Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de reintegração de posse cumulada com perdas e danos

Petição - Civil e processo civil - Ação de reintegração de posse cumulada com perdas e danos


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de reintegração de posse cumulada com perdas e danos.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE CC. PERDAS E DANOS, COM PEDIDO LIMINAR

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ..... e ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Em .... de ......... de ........, com firmas reconhecidas nessa mesma data, o Suplicado, ........., no estado civil de solteiro, vendeu através de Compromisso Particular de Compra e Venda a .............., o imóvel sito a rua .......... nº ..... , cujas características e confrontações encontram-se devidamente delineadas conforme se observam na matrícula nº ........ , de acordo com registro perante o Cartório de Registro de Imóveis da ...... Circunscrição desta capital.

Referido imóvel, já à época, estava com hipoteca gravada perante a Caixa Econômica Federal, em virtude de financiamento habitacional concedido para sua aquisição, conforme .........., de acordo com a matrícula imobiliária, em anexo.

Em ..... de ........... de ......., também através de Contrato de Compromisso Particular de Compra e Venda, ................ vendeu referido imóvel à ................., esta da mesma forma sub-rogando-se nos direitos e obrigações perante a Caixa Econômica Federal, face a vigência do aludido financiamento habitacional.

Em ... de ........... de.........., através de Contrato de Compromisso Particular de Compra e Venda, ............., vendeu o imóvel supra à ............., à época marido da Suplicante, que assumiu os direitos e obrigações decorrentes da dívida existente pelo financiamento habitacional junto à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, conforme já aduzido.

Importa ainda ressaltar que o Sistema financeiro de Habitacional não permite a outorga de procuração em causa própria para transferência de financiamentos habitacionais. Dessa forma, o primeiro réu ..............., outorgou à ..........., irmã da Autora, procuração com poderes específicos junto a Caixa Econômica Federal para a outorgada pudesse "abrir, movimentar e liquidar contas correntes, prometer, vender, ceder e dar em hipoteca em qualquer grau o imóvel sito a Rua ............, nº ........, nesta cidade, transmitir domínio, direito, ação e posse, responder pela evicção de direito, liquidar dívidas hipotecárias e tributos fiscais que incidam sobre o dito imóvel, ajustar o preço de venda, da cessão, ou o valor da hipoteca, receber, passar recibo e dar quitação total e irrevogável do preço ou valor, assinar e endossar cheques, dar, se necessário, o referido imóvel em garantia hipotecária do mútuo a ser contraído na referida Caixa Econômica, combinar cláusulas e condições, assinando os contratos necessários, inclusive de reratificação em fim, praticar todos os atos necessários ao desempenho deste mandato, podendo substabelecer, comprometendo-se o outorgante a dar tudo por bom, firme e valioso.", conforme instrumento procuratório, e certidão atualizada emitida em .../.../...., em anexo.

Em ... de .......... de ........, face a Separação judicial, conforme acordo de partilha de bens comuns, em anexo, o imóvel objeto da presente passou a integrar em sua totalidade o rol de bens da Autora, razão pela qual, tem legitimidade para propor a presente.

Como prova de posse mansa e pacífica do referido bem, em .... de .......... de ......., a Autora em seu nome, assinou instrumento Particular de Contrato de Administração de Imóvel, em anexo, com .......... . A partir de então o imóvel supra foi locado a terceiros, situação que perdurou até fins de ..........., quando houve a rescisão do contrato de locação do imóvel e devolvido à Autora, tendo o mesmo ficado em desocupação até que nova locação fosse realizada.

Importa ainda salientar que as prestações do aludido financiamento junto a Caixa Econômica Federal, foram devidamente pagas pela Autora desde sua aquisição, ou seja .../..../...., conforme assim provam os comprovantes de pagamentos em anexo.

Desde ....., por diversas vezes a Autora encaminhou pedido de transferência do financiamento habitacional relativo ao imóvel para seu nome, no entanto, nada foi possível, pois o primeiro réu, ........., estava e continua com o nº de seu CPF incluso no Cadastro de Emitentes sem Fundos do Banco Central do Brasil, CCF - BACEN, em razão de cheques emitidos conta o .............. sem a devida provisão de fundos, conforme documentos em anexo, sendo este um fator extremamente impeditivo alegado pela ............. para que se realizasse a operação, a fim de evitar prejuízos à terceiros, credores do primeiro réu.

Sem esperanças de que pudesse realizar referida operação de transferência, a Autora mesmo com dificuldade efetuou a liquidação do saldo devedor junto à .................., em nome de sua irmã ........... (outorgada) tendo em vista que a CEF considerou a procuração, já mencionada, como contrato de gaveta, pelo que concedeu substancial desconto para a liquidação do saldo devedor do financiamento habitacional, já aduzido.

No entanto, já de posse do Ofício de Liberação emitido pela CEF, quando da lavratura de Escritura por Instrumento Público, constatou-se que, ardilosamente, o primeiro réu que encontrava-se solteiro na data do Contrato Particular de Compromisso de Compra e Venda à ...... ou seja, em .../...../.......com o intuito ardil e estelionatário de impedir a transferência do imóvel para a autora, em .../..../...... averbou junto ao Cartório de Registro de Imóveis da ........ Circunscrição desta Capital, a Certidão de seu Casamento ocorrido em .../.../....., conforme denota no referido documento, em anexo, AV. 4.24.759.

Insta ainda salientar que o Instrumento Público de Procuração, em anexo, tem declarado o estado civil de solteiro do primeiro réu, tendo praticado crime de falsidade ideológica, embora, a Autora, conforme devidamente comprovado através dos documentos, em anexo. tenha adquirido de boa fé o imóvel em referência.

DO DIREITO

Ocorre que a Autora teve sua posse turbada por atos praticados pelo primeiro e segundo réu, que, notadamente, em .../..../....., romperam e destruíram o cadeado que mantinham fechadas as grades e portas de acesso ao imóvel supra, adentrado clandestinamente e lá mantendo-se até a presente data. Importa esclarecer que no momento da invasão a Autora encontra-se em seu local de trabalho, tendo sido avisada por vizinhos sobre a ocorrência.

Importa também ressaltar que várias tentativas para saída amigável dos invasores foram infrutíferas.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, considerando que a pretensão da autora encontra amparo no art. 499 e seguintes do Código Civil e art. 926 do Cód. de Proc. Civil, tendo em vista que o caso em epígrafe configura-se um caso típico de esbulho possessório, contra o qual o direito dá remédio eficiente e imediato, requer:

a) "ab initio", face aos fartos documentos que comprovam ser o imóvel de sua propriedade, bem assim aos fundamentos aduzidos na presente, seja declarada à Autora, legitimidade para propor a presente;
b) como estabelece o art. 926 do Código de processo civil, o possuidor tem o direito de ser reintegrado na posse em caso de esbulho. Dessa forma com fulcro no art. 929 do Código de processo Civil, pede a Autora a concessão de medida liminar em seu favor, com ou sem audiência de justificação, uma vez que está caracterizado de pronto, a propriedade e o esbulho, expedindo-se mandado de reintegração de posse em seu favor, autorizando, ademais, o uso de força policial, se necessária, para a desocupação imediata do imóvel, para ao final, observadas as formalidades legais e facultada a contestação por parte dos réus, com a produção de provas, seja a ação julgada inteiramente procedente, condenando-lhe os réus nos efeitos sucumbenciais a serem arbitrados por Vossa Excelência;
c) à título indenização por danos materiais por lucros cessantes, pois que o imóvel supra estava para ser alugado à terceiros, sejam os réus condenados ao pagamento de aluguel desde o início do esbulho em ..../..../......., até a efetiva desocupação, devendo ser considerado como base o valor do locatício de R$ ............, (.............) de acordo com o último contrato de locação administrado por ............, em anexo.
d) sejam os réus condenados ao ressarcimento dos prejuízos que causarem ao imóvel, em face de depredação e ou de mau uso do bem, cujo valor deverá ser apurado após perícia técnica, devendo para tal ser considerada a vistoria anteriormente utilizada pela administradora imobiliária, quando da locação a outros anteriormente, conforme relatório de vistoria em anexo, impondo-se ainda a responsabilidade por impostos, água e energia elétrica, decorrentes de consumo durante o esbulho;
e) ainda, nos termos do art. 921, II, do Código de Processo Civil, pede a Autora que seja cominada multa aos réus supra citados, à razão de R$ ...... por dia, hipótese de novo esbulho, até que seja finalmente liberada a Autora do esbulho sofrido em sua propriedade.
f) face aos fatos argumentos expendidos, conforme itens 11 e 12, seja declarada nula averbação ...... efetuada junto ao Cartório de Registro de Imóveis da ....... Circunscrição desta capital, eis que indevida e impertinente, pois que à época da primeira operação do compromisso de compra e venda realizada em .../..../....., item 1, o primeiro réu, .................................................., era solteiro sendo que referida averbação teve o explicito intuito de impedir a transferência legal do imóvel para a
Autora. Para tanto, seja determinado a expedição de ofício ao Cartório de Registro de Imóveis da ....... Circunscrição desta Capital, sito na rua ............, nº ...... , ...... andar, determinado o cancelamento da referida averbação para que a Autora possa registrar em seu nome o bem em epígrafe, tudo às custas dos réus, por ser de direito e de justiça.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito, notadamente o depoimento pessoal do primeiro e segundo réu, conforme preâmbulo desta exordial, sob pena de confissão, caso não compareçam ou comparecendo se recusem a depor, inquirição de testemunhas, juntadas requisição e exibição de documentos.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Falência para habilitação de crédito
Impugnação aos embargos de ação monitória
Interposição de incidente de falsidade em face de falsificação de aceite em duplicata
Ação declaratória de nulidade de doação, com pedido de tutela antecipada
Reintegração de posse decorrente de fim de contrato de comodato
Ação revisional de redução do encargo alimentar
Contestação, apresentada pelo denunciado à lide, à ação de indenização por evicção
Trata-se de medida cautelar preventiva para demolição de prédio que apresenta risco de desabament
Ação de arrolamento sumário
Contestação à ação de indenização por atropelamento
Inventário de arrolamento de pedido de certidão negativa
Pedido de ressarcimento de valores referentes a conserto de veículo, por danos causados em estaci