Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de pagamento das custas processuais

Petição - Civil e processo civil - Pedido de pagamento das custas processuais


 Total de: 15.244 modelos.

 

PEDIDO - PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL

COMARCA DE ____________ - ___

Processo nº

____________ e Outros, já qualificados, por seu procurador firmatário, nos autos da ação de reintegração de posse, processo nº ____________ movido contra COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO ____________ - COHAB, igualmente qualificada, vem, respeitosamente a presença de V. Exª. para dizer o que segue:

1. Compulsando aos autos, verifica-se que até o momento a Autora não efetuou o recolhimento das custas processuais, situação que impede a continuação da demanda.

2. É notória a composição societária da Autora, tratando-se de pessoa jurídica de economia mista, portanto, parte não dispensada do recolhimento das custas processuais.

3. Vale transcrever o voto do eminente Desembargador, Dr. Cláudio Augusto Rosa Lopes Nunes, em sede de Agravo de Instrumento nº 70000311696, proposto pela COHAB, julgado em 14 de setembro de 2000 pela 18ª Câmara Cível, no qual, trata da questão:

"Conforme ressaltado pelo eminente Procurador de Justiça, trata-se de agravo interposto sem recolhimento de custas, pela Companhia de Habitação do Estado do ____________ - COHAB, Pessoa Jurídica de direito privado, sociedade de economia mista, parte não dispensada legalmente de efetuá-lo.

Assim dispõe o art. 511 do Código Processual Civil: "no ato da interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção".

Não enquadrável ao caso as hipóteses estabelecidas no parágrafo primeiro do artigo supra transcrito, deserto está o recurso.

Nesse sentido:

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA NÃO ESTÁ ISENTA DE PREPARO, A MENOS QUE HAJA DISPOSIÇÃO LEGAL ISENTANDO-A EXPRESSAMENTE (RTJESP 112/377, MAIORIA)

PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA AFORADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO RECURSO INTERPOSTO PELA EMPRESA DEMANDA. AUSÊNCIA DE PREPARO. DESERÇÃO. A PARTE DEMANDADA, QUANDO PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO, NÃO GOZA DO PRIVILÉGIO DE DISPENSA DA ANTECIPAÇÃO DE CUSTAS OU ISENÇÃO DESTAS. DESSO MODO, NOS RECURSOS QUE AFORAR, ESTA SUJEITA A EFETIVAÇÃO DO RESPECTIVO PREPARO, NA FORMA DA LEI. A AUSÊNCIA DE PREPARO ACARRETA A DESERÇÃO DO RECURSO QUE, POR ISSO NÃO PODE SER CONHECIDO. AGRAVO NÃO CONHECIDO. (AGI Nº 596158477, PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL, TJRS, RELATOR: DES. SALVADOR HORÁRICO VIZZOTTO, JULGADO EM 14/05/1997).

Conquanto tenham os agravados silenciado a respeito do lapso da recorrente, a deserção pode ser decretada de ofício pelo tribunal.

Nestes termos, ante a ausência do preparo, concretizou-se a deserção, conforme preceituado no art. 511 do Código de Processo Civil.

Ante o exposto, não conheço do agravo.

É o voto".

4. Dispõe, ainda, nosso estatuto de ritos, em seu art. 257 que:

"Será cancelada a distribuição do feito que, em trinta (30) dias, não for preparado no cartório em que deu entrada".

5. Esta demanda foi proposta ainda no mês de dezembro de 2000, portanto a mais de 90 (noventa) dias, sem qualquer atitude por parte do Autora em efetuar o preparo da demanda, contrariando frontalmente o que dita do art. 257 do CPC.

6. Outra decisão não pode ser tomada senão o cancelamento desta demanda na distribuição, e, por consequência, decretada a sua extinção, sob pena de negativa de vigência da norma acima referida.

7. Esse é o pensamento da remansosa jurisprudência pátria, refletida nos acórdãos abaixo citados:

PREPARO - SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA - COHAB INEXISTÊNCIA DE ISENÇÃO - NOVA REDAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO, DO ART. 511, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ISENTA AS AUTARQUIAS E NÃO AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA - AUSÊNCIA DE PREPARO - DESERÇÃO CARACTERIZADA - RECURSO NÃO CONHECIDO. COM A NOVA REDAÇÃO DADA PELA LEI N. 8.950/94 AO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 511 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, RESTRINGIU-SE A ISENÇÃO DO PREPARO AS AUTARQUIAS, UNIÃO, ESTADOS, MUNICÍPIOS E MP.

Por conseguinte, as sociedades a realização do preparo das custas processuais.

(Apelação Cível nº 107372100, Ac.: 6665, 7ª Câmara Cível do TAPR, Curitiba, Rel. Juiz Conv. Lauro Laertes de Oliveira. j. 11.08.1997, Publ. 29.08.1997).

CAIXA ECONÔMICA ESTADUAL. AUTARQUIA. SOCIEDADE ANÔNIMA DE ECONOMIA MISTA. RECURSO. PRAZO. EM NÃO SE TRATANDO DE AUTARQUIA, MAS SIM DE SOCIEDADE ANÔNIMA DE ECONOMIA MISTA, NÃO HÁ SE FALAR EM INCIDÊNCIA DO ART. 188, CPC E CONSEQÜENTEMENTE, DE ISENÇÃO NO PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. PRECEDENTES JURISPRUDENCIAIS. APELAÇÃO NÃO CONHECIDA, PREJUDICADO O RECURSO ADESIVO.

(Apelação Cível nº 599036548, 2ª Câmara Cível do TJRS, Pelotas, Rel. Jorge Luís Dall'agnol. j. 23.02.1999).

PROCESSO CIVIL. CUSTAS. PREPARO.

A parte que ajuizou a ação deve providenciar o pagamento das custas no prazo de trinta dias (CPC, Art. 257); se não o faz, excedendo, além de todos os limites, o de eventual tolerância, o Juiz deve determinar o cancelamento da distribuição do processo e o arquivamento dos respectivos autos, independentemente de intimação pessoal. Recurso especial conhecido e provido para julgar extinto o processo.

(Recurso Especial nº 151608/PE (199700733572), 2ª Turma do STJ, Rel. Min. Ari Pargendler. j. 11.12.97, DJU 16.02.98).

Decisão:

Por unanimidade, conhecer do recurso e dar-lhe provimento para julgar extinto o processo.

EMBARGOS DO DEVEDOR - PAGAMENTO DAS CUSTAS INICIAIS INOCORRÊNCIA - CANCELAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO - MEDIDA QUE INDEPENDE DA INTIMAÇÃO PESSOAL DA PARTE. INEFICÁCIA DA CAUTELAR DECLARADA.

- Recurso improvido.

(Apelação Cível nº 0092306200, Ac.: 6772, 1ª Câmara Cível do TAPR, Arapongas, Rel. Juiz Cunha Ribas. j. 18.06.1996, Publ. 02.08.1996).

EXECUÇÃO FISCAL. EMBARGOS. PREPARO. INTIMAÇÃO. 1. NA HIPÓTESE DE NÃO PAGAMENTO DAS CUSTAS INICIAIS NO PRAZO DE 30 DIAS. O JUIZ, AUTOMATICAMENTE, SEM A NECESSIDADE DE INTIMAÇÃO DO ADVOGADO, OU PESSOAL DA PARTE INTERESSADA, DEVE DETERMINAR O CANCELAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO, EXTINGUINDO-SE O PROCESSO. EXEGESE DO ART. 257 DO CPC. 1. DESPROVIMENTO.

(Apelação Cível nº 597118264, 1ª Câmara Cível do TJRS, Pelotas, Rel. Irineu Mariani. j. 02.12.1998).

PROCESSUAL CIVIL. PREPARO. CANCELAMENTO DO FEITO NA DISTRIBUIÇÃO. DECORRIDO O PRAZO DE 30 DIAS QUE A PARTE DISPÕE PARA O PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS, HÁ DE SER DETERMINADO O CANCELAMENTO DO PROCESSO, JUNTO A DISTRIBUIÇÃO, CONFORME DETERMINA A REGRA DO ART. 257, CPC. DESNECESSÁRIA, PARA TANTO, A INTIMAÇÃO PESSOAL PREVISTA NO PAR - 1 DO ART. 267 DO ESTATUTO PROCESSUAL. APELO IMPROVIDO.

(Apelação Cível nº 599043676, Segunda Câmara de Férias Cível do Tjrs, Novo Hamburgo, Rel. Jorge Luís Dall'agnol. j. 25.05.1999).

PROCESSUAL CIVIL - EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DO MÉRITO - INTIMAÇÃO - ART. 257 DO CPC - CANCELAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO: I - É DESNECESSÁRIA A INTIMAÇÃO DO APELANTE PARA A EFETUAÇÃO DO PAGAMENTO DAS CUSTAS, JÁ QUE O PRECEITO ENSEJADOR DA EXTINÇÃO DECRETADA NÃO A PREVÊ (ART. 257 DO CPC);

II - MANUTENÇÃO DA DECISÃO QUE DETERMINOU O CANCELAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO;

III - RECURSO IMPROVIDO.

(AC - APELAÇÃO CÍVEL nº 94.02.19916-0/RJ, 5ª Turma do TRF da 2ª região, Rel. JUÍZA VERA LUCIA LIMA, DJU 24.12.1998)

Decisão A Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso, nos termos do voto do(a) Relator(a).

DIANTE DO EXPOSTO, requer seja recebida e apreciada esta petição, determinando-se o imediato cancelamento desta demanda na distribuição, com a sua conseqüente extinção, face não ter sido preparada no prazo legal, ferindo frontalmente o disposto no art. 257 do CPC, sob pena de negativa de vigência deste dispositivo legal.

N. T.

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

Pp. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido de desfazimento de penhora de bem de família
Apelação da litisdenunciada em ação de reparação de danos
Ação de nunciação de obra nova
Contra-razões de apelação, na qual pugna-se pela legitimidade passiva de esposa que, juntamente c
Pedido de indenização por danos morais e materiais decorrentes de morte em acidente de trânsito
Ação de reintegração de posse, ante a inadimplência de arrendatário em contrato de leasing
Pedido de venda de bens antes do encerramento de inventário
Direito de regresso, por parte de seguradora, contra o causador do sinistro
Remoção do inventariante
Interposição de embargos de terceiro, sob alegação de que o imóvel foi adquirido do executado ant
Busca e Apreensão de coisa (Direitos autorais)
Impugnação à contestação, sob alegação de ausência de esbulho possessório