responsável por suas obrigações..

Portanto, presentes os requisitos do ânimo de caluniar, o tipo objetivo da calúnia composto dos três elementos:

a) imputar falsamente, caput do artigo 138 do Código Penal Brasileiro;

b) propalar ou divulgar, parágrafo 1o do mesmo artigo e código;

c) que a imputação, propalação ou divulgação, sejam definidas como crime.

Aqui o dolo, como o tipo subjetivo estão presentes, porque o agente além da vontade de materializar o Fato Típico ( dolo genérico), buscou o Fim Especial.

Também o entendimento jurisprudencial é no sentido de dar á legislação a sua ideal e devida extensão:

"Para a caracterização da calúnia, embora, a lei não exija minúcias e pormenores, é indispensável que a atribuição feita tenha por objeto fato determinado e falso, definindo como crime" ( TACRIM - SP - RJD 2/58 ).

"A calúnia caracteriza-se não pela exteriorização de um simples valor depreciativo, mas na acusação de fato concreto, que por definição legal, constitua crime". ( TACRIM - SP - JUTACRIM - 68/148).

Em decorrência de sua atitude o querelado infringiu a sanção prevista no artigo 138 do Código Penal Brasileiro.

DOS PEDIDOS

DIANTE DO EXPOSTO REQUER:

Que Vossa Senhoria, determine sejam tomadas as providências necessárias, instaurando-se o competente Inquérito Policial, para apuração dos fatos, após ouvida de prováveis testemunhas que o querelado, por ventura, queira arrolar, e depois de cumpridas as formalidades legais, fazendo, subir, o referido inquérito ao MM. Dr. Juiz de Direito, desta Comarca, para que, o querelado se veja processado pelo crime de Calúnia.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal