Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Alegações finais de preliminar de cerceamento de defesa de roubo

Petição - Penal - Alegações finais de preliminar de cerceamento de defesa de roubo


 Total de: 15.244 modelos.

 

ROUBO - ALEGAÇÕES FINAIS - CONFESSO - PRELIMINAR CERCEAMENTO DEFESA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo crime nº _________

Alegações finais

_________, devidamente qualificado, pelo Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, no prazo legal, articular, as presentes alegações finais, aduzindo, o quanto segue:

PRELIMINARMENTE

1º CERCEAMENTO DE DEFESA

Segundo sinalado pela vítima _________, inquirida à folha ____, a mesma foi categórica em afirmar que o réu à época do fato retratado pela denúncia, encontrava-se drogado.

Nas palavras literais da sedizente vítima: "Aparentava o réu estar drogado e confirmou que teria usado entorpecente"

Por seu turno, a também vítima, _________, inquirida à folha ____, referenda tal e relevantíssimo pormenor, ao asseverar que: "... O réu estava com olhar diferente, meio mole e demonstrava drogadição..."

_________, policial militar, inquirido à folha ____, de igual forma detectou no réu sinais de drogadição, sendo conclusivo ao nesse aspecto.

Assim, assoma injustificável, o indeferimento do pedido de instauração de incidente de insanidade mental do réu, obrado pelo despacho de folha ____, o qual impossibilitou a constatação pela via científica (perícia), do estado de higidez mental do réu, à época do fato, o que redundou em evidente cerceamento de defesa.

Sinale-se, que em remanescendo dúvida sobre a capacidade de autodeterminação do réu, quando do fato pretensamente delituoso, a instauração do incidente é de preceito, sendo vedado ao Julgador togado, sentenciar, prescindido de tal prova.

Nesse norte é a mais autorizada jurisprudência, digna de compilação: "Levantada dúvida sobre a sanidade mental do acusado no curso do processo, o juiz, sem dissipá-la através do incidente respectivo, não pode sentenciar" (RT 590/405)

Assim, reitera a defesa o pedido de instauração de incidente de insanidade mental do réu, sob pena de mantido seu indeferimento, restar patenteado o cerceamento de defesa, causa que ensejará a nulidade do processo, na via recursal.

MÉRITO

Quanto ao mérito da questão submetida à desate, tem-se que o delito que é irrogado ao réu, longe está de configurar o delito de roubo, antes jaz circunscrito ao delito de furto, porquanto o denunciado, limitou-se a arrebatar a bolsa da vítima, consoante afirmado pelo próprio em seu termo de interrogatório de folha ____: "... Relata que estava sozinho, havia ingerido bebida alcoólica, passou correndo pelas vítimas, arrancou-lhes a bolsa e saiu correndo..."

Outrossim, importante consignar-se que embora a denúncia impute ao réu o emprego de arma de fogo, tem-se que aludida arma inexistiu, de sorte que além da negativa do réu quanto ao emprego de arma (vide folha ____), as vítimas não viram o réu armado e, tão-pouco com o mesmo foi apreendia qualquer arma, segundo relatado pelos policiais militares inquiridos, no caminhar da instrução.

Demais, aferida a circunstância de que o réu após ter arrebatado a res, não teve a posse tranqüila do bem da vida cobiçado, visto que encontrava-se ainda em rota de fuga, quando foi interceptado pela ciosa polícia militar, o delito pelo mesmo perpetrado (fruto), não se consumou, permanecendo na seara da mera tentativa.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Seja a acolhida a preliminar antes argüida, instaurando-se o incidente de insanidade mental do réu, pelo motivos lá esposados, sob pena de restar configurado cerceamento de defesa.

II.- No mérito, configurado o arrebatamento, seja operada a desclassificação do delito de roubo, para o de furto na forma tentada.

_________, ____ de _________ de _____.

DEFENSOR

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Trancamento de ação penal de crime de calúnia
Requerimento de habeas corpus preventivo com pedido de liminar
Contra-razões de apelação, requerendo-se a manutenção de sentença que condenou os réus pelo crime
Ação cautelar de separação de corpos
Razões de apelação de desclassificação do delito
Recurso em sentido estrito de não recebimento da apelação
Contra-razões de desnecessidade de realização de audiência de regressão
Pedido de unificação de penas, ante à existência de crime continuado.
Alegações de impronúncia simples
Contra-razões de agravo em execução, pleiteando-se a manutenção da decisão que indeferiu a conces
Razões de recurso em desclassificação de homicídio
Interposição de recurso extraordinário de decisão que feriu o princípio constitucional do contrad