Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Mandado de segurança de emplacamento de veículo com multas pendentes

Petição - Civil e processo civil - Mandado de segurança de emplacamento de veículo com multas pendentes


 Total de: 15.244 modelos.

 

MANDADO DE SEGURANÇA - EMPLACAMENTO DE VEÍCULO COM MULTAS PENDENTES

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE ______________

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado (doc. 01), com escritório situado nesta cidade, à rua ________, n°___, bairro ____, onde recebe intimações e avisos, vem à presença de V. Exa., impetrar:

MANDADO DE SEGURANÇA,

Em face de ato do diretor geral do DETRAN do estado do _________________, com endereço profissional à Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, que impediu o licenciamento do veículo do requerente sem o prévio pagamento de multas, razões a seguir expostas:

DOS FATOS

Prima facie, devemos esclarecer que o impetrante é proprietário do automóvel, marca ___, modelo ___, ano ____, placa _____; e que no momento em que foi efetuar o licenciamento se viu surpreendido pela existência de diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.

Devemos também esclarecer que o impetrante não foi notificado, que tinha multas pendentes com aquele departamento.

O impetrante manifestou seu interesse em recorrer de todas as multas administrativamente, na JARI competente, mas foi informado que seria impedido de proceder o licenciamento do veículo.

Devemos ressaltar que este procedimento que exige o pagamento das infrações sob condição para proceder licenciamento é ilegal e injusto, pois mesmo que efetivamente devidas, as multas, não devemos esquecer que o Estado conta com os meios processuais adequados para efetivar a cobrança, que seria o processo de execução fiscal.

A ilegalidade do ato se torna ainda mais evidente ao verificar-se que o art. 281 § único, II, do CTB, a notificação a ser considerada é aquela feita em até 30 dias após a infração ou então o auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente.

A notificação deve ser feita ao proprietário do veículo multado, endereçada postalmente ao endereço do infrator, o que devemos salientar não ocorreu.

Acontece que o referido condicionamento, conforme pacífica orientação doutrinária e jurisprudencial, fere o direito líquido e certo do impetrante de ver o seu veículo regularmente licenciado.

Reiteradas são as decisões desse Sodalício, sobre o tema, a saber:

TJMG-028540) TRÂNSITO. VEÍCULO APREENDIDO. LIBERAÇÃO CONDICIONADA AO PRÉVIO PAGAMENTO DA MULTA IMPOSTA, TAXAS E DESPESAS DE ESTADA. INADMISSIBILIDADE.

A cobrança da penalidade pecuniária sofrida pelo condutor, bem como das taxas e demais despesas decorrentes do ato, possui meio próprio de execução, configurando a exigência prévia de sua quitação para a liberação do veículo, embora prevista na legislação aplicável (Código Nacional de Trânsito), meio coercitivo para obtenção de pagamento.

(Apelação Cível nº 000.231.961-4/00, 4ª Câmara Cível do TJMG, Belo Horizonte, Rel. Des. Bady Curi. j. 13.06.2002, un.).

TJMG-008231) TRÂNSITO. VEÍCULO APREENDIDO. LIBERAÇÃO CONDICIONADA AO PRÉVIO PAGAMENTO DA MULTA IMPOSTA, TAXAS E DESPESAS DE ESTADA. INADMISSIBILIDADE.

A cobrança da penalidade pecuniária sofrida pelo condutor, bem como das taxas e demais despesas decorrentes do ato, possui meio próprio de execução, configurando a exigência prévia de sua quitação para a liberação do veículo, embora prevista na legislação aplicável (Código Nacional de Trânsito), meio coercitivo para obtenção de pagamento.

(Apelação Cível nº 000.158.425-9/00, 4ª Câmara Cível do TJMG, Muriaé, Rel. Des. Bady Curi. j. 29.06.2000).

No mesmo sentido:

TJMT-000302) REEXAME NECESSÁRIO DE SENTENÇA - MANDADO DE SEGURANÇA - ATO DO DIRETOR DO DETRAN - COBRANÇA DE MULTA EXTRAÍDA POR LOMBADA ELETRÔNICA E EXIGÊNCIA DE PAGAMENTO PARA LICENCIAMENTO DO VEÍCULO - OFENSA A DIREITO LÍQUIDO E CERTO DO USUÁRIO

(Reexame Necessário de Sentença nº 30613/2002, 1ª Câmara Cível do TJMT, Cuiabá, Rel. Des. Manoel Ornellas de Almeida. j. 10.02.2003, un.).

Face ao caso concreto e a jurisprudência acima transcritas a exigência da autoridade responsável pelo emplacamento de veículos, condicionando o licenciamento do veículo de propriedade do Impetrante ao prévio pagamento de multas existentes, traduz-se, em síntese, por ato totalmente ilegal e, pois, repelido veementemente pelo Direito.

DO PEDIDO

Ex Positis, REQUER-SE:

A concessão de medida liminar para determinar que a autoridade impetrada efetue o imediato licenciamento do veículo ;

A citação do SR. ______________, DIRETOR GERAL DO DETRAN - UF, no endereço acima indicado, para se quiser, apresentar sua defesa, sob pena de revel;

A oitiva do representante do Ministério Público;

A condenação do Impetrado ao ônus da sucumbência.

O julgamento antecipado da lide, por tratar-se de questão apenas de direito (art. 330, I, do CPC), permitindo-se o licenciamento do supracitado veículo, independente do pagamento de multas infracionais;

Protesta provar o alegado por todos os meios admitidos pelo ordenamento jurídico, sem exceção.

Dá-se à presente o valor de R$ ________.

Termos em que,

P. E. Deferimento

___________, __ de ___________ de 20__

_______________
Advogado

OAB - __ n°_____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de execução de alimentos por inadimplência para prisão civil
Ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos em decorrência de negligência do médi
Ação rescisória sob alegação de erro nos cálculos elaborados pelo contador
Ação de busca e apreensão de veículo alienado fiduciariamente (02)
Ação de dano infecto (02)
Ação de anulação de título com pedido de liminar de sustação de protesto
Ação reivindicatória em face de posse injusta de imóvel de propriedade do autor
Medida cautelar de sustação de protesto (07)
Contestação de ação de conversão de separação judicial
Ação de despejo de imóvel locado à pessoa jurídica
Advogado informa que não tem provas a produzir e pugna pela tutela antecipatória
Contestação de ação de rescisão de escritura pública