Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação de evicção

Petição - Civil e processo civil - Ação de evicção


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE EVICÇÃO

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de ____________ - __.

OBJETO: AÇÃO DE EVICÇÃO

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado (doc. anexo), com escritório situado na Rua ___., onde recebe intimação e avisos (CPC, art. 39, I), vêm a presença de V. Exa., promover com fulcro nos arts. 450 e seguintes do Código Civil e 282 e seguintes do Código de Processo Civil, a presente

AÇÃO DE EVICÇÃO, pelo rito ordinário, contra (nome, qualificação e endereço), em vista das seguintes razões de fato e de direito:

DOS FATOS

1. O suplicante adquiriu do suplicado no mês de _______ de ____, um veículo marca ______ tipo ________ ano de fabricação ______ modelo ____________ movido a ____., placas ______ chassi ____, registrado em seu nome junto ao órgão de trânsito, por RENAVAM emitido em data de ____________

2. O valor da compra fora da ordem de ____ assinando o suplicado o respectivo recibo do veículo posteriormente a tal recebimento, preenchendo-o em nome da pessoa a qual o suplicante vendeu o veículo posteriormente, ou seja o Sr ____

3. Por ocasião da transferência do mencionado veículo, fora esse apreendido pela autoridade policial, por ter seu chassi adulterado, o que se constatou posteriormente pelo Instituto de Criminalística do Estado de ____., datado de ______, quando se constatou que o chassi era remarcado, obtendo-se o chassi original que era de nº, veículo esse que havia sido furtado em data de ____ na cidade de ____, consoante Boletim de Ocorrência lavrado pelo _______ Distrito Policial de ____

4. Mercê de tal apreensão, o suplicante perdeu o veículo e conseqüentemente o valor pago, tendo sido o veículo entregue à respectiva seguradora, tendo o suplicante de indenizar o adquirente do mencionado veículo.

DO DIREITO

5. Indiscutivelmente o suplicado locupletou-se com a venda do mencionado veículo, eis que o veículo vendido pelo mesmo fora apreendido pela autoridade policial, dando causa à presente ação que visa sua responsabilidade pelos riscos da evicção.

6. A 3ª Turma do STJ, no REsp. 62.380-4-SP rel. Min. Waldemar Zveiter, publicado aos 07.08.95, posicionou-se no sentido de que:

"EVICÇÃO - ALIENAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO - APREENSÃO POR ATO DE AUTORIDADE ADMINISTRATIVA - DESNECESSIDADE DE SENTENÇA JUDICIAL. A regra contida no art. 1.117 do Código Civil não é absoluta. Consoante o entendimento pacificado na jurisprudência do STJ, para o exercício do direito que da evicção resulta ao adquirente, não é de exigir-se sentença judicial, bastando que fique ele privado, por ato de autoridade administrativa, do bem se ou quando de procedência criminosa". (COAD 70.745).

7. Não fora outro o entendimento esposado pelo 1º TACivSP no julgamento da Ap. Cív. 382.974-89, j. __.__.__:

"RESPONSABILIDADE CIVIL. COMPRA E VENDA - BEM MÓVEL (VEÍCULO). DESAPOSSAMENTO, EM VIRTUDE DE APREENSÃO POR AUTORIDADE POLICIAL. CIRCUNSTÂNCIA EQUIPARÁVEL À EVICÇÃO. AÇÃO INDENIZATÓRIA AJUIZADA CONTRA O ALIENANTE. CABIMENTO. CARÊNCIA AFASTADA".

8. Tentou-se um acordo amigável para que o suplicado ressarcisse o suplicante do prejuízo atinente à venda de tal veículo que fora efetivamente apreendido pela polícia, sem êxito, contudo, sendo incontestável, contudo, que o suplicante recebeu pelo mencionado veículo, sendo obrigado a responder pela evicção na forma do art. 447 do Código Civil, o que se busca pela presente ação.

DO PEDIDO

9. A vista do exposto, requer-se a CITAÇÃO do suplicado no endereço já indicado, para que esse conteste, querendo, os termos da presente ação, sob pena de revelia, acompanhando-a até final decisão, quando desde já fica requerida o decreto de procedência da ação, para o fim de condenar o suplicado a responder pela evicção do mencionado veículo, mediante o ressarcimento do valor efetivamente recebido, atualizado monetariamente até o efetivo pagamento, juros, custas processuais e honorários advocatícios que forem arbitrados por esse MM. Juízo.

10. Protesta-se por provar o alegado pelos meios de provas admitidas pelo Direito, notadamente o depoimento pessoal do suplicado, sob pena de confissão, caso não compareça ou comparecendo se recuse a depor, inquirição de testemunhas, juntada, requisição e exibição de documentos.

11. Dá-se a causa o valor de _________. que corresponde ao valor da venda atualizado até a presente data.

12. Nestes Termos, ____________ e ____________, esta com os documentos que a acompanham e para que tudo se processe em forma legal.

Pede deferimento.

____________, ___ de __________ de 20__.

Assinatura, nº da OAB e nº do CPF do advogado


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil