Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Procedimento especiail de jurisdição voluntária

Petição - Civil e processo civil - Procedimento especiail de jurisdição voluntária


 Total de: 15.244 modelos.

 

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS - JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA - EMANCIPAÇÃO - ART 5º DO NCC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE __________-____

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração anexo (doc. nº 01), com escritório situado à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de V. Exa. interpor

AÇÃO DE EMANCIPAÇÃO, com fulcro no art. 5º, § único, inciso I do Novo Código Civil e artigos 1.103 a 1.112 do CPC, em vista das seguintes razões de fato e de direito:

1. O requerente nasceu nesta cidade, em __/__/__ conforme certidão de nascimento anexa, sendo filho de ____________ e de ________________, ambos já falecidos.

2. O requerente tem como tutor o Sr. ________________.

3. Entende o mesmo, que face aos seguintes motivos _____________________ faz jus à emancipação prevista no Código Civil em seu artigo 5º § único, inciso I, ex vi:

"Art. 5º [...]

I - pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;" grifo nosso

4. O menor nascido em __/__/__ já possui 16 anos completos.

5. O requerente necessita adquirir a maioridade para _________________________ tendo, portanto, totais condições de administrar pessoalmente seus bens e reger sua própria pessoa, sendo responsável pelo seus atos.

6. Requer-se portanto a oitiva do Tutor do menor, sr. ___________, residente e domiciliado à rua __________, nº ___, bairro __________, nesta cidade.

7. A vista do exposto, requer-se o devido e justo processamento do presente pedido, citando-se o tutor, para responder aos termos do presente pedido no prazo de 10 (dez) dias, requer-se também a oitiva do representante do Ministério Público, tudo isto com o fito último para sua EMANCIPAÇÃO, com a expedição de mandado a ser cumprido junto ao Cartório de Registro Civil, tudo conforme a lei e para os fins de direito.

Pugna-se pela produção de provas documentais, a oitiva de testemunhas, perícia técnica e o depoimento pessoal do Tutor do menor e demais meios de provas admitidas pelo Direito.

Dá-se a causa o valor de R$ _____

N. Termos,

P. Deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

p.p. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil