Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de ação de usucapião especial de área rural

Petição - Civil e processo civil - Contestação de ação de usucapião especial de área rural


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE USUCAPIÃO ESPECIAL DE ÁREA RURAL - CONTESTAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA ____________

COMARCA DE ____________

____________ (nome do réu, qualificação e endereço), por seu advogado, que recebe intimações no endereço ____________ (doc.), vem, nos autos da ação de usucapião movida por ____________ (nome do autor), processo nº ____________, ofertar a presente contestação ao pedido contido na inicial, pelos fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

1 - O autor alegou que detém a posse mansa, pacífica e sem oposição, do imóvel descrito na inicial, razão porque pretende obter o domínio do bem.

2 - Ocorre que o autor, a fim de ser beneficiado com a usucapião especial constitucional, limitou sua propriedade à área máxima prevista na Constituição, deixando a área remanescente, de propriedade do réu, além de encravada entre os imóveis vizinhos, com área inferior ao mínimo módulo rural previsto para a região.

3 - Certamente, pretende o autor, posteriormente, adquirir o domínio da área remanescente. Tal prática é vedada pelo Direito, conforme a jurisprudência a seguir colacionada:

4 - Ademais, oculta a verdade o autor, quando diz que sua posse é mansa, pacífica e sem oposição. A notificação anexa (doc.) faz prova de que o réu, proprietário da área, está tentando recuperar a posse de seu bem, desde o momento em que soube da invasão do autor na propriedade, o que pode ser confirmado com o depoimento das testemunhas arroladas, cuja oitiva desde já se requer.

Em face do exposto, requer seja julgada improcedente a presente ação de usucapião, com a condenação do autor aos ônus sucumbenciais, requerendo-se, desde já, além do deferimento da produção da prova testemunhal, a realização de prova pericial e o depoimento pessoal do autor.

Nesses termos

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Advogado

Nº OAB

Rol de documentos:

Rol de testemunhas:


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil