Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Embargos de declaração de verba honorária

Petição - Civil e processo civil - Embargos de declaração de verba honorária


 Total de: 15.244 modelos.

 

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - VERBA HONORÁRIA - FIXAÇÃO - APELAÇÃO

Exmo. Sr. Juiz Relator da Apelação n.º ________

________________, por seu advogado "in fine" assinado, nos autos acima indicados que contende contra ________________ vem, diante de Vossa Excelência apresentar EMBARGOS DE DECLARAÇÃO com fulcro no art. 535, II do CPC, mediante as seguintes razões de fato e direito:

I - O v. acórdão embargado que julgou a apelação cível nº_____ interpostos pela ora embargante, foram publicados na data de __/__/___, sendo portanto, os presentes embargos indiscutivelmente tempestivos.

II - Entretanto, com o acolhimento da apelação e via de conseqüência a redução da taxa de juros do contrato de financiamento de crédito rotativo aos 12% (doze) por cento ao ano, torna-se evidente o ganho de causa em favor do ora embargante.

III - A melhor doutrina entende que, os embargos declaratórios, prestam-se para "incluir" e nunca para alterar ou substituir quaisquer itens em uma condenação.

IV - Desta forma, considerando o êxito do apelante em sua defesa, na qual sempre sustentou a fixação dos juros ao patamar de 12% (doze por cento) ao ano, faz inteira justiça a uma fixação de verba honorária sucumbencial, em virtude de sua vitória, como se recomenda o comando da lei dos ritos, in verbis:

"Art. 20. A sentença condenará o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorários advocatícios. Essa verba honorária será devida, também, nos casos em que o advogado funcionar em causa própria.

§ 1º O juiz, ao decidir qualquer incidente ou recurso, condenará nas despesas o vencido.

§ 2º As despesas abrangem não só as custas dos atos do processo, como também a indenização de viagem, diária de testemunha e remuneração do assistente técnico.

§ 3º Os honorários serão fixados entre o mínimo de 10% (dez por cento) e o máximo de 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenação[...]"

V - Quando do julgamento da sentença de 1º grau, houve sucumbência recíproca, fixada por sentença, sem qualquer irresignação pelos contendores.

VI - Agora a realidade é outra, ocorreu o ganho da recorrente, devendo-se, portanto, ser suprida a omissão do v. acórdão, ora embargado, no que tange a fixação de honorários advocatícios em favor do patrono da embargante, como melhor entender Vossas Excelências, considerando o benefício positivo pelo acolhimento da apelação.

Isso Posto, o recorrente requer que sejam CONHECIDOS e ACOLHIDOS os presentes embargos declaratórios visando a fixação adicional de percentual à verba honorária do seu advogado estabelecida no acórdão, em virtude da vitória alcançada na apelação.

N. T.

P. e. Deferimento.

__________, __ de ____ de 20__.

____________

OAB/UF nº ____


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Requerimento do direito de purgação da mora
Ação de reintegração de posse para antecipação de tutela
Embargos de declaração em primeira instância
Trata-se de Recurso de Apelação manejado pela ora Embargante, visando a majoração da indenização
Conversão de separação consensual em divórcio consensual
Pedido de resolução de contrato de compra e venda, uma vez que o imóvel adquirido não possui a me
Ação popular
Recurso de apelação, por parte de denunciada à lide, alegando a inexistência de provas consistent
Contestação à ação de resolução contratual, alegando inexistência de contrato
Agravo de instrumento de pedido de arquivamento
Ação ordinária de cumprimento de contrato
Ação civil pública visando proibir abastecimento de combustível pelos próprios consumidores