Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de dissolução de união estável

Petição - Civil e processo civil - Contestação de dissolução de união estável


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTESTAÇÃO - DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE _________

Processo nº _________

Contestação

____________, brasileiro, convivente, porteiro, portador da cédula de identidade nº _________-SSP/UF, residente no Bairro _________, casa nº ____, nessa cidade de _________, pelo Procurador subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, nos autos da ação ordinária de dissolução de união estável, cumulada com alimentos e indenização, onde figura como requerente, ____________, oferecer, no prazo legal, a presente contestação, aduzindo o quanto segue:

1.- As considerações expendidas pela autora em sua peça exordial, encontra-se divorciadas da realidade.

Quanto ao mérito da questão posta em liça, desassiste razão a demandante, haja vista, que imputa ao requerido, uma série de fatos quiméricos, logo falazes.

O primeiro engodo a ser exorcizado, condiz com o tempo da união estável havida, a qual perdurou no tempo apenas (4) quatro anos, e não como consignado na exordial, pelo interregno de quase (6) seis anos!

Da união havida com a requerente, resultou uma única filha, de nome: ____________, nascida em ___ de _______ de _____, e falecida em ___ de _______ de ______ Vide em anexo, assento de nascimento e óbito.

A imputação de que o requerido não ajudou nas despesas de funeral da infante, constitui-se numa inverdade, na medida em que coube ao genitor suportar com as despesas atinente aos serviços funerários (vide nota fiscal nº ____, em anexo), além do translado do corpo, pelo pagou a quantia de R$ ______ (_________) reais.

Logo, constitui-se numa afronta a verdade o consignado pela requerente no item 9º da exordial.

Outrossim, quando a infante esteve internada junto ao Hospital a mesma foi baixada pelo "SUS", consoante evidencia-se pelo documento juntado pela própria à folha 23, com o que inexistem despesas pendentes.

Demais, as despesas oriundas da internação da autora, junto ao Hospital Beneficente ____________, foram cobertas com recursos recolhidos junto aos colegas de serviço do requerido, os quais a pedido do último, fizeram um "mutirão", contribuindo cada qual com R$ ______ (_________) reais.

Não basta a autora afirmar "verbalizar" de forma aleatória que existem contas pendentes (as quais já foram pagas, consoante explicitado pelo requerido), deve, antes, juntar os autos, sua origem e procedência, pela via documental.

Quanto a pretensão de que o requerido venha a ajudar os filhos da autora, tal postulação é absurda, na medida em que cumprirá a demandante acionar os pais biológicos dos menores, no intuito de arregimentar os recursos que carecem. Sinale-se que o requerido constitui-se em parte ilegítima, na questão alimentar, pelo simples e comezinho fato, de não ser o genitor dos filhos da requerente.

Sobre a questão dos alimentos pleiteados em favor da requerente, estes, de igual forma são indevidos, na medida em a autora não é dependente do requerido, possuindo fonte de receita própria para viabilizar sua subsistência, conforme afirmado pela própria à folha 04, alínea "a", dos requerimentos.

No que pertine a indenização "correspondente ao tempo de duração da união"(SIC) item 7º da exordial, esta é totalmente inviável, uma vez que na qualidade de conviventes, inexiste tal direito, consoante manifestação iterativa do pretórios, de sorte, que a união estável, uma vez estabelecida no mundo fenomênico, é equiparada a família, sendo incogitável qualquer indenização, entre os conviventes, a qual se vigorasse seria recíproca.

A bem da verdade, o requerido durante a união estável, sempre cumpriu com seus deveres, e se a mesma teve seu exício, tal fato deve ser creditado a gênio irascível da autora, a qual deu causa a ruptura da vínculo.

Ao que reluz, a pretensão da autora com o pedido deduzido é o de extorquir numerário do requerido, intentona, que assoma desassisada e deverá repelida pelo juízo.

2.- Destarte, tem-se, que a ação aviada encontra-se calcada em suporte fático inverossímil e mendaz, circunstância, que determinará sua total improcedência.

Entrementes, por vislumbrar-se, ainda, que remotamente a possibilidade de composição da lide (mediante transações recíprocas), entende, oportuno, a designação de audiência de tentativa de conversão de rito (de litigioso para consensual).

ISTO POSTO, explicitado e alinhavado o quantum satis, oferece para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes REQUERIMENTOS:

I - DESIGNAÇÃO DE AUDIÊNCIA PRÉVIA.

Designe Vossa Excelência, se assim entender por bem, audiência de tentativa de composição amigável da lide, intimando-se, as partes e seus procuradores, postergando-se, para data futura a instrução da demanda, a qual somente se fará necessária e imprescindível, se não ocorrer a transação buscada entabular.

II - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Conceda Vossa Excelência, ao requerido o benefício da justiça de graça, eis constituir-se em pessoa pobre, firmando para tanto, no próprio instrumento de mandado, declaração de pobreza, sob as pena da lei.

III - MEIOS DE PROVA

Além do Depoimento Pessoal da requerente, que desde já requer sob pena de confissão quanto a matéria de fato, aqui articulada, protesta pela inquirição da seguinte testemunha:

1. ____________, brasileiro, casado, nesta cidade.

IV - MINISTÉRIO PÚBLICO

Intimação para todos os atos relevantes que comportar o feito do ilustre representante do Ministério Público na pessoa do Doutor Promotor de Justiça que oficia nessa Vara.

V - PEDIDO FINAL

Ao final, requer a Vossa Excelência, a total improcedência da presente ação de dissolução de união estável, forte nos motivos retro esposados, mormente no que condiz com o pedido de alimentos e indenização, condenando-se a requerente, a responder com as verbas derivadas do princípio da sucumbência, e ou na hipótese de operar-se a resilição, seja processada a partilha dos bens móveis que guarnecem o lar, bem como da edificação que jaz incrustada no imóvel.

Nesses Termos

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Ação de despejo por falta de pagamento cumulada com Cobrança de aluguéis
Impugnação à contestação em ação de indenização, sob alegação de revelia e confissão, ante à junt
Ação de divórcio direto (01)
Contestação de ação cautelar de separação de corpos
Pedido de indenização face a prejuízos ocasionados ao imóvel, por obras efetivadas em terreno viz
Interposição de ação monitória para devolução de bem locado, com o devido pagamento da locação
Pedido de expedição de mandado de advertência para a cessação de atos de violência
Contestação de cobrança de ilegitimidade de parte
Ação ordinária para anulação de título de crédito (02)
Embargos ao pedido de insolvência por ativo superior ao passivo
Execução de alimentos de pagamento de cálculo errado
Alvará judicial de aposentadoria