Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação declaratória de nulidade de doação, com pedido de tutela antecipada

Petição - Civil e processo civil - Ação declaratória de nulidade de doação, com pedido de tutela antecipada


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação declaratória de nulidade de doação, com pedido de tutela antecipada.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., por intermédio de seu advogado (a) e bastante procurador (a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE ATO JURÍDICO (DOAÇÃO) COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O autor era proprietário do veículo ".... ano ...., cor ...., placa ...., chassis n.º .....", conforme extrato anexo, (doc. 04).

Em data de ..... de ..... de ....., foi efetuada, pela .... - em favor da requerida ....., a doação de referido automóvel (doc. 05).

DO DIREITO

No entanto, referida doação foi efetuada sem a observância do disposto no Estatuto do ....... (cópia anexa, doc. 01), que estabelece:

"Art. 6º - A alienação ou o gravame de bens e direitos patrimoniais dependem de prévia autorização da Assembléia Geral."

Como se infere dos termos do "Instrumento de Doação de Bens Móveis" (doc. 05), tal assembléia não ocorreu e, por isso, a doação referida é nula, por frontal ofensa ao Estatuto Social do .......

Assim, constata-se a evidente nulidade do ato da doação, o que justifica do retomo da propriedade e imediata devolução do veículo acima descrito ao autor.

No entanto, a Autora não permaneceu inerte ao constatar a doação irregular.

Logo que teve conhecimento do ato, enviou o Oficio n.º ....... à requerida, comunicando a doação irregular e pedindo providências (doc. 06).

Sem sucesso, promoveu a NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL da requerida para a devolução do veículo, não obtendo sucesso - cópia anexa, (doc. 07).

Assim, agindo sempre de boa fé e tomando todas as medidas cabíveis para solucionar a pendência de forma extrajudicial, não teve êxito, outro caminho não restando que a propositura da presente ação.

A legislação aplicável à espécie, salvo melhor entendimento, é aquela vigente à época do ato que se pretende declarar nulo, praticado em ..../..../.....

Observe-se o que rezam os artigos 45, 46 do Código Civil atual (Lei 10.406/02).

O art. 166/ NCC, IV dispõe que:

"É nulo o negócio jurídico quando:
IV- não revestir a forma prescrita em lei".

Sendo assim, claro está que a doação é nula, não podendo surtir efeitos, sendo o caso do deferimento dos pedidos ora formulados.

A procedência do pedido é visível pela documentação anexada e normas legais e estatutárias citadas.

O autor tem urgência em reaver a posse do automóvel citado, por vários motivos: desenvolve várias atividades sociais, como o programa de distribuição de sopas, de incentivo ao artesanato e assim por diante.

A concessão antecipada do pedido não corre o risco de ser irreversível, já que o bem é durável e será obviamente bem conservado pelo autor, que pretende reaver a propriedade definitiva do veículo.

Requer, assim, seja determinada a imediata reintegração do autor na posse do veículo descrito no item "1".

DOS PEDIDOS

Sendo assim, diante de todo o exposto, requer:

a) seja a presente ação recebida regularmente e processada, sendo concedida a tutela antecipada, na forma acima pleiteada, com a expedição de mandado de reintegração de posse do veículo, que deverá ser devolvido em perfeito estado de conservação, como foi doado;

b) seja a requerida devidamente citada, por via postal, na pessoa de seu representante legal, para apresentar a sua contestação, no prazo legal, sob pena de revelia e confissão;

c) a produção de todas as provas em direito admitidas, tais como documental, testemunhal, depoimento pessoal das partes, perícias e outras necessárias à correta instrução do feito.

d) ao final, requer o julgamento da total procedência da presente ação, sendo declarada a nulidade do ato da doação à requerida (doc. 05) do veículo descrito no item "1", com a conseqüente restituição da propriedade do bem ao autor, e condenação da requerida ao pagamento de todas as despesas e custas oriundas deste processo, bem como dos honorários advocatícios de sucumbência, estes à base de 20% do valor do pedido.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Notificação judicial para entrega de bens referentes à contrato de arrendamento mercantil, ante p
Agravo de instrumento contra decisão que indeferiu a restituição de prazo para apelação
Ação de cobrança, em face de inadimplência de pagamento em contrato de compra e venda
Mandado de segurança impetrado para o fim de atribuição de efeito suspensivo à apelação
Ação declaratória cumulada com indenização por dano moral referente a protesto indevido de título
Contestação à ação rescisória, sob alegação de carência de ação e, no mérito, a falta de contrari
Ação de despejo ante o término contratual
Apelação interposta ante a procedência parcial de ação declaratória de nulidade de ato jurídico
Ação de locupletamento ilícito, ante falta de aposição de aceite em duplicata e inexistência de c
Ação popular por contratação ilegal
Medida cautelar de sustação de protesto (01)
Pedido de pagamento dos ônus sucumbenciais