Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Execução de alegação de litispendência entre a execução e revisional

Petição - Civil e processo civil - Execução de alegação de litispendência entre a execução e revisional


 Total de: 15.244 modelos.

 

EXECUÇÃO - ALEGAÇÃO DE LITISPENDÊNCIA ENTRE A EXECUÇÃO E REVISIONAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ – ___.

Processo nº

Urgente

COOPERATIVA ____________ LTDA., qualificada nos autos do processo nº ____________, AÇÃO DE EXECUÇÃO que move contra ____________ e ____________, em atenção ao contido no R. Despacho de fls. ___, vem respeitosamente dizer e requerer nos termos que seguem:

1. Os Executados clamam, a fls. ___, pela extinção da presente execução eis que, conforme seu entendimento, existiria litispendência entre a execução e ação revisional por eles movida, com base no mesmo contrato.

2. Todavia, não se configura litispendência entre ação de execução e ação declaratória.

3. O art. 585, § 1º, do CPC, estabelece que:

"A propositura de qualquer ação relativa ao débito constante do título executivo não inibe o credor de promover-lhe a execução"

4. TEORI ALBINO ZAVASCKI manifesta-se nesse sentido, ao comentar o referido dispositivo legal:

"A demanda, proposta pelo devedor, para ver anulado o título executivo ou declarada a inexistência da relação jurídica de débito e crédito, ou para consignar a quantia ou a coisa, não guarda identidade com a ação de execução. São ações diferentes na causa de pedir e no pedido. Não há como estabelecer-se entre elas relação de litispendência. Uma não prejudica o ajuizamento da outra."

(ZAVASCKI. T. A. Comentários ao código de processo civil. São Paulo : RT, 2000. vol. 8, p. 237.)

5. Segue a mesma linha o pensamento de ARAKEN DE ASSIS:

"Impossível que seja a litispendência, haja vista a radical diversidade de estruturas (‘processos’), demanda executória e outra ação (p. ex.: declaratória da inexistência da dívida) podem ser reunidas, com base em conexão ‘instrumental’, para solução conjunta e coerente."

(ASSIS, A. Manual do processo de execução. 2ª ed. rev. atual. e ampl. São Paulo : RT, 1995, p. 231.)

6. Inúmeras são as decisões que proclamam a não verificação da litispendência em ações análogas, destacando-se as seguintes:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO. LITISPENDÊNCIA OU CONEXÃO COM REVISIONAL. IMPOSSIBILIDADE.

Não há conexão e, menos, litispendência entre execução e revisional do contrato, eis que na primeira não há lide. Matéria que só poderá ser apreciada em sede de embargos do devedor e após seguro o juízo. Incidência dos artigos 301, V ou VII; 737; e 745 do CPC.

Agravo provido.

(Agravo de Instrumento nº 598159036, 17ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Fernando Braf Henning Junior. j. 18.08.1998).

PROCESSO DE EXECUÇÃO. LITISPENDÊNCIA. CONEXÃO. TÍTULO EXECUTIVO.

1. A litispendência pressupõe tríplice identidade: as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.

2. Inexiste conexão entre a demanda executiva e a ação revisional de contrato bancário.

3. A validade e eficácia do título executivo mantém-se íntegras enquanto não houver decisão com trânsito em julgado que o desconstitua.

Agravo de Instrumento improvido.

(Agravo de Instrumento nº 599354222, 11ª Câmara Cível do TJRS, Porto Alegre, Rel. Des. Voltaire de Lima Moraes. j. 29.09.1999).

7. Dessa forma, não há maneira de se permitir que prospere a extinção requerida pelos Executados.

8. De outra banda, tem-se que os Executados foram citados e, no prazo de lei, não pagaram o débito nem nomearam bens à penhora.

9. Assim sendo, por força do disposto no art. 657, 2ª parte, do CPC, devolve-se ao credor o direito de efetuar a nomeação.

10. O Executado ____________ é co-titular da conta de depósitos nº ______ mantida junto à cooperativa Exeqüente, e possui dinheiro depositado que pode ser objeto de penhora.

11. Necessário que a penhora se efetive em caráter urgente, para que se evite que o numerário seja sacado antes de efetivada a constrição.

12. Além disso, tendo em vista que o valor depositado não é suficiente para garantir a execução, a Exeqüente está promovendo pesquisa junto aos registros públicos com o objetivo de localizar outros bens passíveis de constrição.

13. Todavia, a busca levará certo tempo para ser ultimada, e aguardar sua efetivação poderia resultar em perder-se a possibilidade de penhora do dinheiro depositado em face de eventual saque.

14. Por esse motivo, reserva-se a Exeqüente o direito de indicar outros bens, tão logo os localize, para integral segurança do juízo.

Isto Posto, requer:

a) Fique afastada a alegação de litispendência, prosseguindo a execução até a integral satisfação do crédito da Exeqüente;

b) Determine-se a penhora, em caráter de urgência, de metade do valor depositado na conta nº ______ (depósito à vista), mantida pelo Executado ____________ junto à instituição Exeqüente, assim como metade dos valores em aplicação financeira (depósitos a prazo), até que se perfaça a importância do débito exeqüendo, mais custas e honorários (R$ _______, valor não atualizado);

c) Em sendo insuficiente a penhora, permita-se indicação complementar de bens, em momento posterior.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

____________, ___ de ____________ de 20__.

P.P. ____________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil