Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Ambiental Ação civil pública ambiental com o fito de paralisação das atividades de matadouro municipal

Petição - Ambiental - Ação civil pública ambiental com o fito de paralisação das atividades de matadouro municipal


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação civil pública ambiental com o fito de paralisação das atividades de matadouro municipal.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

O Promotor de Justiça da Comarca, no uso de suas atribuições legais, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, com fundamento no artigo 5º, inciso II, da Lei nº 7.347/85, propor

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

em face de

Prefeitura Municipal de .........., responsável pelo MATADOURO MUNICIPAL, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Conforme é sabido, nesta cidade o abate do gado destinado a consumo é realizado, quase que diariamente, no matadouro local, situado em zona urbana, o que já vem ocorrendo há várias décadas.

Em visita de inspeção no referido estabelecimento foi constatada a utilização de métodos ainda arcaicos, pelos quais os animais são abatidos, e as duvidosas condições sanitárias existentes no local (fotografias em anexo).

Puxados a corda de um curral para o galpão mortuário, os bois são mortos a marretadas, após o que é realizada a sangria, sendo o animal suspenso em correntes e retalhado, ali mesmo, no próprio recinto do abate. Esse macabro ritual requer o uso de cordas, ganchos, correntes, marreta e serra.

Não se nega que a carne bovina é necessária ao consumo humano. Contudo, a forma como esses animais vêm sendo sacrificados, não obstante a humanidade encontrar-se no limiar de um novo milênio, remonta a tempos primitivos, causando repulsa àqueles que buscam estágios mais avançados de civilização.

Rudimentar por excelência, a marreta causa inquestionável sofrimento ao animal. Desferida na cabeça do boi, o qual instintivamente mexe-se em atitudes defensivas, a marretada não raras vezes é reiterada seguidamente, até que o semovente caia desfalecido.

A carne de um boi morto nessas condições, como está cientificamente comprovado, possui acentuado índice de TOXINAS, substâncias essas liberadas pelo organismo do animal abatido por método cruel. Trata-se do processo da glicólise, transformação do glicogênio em ácido lático, que afeta a textura, o sabor e a conservação da carne.

Ademais, segundo constatação deste Órgão ministerial, por meio de informes do próprio funcionário encarregado do matadouro, o gado sacrificado em .................. não é submetido a inspeção médico-veterinária, tampouco é realizada a fiscalização do estabelecimento pelos setores competentes, apesar da vigência da Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal.

DO DIREITO

No Estado de São Paulo, entretanto, a Lei nº 7.705, de 19 de fevereiro de 1992, traz em seu bojo uma pioneira iniciativa no País, a de PROIBIR o abate por meios cruéis. Segundo essa Lei, a marreta e a choupa - instrumentos medievais de matança - passam a ter uso proibido. E, como alternativa legal, estabelece o emprego de MÉTODOS CIENTÍFICOS no abate, dentre os quais a pistola de impacto, instrumento de percussão mecânica que insensibiliza o animal - pelo cérebro - antes da sangria.

Veda, ainda, o abate de fêmeas em gestação, que tenham tido parto recente ou de animais doentes (artigo 3º), assim como o sacrifício de qualquer animal que não tenha permanecido pelo menos 24 horas em descanso. Diz seu artigo 6º, destarte, que os animais que estiveram aguardando o abate não poderão ser alvos de maus-tratos, provocação ou outras formas de falsa diversão pública, ou ainda, sujeitos a qualquer condição que provoque estresse ou sofrimento físico ou psíquico.

A Organização Mundial de Saúde, aliás, recomenda a aplicação de métodos modernos no abate de animais destinados ao consumo. Morte instantânea e sem dor, conforme preconiza a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da qual o Brasil é signatário desde 1978. Daí porque, ao nosso ver, existindo lei que disciplina o abate de animais destinados ao consumo, nada mais correto do que os municípios adequarem-se a ela, como obrigação antes de tudo moral. E que essa adesão inicie pela tradicional comarca ambientalista, que revelará - assim agindo - louvável espírito humanitário e progressista.

DOS PEDIDOS

Faz-se de rigor, diante dessas constatações, que a Prefeitura Municipal de ............. tomo providências no sentido de adequar seu matadouro às exigências da atual legislação, adotando - dentro do prazo legal - o método científico da pistola de impacto para a prática do abate, e inspecionando - através dos órgãos competentes - o gado a ser sacrificado, bem como as condições de funcionamento do estabelecimento destinado a esse fim.

Em face ao exposto requeiro a Vossa Excelência seja a Prefeitura Municipal de ............., através de seu representante legal, CITADA para, querendo, contestar este pedido, prosseguindo-se o feito a fim de compeli-la à OBRIGAÇÃO DE FAZER mencionada no parágrafo anterior, sob pena de multa diária - devida desde o dia em que se configurar o descumprimento - a ser recolhida perante o Fundo Estadual de Reparação de Interesses Difusos Lesados, consoante previsão no decreto nº 27.070, de 08 de junho de 1987.

Protestando provar o alegado por todos os meios legais, especialmente a oitiva de ....................... e ...................... (funcionários do matadouro), de outras testemunhas, juntada de documentos e perícia.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Ambiental
Ação cautelar objetivando a indisponibilidade de bens dos réus condenados à reparação ambiental p
Dano ambiental por corte irregular de árvore - Desmatamento
Ação civil pública ambiental interposta em face de agricultores que não respeitaram as regras em
Ação civil pública para proteção de bem cultural
Denúncia de rancho de pesca em área de preservação permanente
Ação civil pública em face de desmatamento de vegetação nativa
Requerimento de nulidade de auto de infração ambiental
Ação Civil Pública com pedido de liminar contra implantação de gasoduto sem o EIA/ RIMA
Legitimidade para propor ação civil pública de dano ambiental
Ação civil pública decorrente de extração mineral em Município
Dano ambiental por invasão em área de preservação permanente
Requerimento de homologação de acordo entre infrator ambiental e Ministério Público