Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Contra-razões de remição por tempo de estudo

Petição - Penal - Contra-razões de remição por tempo de estudo


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRA-RAZÕES - REMIÇÃO POR TEMPO DE ESTUDO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS DA COMARCA DE ______________ (___).

agravo n.º _______________

pec n.º __________________

objeto: oferecimento de contra-razões.

__________________________, brasileiro, solteiro, carpinteiro, reeducando, atualmente constrito junto ao Presídio __________________, pelo Defensor Público subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, no prazo legal, por força do artigo 588 do Código de Processo Penal, combinado com o artigo 128, inciso I, da Lei Complementar n.º 80 de 12.01.94, articular, as presentes contra-razões ao recuso de agravo, interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, as quais propugnam pela manutenção integral da decisão injustamente hostilizada pelo ilustre integrante do parquet.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Recebimento das inclusas contra-razões, as quais embora dirigidas ao Tribunal ad quem, são num primeiro momento, endereçadas ao distinto Julgador monocrático, para oferecer subsídios a manutenção da decisão atacada, a qual deverá, salvo melhor juízo, ser sustentada, ratificada e consolidada pelo dilúcido Julgador Singelo, a teor do disposto no artigo 589 Código de Processo Penal, remetendo-se, após, os autos à Superior instância, para reapreciação da temática alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

___________________, ____ de _____________ de 2.0___.

________________________________
Defensor Público Titular da Vec

OAB/UF _____________

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ______________________

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

"A laboraterapia é a pedra de toque de toda a moderna Penalogia. O trabalho acaba com a promiscuidade carcerária, com os malefícios da contaminação dos primários pelos veteranos delinqüentes, e dá ao condenado a sensação de que a vida não parou e ele continua um ser útil e produtivo, além de evitar a solidão, que gera neuroses, estas, por sua vez, fator de perturbação nos estabelecimentos penais e fermento de novos atos delituosos" (RUI MEDEIROS, PRISÕES ABERTAS, 1985, p. 61)

CONTRA-RAZÕES AO RECURSO DE AGRAVO FORMULADAS EM FAVOR DO APENADO: ___________________________________________

Em que pese as brilhantes das razões esposadas pelo denodado Doutor Promotor de Justiça da Vara das Execuções Penais, o qual insurgindo-se contra decisão emanada do notável e douto Julgador unocrático, DOUTOR _________________________, esgrima sobre a impossibilidade jurídica de conceder-se a remição, ao agravado, ante as razões que invoca em seu arrazoado de folhas _________, tem-se, que dita postulação não deverá vingar.

Irresigna-se o honorável integrante do parquet, quanto a impossibilidade de conceder-se ao reeducando, a remição pelo estudo, ante a inexistência de previsão legal.

Contudo, à luz do artigo 28 da Lei das Execuções Penais, que disciplina o trabalho do apenado, o mesmo é claro e enfático em conferir-lhe a finalidade educativa e produtiva.

Toma-se a liberdade de transcrever-se o artigo 28 da LEP:

"Art. 28. O trabalho do condenado, como dever social e condição de dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva."

Na seara doutrinária outro não é o magistério do respeitado Desembargador JOSÉ ANTONIO PAGANELLA BOSCHI, no livro escrito em parceria com o Procurador de Justiça, Doutor ODIR ODILON PINTO DA SILVA, intitulado, COMENTÁRIOS À LEI DE EXECUÇÃO PENAL, Rio de Janeiro, Aide, 1.986, 1ª edição, onde à página 39, assiná-la:

"Todo o ser humano, uma vez capacitado à atividade laboral, para a manutenção de sua própria subsistência e sua perfeita integração na sociedade, de onde é produto, tem necessidade de fugir da ociosidade através do trabalho. A esta regra não escapa o condenado à pena restritiva de liberdade, cuja trabalho, como dever social e condição da dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva (art. 28 da LEP)"

Em assim sendo, não se vislumbra razão de ordem lógica, jurídica e ou axiológica, para estabelecer-se dita vedação, a qual além de atentar contra os direitos do reeducando, é medida daninha e contraproducente, que vai de encontro, ao fim teleológico da pena, que é o da ressocialização e não do da vexação, e ou da humilhação.

Demais, objetar-se, como o fez o recorrente, que o artigo 126 da LEP, veda a concessão da remição ao trabalho intelectual, constitui-se, data máxima vênia, num especioso equívoco.

Em verdade, em verdade, o artigo 126 da LEP, na forma em que redigido, emprega apenas a expressão "trabalho", para efeito de remição, não formulando qualquer restrição a forma como se efetivará: se braçal e ou intelectual.

Aliás, a definição do termo TRABALHO, nos é dada, por DE PLÁCIDO E SILVA, in VOCABULÁRIO JURÍDICO, Volume IV (Q-Z), Rio de Janeiro, Forense, 1.978, onde à página 1.573, obtempera:

TRABALHO: De trabalhar, genericamente, entende-se a ação de trabalhar, sendo, assim, de significação equivalente à obra, ocupação, tarefa, função, ofício, serviço, mister, emprego, missão, cargo, encargo, faina, etc.

Trabalho então, entender-se-á todo esforço físico, ou mesmo intelectual, na intenção de realizar ou fazer qualquer coisa"

Em compartilhando do aqui expendido, traz-se a colação o escólio do festejado e renomado doutrinador pátrio, JULIO FABBRINI MIRABETE, in, EXECUÇÃO PENAL, São Paulo, 1.997, Atlas, 7ª edição, onde a página 292, defende que o artigo 126 da LEP, não faz acepção e ou impõe restrição quanto ao trabalho a ser objeto de remição. Nas palavra literais, do abalizado penalista:

"Não distingue a lei quanto à natureza do trabalho desenvolvido pelo condenado. Assim, a remição é obtida pelo trabalho interno e ou externo, manual ou intelectual, agrícola ou industrial, não se excluindo o artesanal, desde que autorizado pela administração do estabelecimento penal".

A jurisprudência, por seu turno, é tranqüila e remansosa, em conceder a remição ao labor intelectual do apenado, obtido pelo estudo.

Colacionam-se, arestos, que ferem com maestria e propriedade a questão submetia a desate:

TJRS - DIREITO PENITENCIÁRIO. AGRAVO EM EXECUÇÃO PENAL. REMIÇÃO. CÔMPUTO DE TEMPO DE AULAS PARA CÁLCULO DA REMIÇÃO. VIABILIDADE. RECURSO MINISTERIAL IMPROVIDO. EMBORA O ARTIGO 126 DA LEP DIGA EXPRESSAMENTE QUE O TRABALHO SERVIRA PARA PERMITIR O TEMPO DE EXECUÇÃO DE PENA, NÃO HÁ COMO NEGAR QUE O ESTUDO SERVE COMO ESTÍMULO PARA RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO, QUE, EM TESE, RETOMARA A SOCIEDADE MAIS ADAPTADO AO SEU CONVÍVIO. "E CERTO QUE NÃO SE DEVE CONCEDER AOS APENADOS BENEFÍCIOS INDEVIDOS SOB PENA DE DESCARACTERIZAR A PUNIÇÃO IMPOSTA. MAS TAMBÉM NÃO É MENOS CERTO QUE A OCUPAÇÃO DO PRESO É INTERESSE DE SOCIEDADE, NISSO INCLUINDO SEM DÚVIDA O APRIMORAMENTO INTELECTUAL. MAS NO REFERIDO ATESTADO CONSTA OUTRA CIRCUNSTÂNCIA IMPORTANTE, QUAL SEJA, A DE QUE A ATIVIDADE LABORAL NÃO SE RESUMIU AS AULAS, POIS ALI ESTA ESCRITO: "OFICINA E AULA". LOGO, O AGRAVADO NÃO APENAS ASSISTIU AULAS COMO TRABALHOU NO REFERIDO PERÍODO". NEGARAM PROVIMENTO. UNÂNIME.

(Recurso de Agravo nº 699058962, 3ª Câmara Criminal do TJRS, Bento Gonçalves, Rel. Desembargador, Saulo Brum Leal. j. 29.04.191999).

Referência Legislativa:LF - 7210 DE 1984 ART. 126

TAPR - RECURSO DE AGRAVO - REMIÇÃO DA PENA PELO ESTUDO POSSIBILIDADE.

Quando a lei estabeleceu, no art. 126, a remição pelo trabalho, visou atender o interesse do preso, e não a locupletação do sistema penitenciário com o seu trabalho.

O art. 34 da Lei de Execuções estabelece que o trabalho "terá por objetivo a formação profissional do condenado". Outra não é a preocupação revelada pelo art. 32 da mencionada lei, que prevê o trabalho do preso como a sua preparação as suas necessidades futuras "bem como as oportunidades oferecidas pelo mercado".

O legislador ao elaborar o art. 126 da Lei de Execuções Penais, visou a formação profissional, o preparo a reintegração do preso na sociedade e no mercado de trabalho.

Não se distanciando a interpretação do Douto Juízo da 1ª Vara de Execuções Penais, do verdadeiro sentido da palavra trabalho, não só merece sua douta decisão ser confirmada, como exaltada pelos encômios a que faz jus.

Recurso improvido

(Recurso de Agravo - 129301600 - Curitiba - Juiz Eli de Souza - 2ª Câmara Criminal do TAPR, j. 22.04.191999, Ac.: 6025, p. 21.05.1999).

TAPR - RECURSO DE AGRAVO - REMIÇÃO DE PENA PELO ESTUDO - CURSO OFICIAL COM APROVEITAMENTO - PORTARIA DO JUÍZO QUE DEFINE PRESSUPOSTOS E DIRETRIZES AO SEU DEFERIMENTO DIVORCIADAS DA LEGISLAÇÃO EXISTENTE - LACUNA DA LEI QUE DEVE SER PREENCHIDA PELA ANALOGIA - RECURSO PROVIDO.

1.- Não tem nenhuma eficácia, porque inconstitucional, portaria judicial que estabelece pressupostos e diretrizes para remição de pena com base no estudo, dado que no pais vige o princípio constitucional da legalidade (art. 5º , inc. II, 37, 22 e 24, da CF).

2.- Diante da lacuna da lei, cabe ao juiz recorrer a analogia, aplicando a remição de pena pelo estudo as mesmas normas previstas na Lei de Execução Penal para a remição de pena pelo trabalho, eis que as duas apresentam o mesmo desiderato - proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado, a teor do art. 1º da LEP.

3.- Todavia, "Somente podem ser considerados para os fins da remição os dias em que o condenado desempenhar sua atividade laboral durante a jornada completa de trabalho, que nunca poderá ser inferior a seis nem superior a oito horas" (J. F. Mirabete, in "execução penal", 6 ed., Ed. Atlas, 1966, pág. 293).

Doutrina:

MIRABETE, JÚLIO FABBRINI - EXECUÇÃO PENAL, 6 ED, P 293.

(Recurso de Agravo - 119434700 - Curitiba - Juiz Conv. Wilde Pugliese - 1ª Câmara Criminal do TAPR, j. 04.06.1998, Ac.: 5651, p. 07.08.1998).

Ademais, ao contrário do sustentado pelo ilustrado recorrente, o instituto da remição possui nítido escopo de beneficiar o apenado, na medida em que o mesmo revela-se dócil ao trabalho (seja este braçal e ou intelectual) proscrevendo a ociosidade que sabidamente é a mãe dos vícios, afora exorcizar-se a prostração infecunda, outra mazela, a ser banida da seja na, mediante o desprendimento diário do reeducando.

Consoante proclamado pelo apóstolo e doutor do gentios, São Paulo, "somente o trabalho humano dignifica a pessoa", considerada, esta, em sua tríplice dimensão de ente bio-psico-social.

Destarte, o despacho injustamente repreendido deverá ser mantido intangível, eis que impassível de qualquer censura, lançando-se a reprovação enérgica da irresignação recursal, subscrita pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, missão, esta reservada aos Insignes e Preclaros Sobre juízes, que compõem essa Augusta Câmara Criminal.

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Pugna e vindica a defesa do agravado seja mantida incólume a decisão objeto de revista, repelindo-se, por imperativo, o recurso interposto pelo recorrente, não tanto pelas razões aqui esposadas, mas mais e muito mais pelas que hão Vossas Excelências, de aduzirem com a peculiar cultura e proficiência, no intuito de salvaguardar-se o despacho alvo de irrefletida impugnação.

Certos estejam Vossas Excelências, mormente o Preeminente Desembargador Relator do feito, que em assim decidindo, estarão julgando de acordo com o direito e sobretudo, realizando, assegurando e perfazendo, na gênese do verbo, a mais lídima e genuína JUSTIÇA!

___________________, em ____ de ______________ de 2.0__.

__________________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR DA VEC

OAB/UF _________________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal