Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Imobiliário Pedido de declaração de ausência de dívida por parte de locatário, em decorrência de rescisão contratual aduzida a problemas ocultos no imóvel

Petição - Imobiliário - Pedido de declaração de ausência de dívida por parte de locatário, em decorrência de rescisão contratual aduzida a problemas ocultos no imóvel


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de declaração de ausência de dívida por parte de locatário, em decorrência de rescisão contratual aduzida a problemas ocultos no imóvel.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO C/C ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A requerente firmou com o requerido contrato de locação de imóvel comercial, em data de ../../...., conforme se vê pelo documento em anexo, onde a requerente em data de ../../.... notificou ao requerido que não possuía mais intenção em continuar com a referida locação, em face dos problemas que o imóvel apresentava, tais como problemas hidráulicos, problemas nos telhados, e problemas no piso do imóvel, sendo que a requerente, efetuou a entrega das chaves ao procurador do requerido ................. em data de ../../...., em face da impossibilidade de continuidade da locação do imóvel em face dos problemas apresentados no referido imóvel, que eram de total conhecimento do proprietário e seu procurador, e diante deste fato, tendo em vista que a locação apenas não continuou pelos problemas existentes no imóvel,de ordem estrutural, solicitou a requerente a não cobrança do valor da multa contratual.

Acontece que, em data de ../../...., a requerente, quando efetuou a entrega das chaves do Imóvel ao requerido, através de seu procurador, este recebeu-as, porém após ressalva no referido recibo de entrega informando que estava pendente o pagamento do aluguel de ......./...., a multa contratual e a entrega das últimas contas de água e luz do imóvel devidamente quitadas.

Esclarece assim a requerente que o aluguel de ......./.... será pago em data de ../../...., data do vencimento do mesmo, e as contas de água e luz estão devidamente pagas, onde a multa contratual não é devida, eis que a rescisão do contrato deu-se por culpa única e exclusiva do requerido, eis que locou à requerente um imóvel aparentemente em bom estado, porém, quando esta instalou-se naquele tocai começou a constatar os problemas existentes no imóvel, problemas no piso (o qual começou a soltar-se por completo), problemas de infiltrações nas paredes e de chuvas dentro do imóvel, face problemas no telhado, além de problemas no encanamento e esgotos, onde após procurar informar-se o que estava acontecendo e solicitar auxílio do requerido, foi informado que o imóvel em questão havia pegado fogo alguns meses antes da locação à requerente, e que após o rescaldo, houve a retirada dos entulhos, reparos nos telhados e paredes, pintura para cobrir as marcas do fogo, e o imóvel foi novamente colocado para locação, ou seja, o imóvel apresentava inúmeros problemas ocultos, e que somente foram constatados pela requerente após a ocupação do imóvel, não podendo ser atribuído a está a quebra do contrato.

Ademais, deve-se considerar que a locação é extremamente nova, ou seja, iniciou-se em ...../..../...., e portanto os problemas apresentados no imóvel já existiam antes da locação, eis que problemas de ordem estrutural, e que não surgem de uma hora para outra.

Não bastassem os problemas de ordem estrutural no imóvel, a requerente foi informada que é impossível obtenção de alvará para o funcionamento da empresa da requerente (oficina mecânica) naquele local em face do tipo da construção e do lugar, eis que naquele local não é possível a instalação deste ramo de atividade, e o imóvel não seria aprovado na vistoria do Corpo de Bombeiros, eis que não atende às normas de segurança, imóvel esta que inclusive foi tomado por incêndio no ano de .............., e para que pudesse ser novamente locado para atividade comercial, necessitaria de vistoria minuciosa do Corpo de Bombeiros, para ter liberação para atividade comercial, o que não existe, fato este que era totalmente desconhecido da requerente até o final do mês de ...../...., quando então, houve por bem a requerente em pleitear a rescisão do contrato de locação firmado entre as partes, procedendo a entrega das chaves ao requerido, através de seu procurador, conforme documento em anexo.

Desta forma, constata-se que a culpa pela rescisão do contrato é exclusivamente do requerido que descumpriu o previsto na cláusula sétima do contrato de locação, eis que o imóvel dado em locação não estava em plenas condições de uso, ante os problemas já acima mencionados, sendo assim o único causador da rescisão do contrato em questão.

DO DIREITO

Estabelece o artigo 22 da Lei 8345/91:

"O locador é obrigado a:
I - entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;
..........................................................
III - manter, durante a locação, a forma e o destino do imóvel;
(grifos nossos)

Ora, no caso em desate, o imóvel locado possuía inúmeros problemas estruturais e que inviabilizaram a, manutenção da locação, sendo assim a culpa pela rescisão única e exclusiva do locador, o qual omitiu os problemas existentes no imóvel, problema estes ocultos, e que apenas tornaram-se conhecidos da requerente após este já estar com o contrato formalizado, e após já estar ocupando o imóvel.

Assim presta-se a presente ação para que seja declarada a rescisão do contrato firmado entre as partes a partir de ........, data da entrega das chaves, desobrigando a requerente do pagamento de qualquer valor a título de aluguel a partir desta data, bem como isentando a requerente do pagamento da multa contratual prevista na cláusula 16 do referido contrato, eis que a culpa pela rescisão do contrato ocorreu exclusivamente por parte do locador, ora requerido, o qual locou um imóvel que apresentava problemas ocultos, os quais inviabilizam a manutenção da locação.

Em face da declaração da rescisão do contrato por culpa do requerido, condená-lo ao pagamento da multa contratual prevista na cláusula 16 do contrato, no equivalente a dois valores de aluguel.

Ainda, presta-se a presente ação para pleitear que seja o requerido impedido de sacar contra a requerente letras de câmbio no valor da multa contratual, para efetuar protesto do referido título, bem como para que o requerido abstenha-se de efetuar o registro do nome da requerente no Serviço de Proteção ao Crédito, conforme previsto na cláusula 20 do contrato, em face da referida multa, eis que a mesma é indevida, conforme se vê através da presente.

No presente caso, encontram-se presentes todos os requisitos necessários ao deferimento da antecipação de tutela, quais sejam a verossimilhança das alegações e o risco de dano irreparável ou de difícil reparação, na medida em que a locação estava em dia até o momento da entrega das chaves, e a locação apenas não pode continuar em face dos inúmeros problemas ocultos que existiam no imóvel em questão, conforme narrado acima, e restrição cadastral que poderá ser efetuada pelo requerido, estará somando prejuízos à requerente, a qual já teve inúmeras despesas pois instalou-se no imóvel e após dois meses teve de desocupá-lo em face dos inúmeros problemas existentes naquele imóvel e que lhe eram desconhecidos na época da assinatura do contrato, e se houver a restrição cadastral não conseguirá locar outro imóvel quer em seu nome quer no nome dos fiadores, e conseqüentemente deixará de trabalhar, deixando assim de produzir; o dano irreparável e de difícil reparação encontra-se consubstanciado no fato de que, caso haja a restrição cadastral, a requerente perderá seu crédito e terá dificuldades em locar novo imóvel para instalar-se, bem como para manter contrato com seus fornecedores, e ao final, quando restar comprovada as alegações acima e a decisão for procedente, caso não seja indeferida a liminar, talvez a empresa requerente nem sequer exista mais, pois em face da restrição de crédito acabará por prejudicar seus negócios, a ponto de sem conseguir crédito com os fornecedores, fechará as portas, e a decisão, então, tornar-se-á inócua.

Desta forma, requer se digne V. Exa. deferir a antecipação de tutela, determinando que o requerido se abstenha de emitir letra de câmbio no valor da multa contratual, bem assim de inscrever o nome da requerente no cadastro de proteção ao crédito até o deslinde da presente ação.

DOS PEDIDOS

Face ao exposto, requer se digne. Exa.:

a) deferir o pedido de antecipação de tutela, determinando que a requerida se abstenha de emitir letra de câmbio no valor da multa contratual, bem assim de inscrever o nome da requerente no cadastro de restrição de crédito;

b) após o deferimento do item a acima, determinar, a citação do requerido, através de Correio com AR, para que conteste a presente ação, querendo, no prazo legal, sob pena de revelia, para a final julgar totalmente procedente a presente ação, declarando rescindido o contrato de locação firmado entre as partes por culpa do requerido e isentando requerente do pagamento da multa contratual, bem como condenando-o ao pagamento da mesma multa cominada na cláusula 16 do referido contrato, e condenando o requerido no pagamento das custas e despesas processuais e honorários advocatícios a serem arbitrados por V. Exa.

c) requer ainda a produção de todas as provas em direito admitidas, provas documentais, periciais e testemunhais, bem assim o depoimento pessoal do requerido, sob pena de confesso;

Dá-se à causa o valor de R$ ....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Imobiliário