Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Mandado de segurança para cancelamento de protesto

Petição - Civil e processo civil - Mandado de segurança para cancelamento de protesto


 Total de: 15.244 modelos.

 

MANDADO DE SEGURANÇA - CANCELAMENTO DE PROTESTO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO PRESIDENTE DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

COMARCA DE ____________ - ___.

____________, brasileiro, casado, aposentado, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua ____________, nº _____, pelo procurador que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de V. Exa., para impetrar

MANDADO DE SEGURANÇA, contra

Ato ilegal da Exma. Sra. Dra. Juíza de Direito Substituta do Juizado Especial Cível da Comarca de ____________, de acordo com os fatos e fundamentos que passa a expor:

Foi aforada ação de indenização cumulada com pedido liminar de cancelamento de protesto contra ____________ Ltda. e Banco ____________, onde o impetrante teve seu pedido procedente, somente contra a Empresa ____________ Ltda., sendo excluído da lide o Banco ____________.

O pedido do impetrante foi acatado primeiramente em relação à liminar que foi concedida, sendo cancelado aquele protesto junto ao Tabelionato competente.

A r. sentença que condenou a referida Empresa, salientou que a mesma em sua contestação discutia apenas o alto valor do pedido, mas não os fatos, com isso, foi condenada a pagar ao impetrante a importância de R$ ______, que deverá ser atualizado desde o ajuizamento da ação, acrescido de juros de 6% ao ano, passando a incidir desde a citação até o efetivo pagamento.

A r. sentença transitou em julgado sem qualquer manifestação da parte contrária, sendo após requerida sua execução.

O impetrante indicou como garantia de seu crédito a penhora de valores suficientes ao pagamento do que lhe é devido da conta nº ______ do Banco ____________ desta cidade, onde a Empresa ____________ recebe pagamento dos produtos vendidos.

Sobreveio despacho da Exma. Sra. Dra. Juíza Substituta onde nega o pedido em relação a penhora de numerário da conta da impetrada, dizendo: "a penhora sobre contas bancárias viola, em princípio, o direito constitucional referente ao segredo bancário de cada cidadão...".

A ordem gradativa inscrita no art. 655, do CPC, quando da indicação de bens pelo devedor, enumera os bens passíveis de penhora, e o "dinheiro" é um dos primeiros nessa relação. A ação é movida contra uma pessoa jurídica e não pessoa física (no caso da r. sentença a mesma refere-se a cidadão), o que gerou a inconformidade do impetrante neste sentido.

Neste sentido é o entendimento da jurisprudência:

PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE EXECUÇÃO. PENHORA DE DINHEIRO CONSTANTE EM CONTA-CORRENTE DE EMPRESA DEVEDORA. POSSIBILIDADE.

Agravo improvido.

(Agravo de Instrumento nº 70001743467, 5ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Carlos Alberto Bencke. j. 23.11.2000).

PROCESSO CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PENHORA DE DINHEIRO EM CONTA CORRENTE. ADMISSIBILIDADE.

A penhora de dinheiro depositado em conta corrente bancária em nome da executada é passível de penhora, mormente quando nenhum outro bem foi indicado pelos devedores, nem foral localizados outros pelo credor.

Agravo provido.

(Agravo de Instrumento nº 598509032, 2ª Câmara Cível do TJRS, Santo Ângelo, Rel. Des. Arno Werlang. j. 19.05.1999).

Trata-se de uma empresa sólida, estabelecida no Estado da ____________. Este ato da Exma. Sra. Dra. Juíza dificulta imensamente ao Impetrante, pois tentou localizar qualquer outro bem passível de penhora, porém não obteve sucesso.

Entende o impetrante não ser ilegal o seu pedido, apenas quer satisfazer suas necessidades econômicas urgentes, até mesmo outros pagamentos que vem mantendo com a impetrada, devido às sérias dificuldades por que todos os cidadãos comuns vem passando.

Não pode o impetrante ser penalizado pelo r. despacho, visto não ter cometido nenhum ato inconstitucional com seu pedido, mas apenas assegurar seu crédito diante de um poderoso devedor.

Diante do exposto, requer se digne Vossa Excelência, em acolher a presente ação para o fim de determinar a MM. Juíza do Juizado Especial, no sentido de efetuar a penhora requerida, devendo o feito ser processado, com vistas à parte adversa para se manifestar, querendo, bem como a intimação da autoridade coatora e posterior remessa a Superior Instância.

Espera seja deferido ao impetrante o pedido ora proposto, protestando-se desde já, pela juntada de outras peças que se façam necessárias.

Dá-se à presente causa o valor de R$ ______.

Nestes Termos

Pede Deferimento

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil