Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Ação de restituição de coisa apreendida

Petição - Penal - Ação de restituição de coisa apreendida


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de restituição de coisa apreendida.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO DE RESTITUIÇÃO DE COISA APREENDIDA

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O suplicante é proprietário do veículo marca ...., modelo ...., tipo ...., movido à ...., ano de fabricação ...., placa atual ...., chassi sob nº ...., segundo autorização para efeito de transferência de veículo que lhe foi firmado no verso do certificado de propriedade, de .... de .... de ...., cód. .... nº ...., de ...., pelo antecessor ...., em .... de .... de ...., e com firma reconhecida, de .... de .... de .... (docs. ....).

O suplicante, no dia .... de .... de ...., vendia o seu veículo, cujos dados foram anotados acima, com entrega imediata ao denunciado ...., mediante o pagamento de R$ .... (....), através do cheque nº ...., por este emitido contra o ...., agência ...., bom para saque .... dias após (.../.../...), sob condição de só entregar-lhe os documentos do citado veículo para efeito de transferência após o pagamento do cheque respectivo.

O denunciado sabendo que tinha usado o dito cheque como instrumento de indução do suplicante em erro, que não iria dar provisão de fundos no prazo citado, de posse do veículo, vendeu-o a terceiro, a quem, sabendo e conhecendo da origem do veículo e que havia alguém em seu encalço, abandonou-o no final da Rua ...., Cidade de ...., onde foi apreendido pela primeira vez.

Noticiado o ilícito penal à polícia, o Delegado de Polícia da ....ª Subdivisão Policial de ...., no dia .... de .... de ...., apreendeu o citado veículo e no dia .... de .... do mesmo ano, entregou-o ao suplicante (docs. ....).

Entretanto, por razões ignoradas, no dia .... de .... de ...., o Delegado de Polícia da ....ª Subdivisão Policial de ...., das mãos do suplicante, apreendeu o seu veículo e, concomitantemente, depositou-o em mãos de ...., policial militar, portador do RG nº...., residente e domiciliado na Rua .... nº ...., distrito de ...., comarca de ...., quem firmou termos de depósito e de promessa legal de depositário (docs. ....).

Por fim, esse depositário, no dia .... de .... de ...., há mais de .... ano, veio falecer, como se vê da certidão de óbito nº ...., assentado às fls. ...., do livro ...., do Cartório de Registro Civil de ...., de .... de .... de .... (doc. ....), ficando o dito veículo em poder de terceiro ignorado, desprovido de qualquer segurança./

DO DIREITO

Não mais interessando a coisa apreendida à ação penal, restitui-se ao seu proprietário (art. 1228 do CC), de quem lhe foi tirado. Inclusive, mesmo interessando, nomeia-se depositário da coisa apreendida o proprietário ou o possuidor dela.

De outro lado, com mais razão, in casu, considerando que o depositário do veículo em tela faleceu, ficando-o desprovido da garantia de depósito (art. 647 a 652 do CC).

O procedimento à restituição ou ao depósito no juízo penal, está contido no artigo 120 do Código de Processo Penal.

DOS PEDIDOS

"Ex positis", requer à V. Exa. para que se digne:

a) "in limine", mesmo antes da manifestação do Ministério Público, via carta precatória, ordenar a apreensão do dito veículo e, em seguida, depositá-lo em mãos do suplicante; e após,
b) dar vistas ao Ministério Público; e por último,
c) entregar o veículo em tela ao suplicante em definitivo, sem o encargo de depositário.

Termos em que D., R. e a. esta com os documentos acostados em apenso a Ação Penal nº ....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal