Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Impugnação à contestação, em ação de indenização, sob alegação de presença de pressupostos processuais, legitimidade ativa e rito processual adequado

Petição - Civil e processo civil - Impugnação à contestação, em ação de indenização, sob alegação de presença de pressupostos processuais, legitimidade ativa e rito processual adequado


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação à contestação, em ação de indenização, sob alegação de presença de pressupostos processuais, legitimidade ativa e rito processual adequado, reiterando-se o pedido de reparação moral ante divulgação de fotografia sem permissão.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos em que contende com ....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

IMPUGNAÇÃO À CONTESTAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

Com fulcro no art. 330, inciso II, do Código de Processo Civil, requer o julgamento antecipado da lide, face ao art. 13, inciso II, do Código de Processo Civil, pois a irregularidade da representação não foi sanada pela Ré, apesar do prazo legal concedido por Vossa Excelência, para a competente regularização.

Quanto a qualificação da Ré, não pode ser objeto de inépcia, face o constante no art. 284, do Código de Processo Civil e, para tanto, requer a Vossa Excelência a retificação para: pessoa jurídica de direito privado, sendo que ainda não houve prejuízo para as partes.

O rito que a lei impõe é o ordinário, pois é uma ação condenatória, pois houve a violação de direitos da Autora, e, "data vênia", os ritos processuais são regulados pelo Código de Processo Civil e não pela Lei nº 5.250 de 09/02/67, que regula apenas a liberdade de manifestação do pensamento e de informação, sem a revogação de qualquer artigo do CPC.

Quanto ao pedido, é possível, pois houve dano evidente, conforme documentos juntados na inicial e como bem reconhece a Ré em sua contestação.

Por outro lado, o inciso VI, do art. 267, do Código de Processo Civil, reporta-se às condições da ação e não dos pressupostos, cria a Ré, evidentemente, uma miscelânea neste sentido, mas mesmo assim, constata-se que a inicial possui todos os pressupostos processuais exigidos pelo CPC.

Quanto a alegação de ilegitimidade ativa, não poderá ser considerada, face a Ré estar contestando sobre suposições, pois tal identidade, foto e autora, poderá ser oportunamente analisada, que sem sombra de dúvida é a mesma pessoa, ou seja, a autora, por outro lado, nada provou em sua contestação.

A alegação feita pela Ré "esteve em nossas praias em local e época diversa do que afirma o jornal", esta frase foi lançada exatamente com o propósito de fugir da responsabilidade, ficando mais uma vez caracterizado o intento da Ré, em sua publicação.

DO MÉRITO

Com o surgimento da fotografia, iniciou-se a exploração livre da imagem alheia, sem o consentimento do retratado e muito menos sem seu conhecimento. Mas para evitar esta exploração inescrupulosa pela imprensa, além da legislação existente, surgiu, felizmente, em nossa Constituição, o art. 5º, inciso V e X.

Por outro lado, o único local no qual normalmente todas as famílias, se utiliza dos trajes em que se encontrava a Autora é a praia, mas nem por isso pode a Ré as escondidas fotografar pessoas, com objetivo malicioso e lançar em seu jornal como chamarisco para venda de seu produto.

Como não possui argumentos, no mérito fica a Ré, com críticas absurdas e com verbos maliciosos, tentando, com isso, justificar sua atitude objeto da presente ação, que evidentemente a Autora não foi a única vítima, pois no dia seguinte a publicação da foto da Autora, a Ré, utilizando a mesma estratégia, publica fotografia de outra mulher, obtida através dos mesmos artifícios que utilizou contra a Autora, documento em anexo.

Se a atitude da Ré em publicar a fotografia da Autora é motivo de orgulho e que não há ofensa, e sim elogio, como alega em sua contestação, deveria a Ré usar os seus entes para esse esplêndido fato social, afinal, ficariam muito contentes seguindo o mesmo raciocínio.

Quanto ao dano moral, no dizer de Minozzi, conforme referido por José Dias Aguiar, extraída da obra "Da Responsabilidade Civil", tomo II, Vol. II, 5ª ed., 1973, pg. 345,

"Não é dinheiro nem coisa parcialmente reduzida a dinheiro, mas a dor, o espanto, a emoção, a vergonha, a injúria física ou moral, em geral uma dolorosa sensação experimentada pela pessoa, atribuída à palavra dor o mais largo significado."

Finalmente, requer, a juntada de uma matéria recentemente publicada pelos Des. do Tribunal de Justiça de São Paulo, Doutor em Direito e Docente Livre de Direito Civil, Desembargador Dr. Walter Moraes, face a nova Constituição.

DOS PEDIDOS

Desta maneira, requer seja a ação julgada procedente, com julgamento antecipado da lide, conforme alegações do item 1, desta impugnação, mantendo-se o pedido da inicial.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Interposição de ação rescisória em face de literal violação de lei
Ação ordinária de anulação de duplicata
Pedido de liberação de bem penhorado
Ação pauliana, em face de transferência do imóvel dado em garantia de negociação
Ação de revogação de mandato outorgado para a alienação de veículo
Homologação de casamento celebrado en articulo mortis
Interposição de incidente de falsidade, ante assinatura falsa em duplicata
Contestação à ação de rescisão contratual, sob alegação de litigância de má-fé e ausência de inte
Juntada de substabelecimento nos autos
Ação de regresso interposta por seguradora, para ressarcimento de danos, em face de culpa do réu
Apresentação de justificativa por parte de alimentante
Ação de indenização, em decorrência de falecimento de menor em acidente de trânsito