Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Administrativo Ação indenizatória - Prejuízos causados por transmissão de rádio

Petição - Administrativo - Ação indenizatória - Prejuízos causados por transmissão de rádio


 Total de: 15.244 modelos.

 
A Emissora de rádio, ora requerida, transmitiu informações desairosas e desanimadoras sobre a requerente, sem qualquer justificativa, causando à esta prejuízos da natureza material e moral.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....



......................................, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CGC/MF sob nº ...., sita na Rua .... nº ...., neste ato representada por seu proprietário Sr. .................., (qualificação), inscrito no CPF/MF sob nº ...., residente e domiciliado em ...., por suas procuradoras e advogadas infra-assinado, conforme instrumento de procuração incluso, com escritório profissional sita na Rua .... nº ...., em ...., onde recebem intimações em geral, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 798, c/c 839 e seguintes do Código de Processo Civil, propor a presente

 
AÇÃO INDENIZATÓRIA

contra ..................................., pessoa jurídica de direito privado, sita na Rua .... nº ...., em ...., . pelas razões de fato e de direito a seguir expostas e deduzidas:

1. O representante legal da Requerente, através de um contato telefônico em data de .... de .... de ...., por volta de ....h, foi informado que no programa da emissora supra citada, estavam transmitindo em pleno ar, informações desairosas e desabonadoras sobre a empresa.

2. Imediatamente o proprietário da Requerente sintonizou o rádio na freqüência da Requerida, ocasião em que comprovou o que realmente estava acontecendo.

3. O proprietário da Requerida, procurou imediatamente entrar em contato com locutor da requerida, Sr. ...., solicitando esclarecimentos, pois os meios empregados pelo mesmo, colocavam a empresa por ele administrada em situação vexatória e constrangedora diante dos milhares de ouvintes da emissora.

Entretanto, não conseguiu obter qualquer explicação, uma vez que o funcionário da Requerida, passou a ofendê-lo, alegando que a matéria veiculada por aquele meio de comunicação, tinha sido de âmbito geral em relação às imobiliárias.

Todavia, essa alegação era mendaz, uma vez que a Requerente estava sendo grosseiramente nominada no programa da emissora, conforme comprova a declaração, em anexo.

Através de novo contato telefônico, o proprietário da Requerente dialogou com o Sr. ...., proprietário da Requerida, pedindo a retratação de que fora divulgado.

No entanto, o proprietária da Requerida ofendeu gravemente o representante da Requerente.

Na seqüência, o locutor deu continuidade à programação, difamando ainda mais a empresa, ora Requerente, em pleno ar.. Programação essa, que é ouvida em .... e toda região.

4. Tal procedimento, causou prejuízos imensuráveis ao requerente, eis que colocou em dúvida o seu desempenho profissional, constituindo portanto, grave lesão patrimonial.

A dignidade e a atuação da empresa ora Requerente, foram indiscutivelmente manchadas pelo procedimento da Requerida, razão pela qual deve esta responder pela má repercussão da matéria vinculada na imprensa, cuja retratação desde já se requer.

O poder de informar e noticiar os fatos é permitido pela Constituição Federal, mas devem ser observadas as cautelas legais, para evitar a prática de atos lesivos dos direitos dos cidadãos.

Assiste razão a Requerente, ao pleitear a provisão jurisdicional, pelos danos causados pela Requerida, tendo em vista os reflexos negativos que a transmissão causou para a Empresa, com imensuráveis prejuízos, pois inúmeras pessoas que pretendiam firmar contrato com a Requerente, ao ouvirem ao programa, automaticamente preferiram procurar outra empresa do mesmo ramo.

E não é demais frisar, que a rádio ora Requerida, tem grande audiência, atingindo até mesmo ramo as cidades vizinhas.

Por isso, está patente que a repercussão negativa sobre a pessoa do Requerente foi de forma imensurável e sem possibilidade de se calcular o montante do prejuízo advindo em virtude daquela transmissão radiofônica, prejuízo esse, tal moral como financeiro.

Assim é o entendimento da jurisprudência:

"A Lei 4.117 de 27.08.62, que instituiu o Código Brasileiro de Comunicações, mais explícito (que o art. 1547, parágrafo único, do Código Civil), manda que se repare o dano moral (art. 81) e indica os critérios para a estimação dessa indenização (art. 84). Aliás, o simples fato dessa indenização poder ser fixada pelo juiz em importância maior ou menor prova que não se cuide de ressarcir um dano patrimonial determinado. Também aqui deve-se entender que, existindo difamação, injúria ou calúnia, o legislador presume a ocorrência de prejuízo para o ofendido, presunção que exime a vítima do ônus de provar o dano." (RJTJESP 1/22).

E,

"Responsabilidade civil - Calúnia, injúria e difamação - imprudência no desempenho de função jornalística - Sentido manifestamente equívoco de frases contidas em reportagem de vespertino - Fatos não havidos como ilícitos penais - Obrigatoriedade, porém, de reparação do dano moral - Aplicação da Lei nº 5.250/67." (RJTJESP 27/173).

E ainda,

"Indenização - Responsabilidade Civil - Dano moral - Lei de Imprensa - Veiculação de notícia de forma sensacionalista, envolvendo o nome do autor - Configuração do abuso do direito de informar - arts. 1º, 12 e 49 da Lei Federal nº 5250 de 1967 - Verba devida - Recurso não provido." (TJSP - 2ª C. - Ap. - Rel. Urbano Ruiz-j 2.10.90 - RJTJESP 130/196).

Por tudo isso, a condenação que deve sofrer a Requerida no presente feito é calculada no seu grau máximo, levando-se em consideração que a amplitude de recuperação negativa prolatada por força daquela transmissão dolosa, capaz de denegrir cada vez mais a imagem da Requerida.

O entendimento da Professora Maria Helena Diniz, ao defender sua tese a respeito do "quantum" indenizatório, é o seguinte:

"Na reparação do dano moral o juiz determina, por eqüidade, levando em conta as circunstâncias de cada caso, o quantum da indenização devida, que deverá corresponder à lesão, e não ser equivalente, por ser possível tal equivalência."

Ademais, é essencial para a fixação do valor, a sua aproximação da realidade fática do caso concreto, levando em conta a extensão do dano e das condições sócio-econômicas da vítima e do ofensor.

É perfeitamente admissível, o pedido de indenização pelos danos causados à Requerente, em decorrência da manifestação ocorrida no programa da rádio ora Requerida, visto que a mesma acarretou graves abalos em seu conceito no mercado imobiliário, uma vez que restou cabalmente comprovada a ofensa ao direito à honra e a imagem.

Face ao exposto, requer-se digne Vossa Excelência em acolher o presente pedido, para ao final condenar a Requerida no pagamento de uma indenização, equiparada ao grau máximo de dano de ordem econômica e moral sofridos pela Requerente, a ser arbitrado por esse V. Juízo, honorários advocatícios, custas processuais e demais cominações legais.

Requer que Vossa Excelência, determine que a Requerida proceda a retratação das ofensas proferidas, no mesmo horário em que foi veiculada a malfadada transmissão.
Requer a citação da Requerida, no endereço acima indicado, na pessoa de seu representante legal, para, querendo, poder no prazo legal, contestar a presente ação, sob pena de revelia e confissão quanto a matéria de fato.

Protesta provar o alegado, por todos os meios de prova em direito admitidos, notadamente pelo depoimento pessoal do representante legal da Requerida, que desde já fica requerido, sob pena de confitente, juntada posterior de outros que se fizerem necessários para a elucidação dos fatos, oitiva de testemunhas, cujo rol segue anexo, perícias e outros meios de provas que se fizerem necessários para a elucidação dos fatos.

Requer-se seja o presente distribuído por dependência aos autos nº ...., de Busca e Apreensão da .... Vara Cível de ....

Dá-se à causa o valor de R$ .... (....) para fins de alçada.

Nestes termos,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

...................
Advogado OAB/...

Veja mais modelos de documentos de: Petição - Administrativo
Pedido de declaração de nulidade do ato de exoneração, com a reintegração ao cargo de funcionário
Ação de repetição de indébito, ante o pagamento de valores indevidos de tarifa de consumo de ener
Contra-razões de recurso adesivo em ação de desapropriação
Contestação à ação referente a improbidade administrativa (02)
Reclamação proposta contra o Governo, em decorrência de nulidade de provimento para cargo de dele
Impugnação de planilha de custas por parte de expropriante
Defesa administrativa de auto de infração de trânsito pela falta de utilização de cinto de segura
Informações em mandado de segurança, sob alegação de ilegitimidade passiva
Ação de improbidade administrativa
Impetração de mandado de segurança em face de autoridade municipal
Contestação em ação anulatória de ato jurídico
Ação rescisória, alegando-se violação à Constituição Federal