Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Alegações de legítima defesa em crime conexo

Petição - Penal - Alegações de legítima defesa em crime conexo


 Total de: 15.244 modelos.

 

JÚRI - ALEGAÇÕES DO ART 406 DO CPP - LEGÍTIMA DEFESA - CRIME CONEXO

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo nº _________

Objeto: alegações do artigo 406

_________, brasileiro, solteiro, pedreiro, atualmente constrito junto ao Presídio Industrial de _________, pelo Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos do processo crime em epígrafe, oferecer, no prazo legal, as alegações reclamadas pelo artigo 406 do CPP, aduzindo o quanto segue:

Segundo sinalado pelo réu em seu termo de interrogatório de folha 125, o mesmo obrou quanto dos fatos descritos de forma parcial pela denúncia, sob o manto da legítima defesa própria.

Efetivamente, o réu foi primeiramente instigado pela sedizente vítima, a qual patrocinou verdadeira intentona contra sua vida, tendo o denunciado, para não perecer, desencadeado reação defensiva, ao abrigo da lei.

Tal causa de exclusão da antijuridicidade, não foi entibiada e ou infirmada, no caminhar da instrução judicial.

Assente-se, que a prova coligida com a instrução judicial é de uma clareza solar em apontar a sedizente vítima _________, como mentor e o arauto das agressões perpetradas contra o réu. Nas palavra textuais do último à folha 125: "... Alega que o PM só parou o Táxi por que reconheceu o interrogando. Ao descer o PM já puxou uma pistola que tinha em uma das mãos e um revólver da cinta das costas. O interrogando se apavorou e por isso entrou em luta corporal com o próprio PM e rolaram no chão. O PM lhe deu 3 tiros sem acertar e foi o próprio PM que se balhou, em seguida saiu correndo apavorado..."

A toda evidência, perpassa por inquestionável e incontroversa, a excludente da ilicitude argüida pelo réu, eis presente os elementos integrativos da legítima defesa própria, quais sejam:

a-) repulsa a agressão atual e injusta;

b-) defesa de direito próprio;

c-) emprego moderado dos meios necessário.

d-) orientação de ânimo do agente no sentido de praticar atos defensivos.

A jurisprudência parida pelas cortes de justiça, comunga com o aqui expendido, ao sufragrar a tese esposada pelo réu, fazendo-se, pois, imperiosa sua transcrição:

"Admissível o reconhecimento de legítima defesa, sendo da vítima a iniciativa do desforço físico em meio à discussão" (TACRIM-SP - Rel. GALVÃO COELHO, JUTACRIM, 44/418)

"Reagindo contra uma injusta agressão, por todos os meios e modos que se tornam necessários para manter ilesa a sua pessoa, exercita o agente o direito de defesa, sendo sua ação penalmente inócua"(TJMT - Rel. FÁVIO VAREJÃO CONGRO) in, RT 386/294.

Donde, todos os caminham conduzem ao reconhecimento da excludente legal, revelando-se inarredável e inexorável, absolver-se sumariamente o réu.

Outrossim, quando ao crime conexo de roubo qualificado tentado, tem-se, que o mesmo inexistiu no mundo fenomênico, consoante explicitado e proclamado pela própria vítima do primeiro fato rotulado pela denúncia.

Efetivamente, _________, diz categoricamente à folha 159, que não foi assaltado pelo réu. Literalmente: "... Diz que não recebeu voz de assalto por parte dos réus, estavam seguindo e de repente chegou o soldado _________ e mandou que encostasse o carro. Diz que se assustou, parou o carro, meio nervoso, abriu a porta e se jogou em um barrando, digo barranco..."

Assim, emergindo, alvo e cristalino, que a sedizente vítima (_________), não sofreu qualquer tentativa de roubo, impossível assoma venha o réu a responder por uma quimera, verdadeira ficção legal, de que articulador e mentor o Sº da ação penal pública incondicionada, a caracterizar exercício arbitrário e despótico da ação penal, redundando tal anomalia, em gritante coação ilegal.

Inexistente o roubo, soçobra de igual forma a qualificadora satélite do homicídio, a qual somente logra incremento e vida se vinculada como o assalto, o qual como dito e aqui repisado, inocorreu!

ISTO POSTO, REQUER:

I.- Seja o réu absolvido sumariamente, face ter pautado sua conduta, quando ao delito de homicídio, sob o manto da legítima defesa própria, causa de exclusão da ilicitude.

II.- Quando ao delito conexo (tentativa de assalto) seja de igual sorte repelido, uma vez que o mesmo inexistiu, como afirmado de forma cabal pela própria vítima do primeiro fato.

III.- Por último, seja expungida a qualificadora satélite do homicídio, uma vez que a mesma é totalmente descabida e impertinente, como demonstrado linhas volvidas.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

DEFENSOR

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal