Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de ação de usucapião especial de área rural

Petição - Civil e processo civil - Contestação de ação de usucapião especial de área rural


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE USUCAPIÃO ESPECIAL DE ÁREA RURAL - CONTESTAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA ____________

COMARCA DE ____________

____________ (nome do réu, qualificação e endereço), por seu advogado, que recebe intimações no endereço ____________ (doc.), vem, nos autos da ação de usucapião movida por ____________ (nome do autor), processo nº ____________, ofertar a presente contestação ao pedido contido na inicial, pelos fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

1 - O autor alegou que detém a posse mansa, pacífica e sem oposição, do imóvel descrito na inicial, razão porque pretende obter o domínio do bem.

2 - Ocorre que o autor, a fim de ser beneficiado com a usucapião especial constitucional, limitou sua propriedade à área máxima prevista na Constituição, deixando a área remanescente, de propriedade do réu, além de encravada entre os imóveis vizinhos, com área inferior ao mínimo módulo rural previsto para a região.

3 - Certamente, pretende o autor, posteriormente, adquirir o domínio da área remanescente. Tal prática é vedada pelo Direito, conforme a jurisprudência a seguir colacionada:

4 - Ademais, oculta a verdade o autor, quando diz que sua posse é mansa, pacífica e sem oposição. A notificação anexa (doc.) faz prova de que o réu, proprietário da área, está tentando recuperar a posse de seu bem, desde o momento em que soube da invasão do autor na propriedade, o que pode ser confirmado com o depoimento das testemunhas arroladas, cuja oitiva desde já se requer.

Em face do exposto, requer seja julgada improcedente a presente ação de usucapião, com a condenação do autor aos ônus sucumbenciais, requerendo-se, desde já, além do deferimento da produção da prova testemunhal, a realização de prova pericial e o depoimento pessoal do autor.

Nesses termos

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Advogado

Nº OAB

Rol de documentos:

Rol de testemunhas:


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Agravo de instrumento contra despacho que ordenou o pagamento indevido de honorários à parte adve
Pedido de despejo de locatário não desocupa o imóvel em seis meses
Regularização de mandato e substabelecimento nos autos
Ação monitória de contrato de abertura de crédito
Réplica de ação de reparação de danos em acidente de trânsito
Contestação apresentada por instituição financeira, onde alega que não é adepta da prática de cap
Ação de retificação de registro imobiliário (01)
Contra-razões de apelação em embargos à execução
Exibição judicial
Memoriais com alegação de inexistência de dano moral e material à autora
Interposição de medida cautelar inominada para depósito de parcelas devidas em decorrência de con
Contestação à ação de reintegração de posse, sob alegação de cobrança de juros capitalizados em d