Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trabalhista Reclamatória trabalhista de motorista

Petição - Trabalhista - Reclamatória trabalhista de motorista


 Total de: 15.244 modelos.

 

MOTORISTA - INICIAL - VÁRIOS PEDIDOS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA _________

RECLAMATÓRIA TRABALHISTA contra

_________, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº _________, sita na Rua _________, nº ____, Bairro _________, CEP _________, _________, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos:

1. DADOS DA CONTRATUALIDADE

1.1. O autor foi admitido na ré no dia ___ de _________ de _____, como MOTORISTA.

1.2. Na data de ___ de _________ de _____ foi dispensado sem justa causa, como se aufere no termo de rescisão anexo (doc. 02)

1.3. Sua última e maior remuneração foi de R$ _________ mensais.

2. REPOUSOS SEMANAIS REMUNERADOS E FERIADOS TRABALHADOS

O reclamante cumpria jornada de trabalho extra em pelo menos três domingos mensais e nos feriados, laborando em média 9h20min diárias, sem compensação do dia e sem perceber a devida contraprestação.

A Lei nº 605/49 no seu artigo 9º determina o pagamento dobrado ao trabalho exercido em feriados. A jurisprudência dominante segue o mesmo entendimento do pagamento dobrado para os domingos:

"O trabalho em dia de repouso vem remunerado, primeiramente, pelo salário pago em relação a todo mês (...). Se houver trabalho nesse dia, além do pagamento já incluído no salário, o empregado terá direito ao pagamento correspondente ao salário do dia."

(Voto do Rel. Min. Manoel Mendes de Freitas, Ac. 3ª T 2.519/95 - TST-RR 115.180/94.5 - DJU 30.06.95 - Síntese Trabalhista nº 75, pág. 43).

Cabe pois ao reclamante o pagamento de horas trabalhadas nos dias de repouso semanal e feriados, durante toda a contratualidade, com incidência nos cálculos de férias com mais 1/3, 13º salário, aviso prévio e FGTS com + 40%.

3. PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS

O acordo coletivo da categoria, em sua cláusula 2.5. (doc. anexo), determina a jornada máxima permitida de 7h20min para os motoristas.

Ocorre que a jornada diária de trabalho do autor nunca era inferior a 9h20min, sendo que as horas extras trabalhadas nos domingos e feriados não tiveram a devida remuneração e tampouco o adicional de 50% do valor normal.

4. INSS

Quanto ao desconto previdenciário do empregado reclamante, deve ficar exclusivamente a cargo da ré, ante o que dita o art. 33, parágrafo 5º, da Lei n. 8.212/91.

5. IMPOSTO DE RENDA

São de exclusivo encargo da ré eventuais incidências de imposto de renda sobre o valor de acordo ou valor apurado em liquidação de sentença trabalhista, consoante lapidar ementa jurisprudencial a seguir transcrita:

"Havendo incidência de IRPF, a mesma deverá ser suportada pela rda., exclusivamente, não sendo cabível a dedução do valor respectivo do crédito devido ao reclamante, por não pagos os valores nas épocas próprias (Lei 8.541/92, art. 46; art. 159 do Código Civil; art. 45, parágrafo único, do Código Tributário Nacional; artigos 517 e 576 do Regulamento do Imposto de Renda e art. 203 do Código Penal)."

(in SÍNTESE TRABALHISTA, Editora Síntese Trabalhista Ltda., fevereiro/96, pág. 114).

6. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS OU ASSISTENCIAIS

Postula a condenação da ré ao pagamento de honorários advocatícios, conforme art. 133 da CF/88 e na forma da Lei 8.906/94, art. 1º, inc. I, e arts. 22 a 24, e art. 20 do CPC, no percentual de 20% do total que for apurado em seu favor, em liquidação de sentença, ou o pagamento de honorários assistenciais, no percentual de 20% da condenação.

Pede a concessão dos benefícios da JUSTIÇA GRATUITA e de ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA vez que não pode demandar sem prejuízo do sustento próprio e da sua família, firmando declaração de pobreza, sob as penas da lei (doc. 03).

7.Ante o exposto, RECLAMA:

a) o pagamento de horas trabalhadas nos dias de repouso semanal e feriados, durante toda a contratualidade, com incidência nos cálculos de férias com mais 1/3, 13º salário, aviso prévio e FGTS com + 40%;

b) o pagamento de no mínimo duas horas extras diárias trabalhadas nos domingos e feriados acrescidas de 50%, com incidência nos cálculos de férias com mais 1/3, 13º salário, aviso prévio e FGTS com + 40%;

c) recolhimento das contribuições previdenciárias, sem qualquer desconto ao reclamante;

d) recolhimento do Imposto de Renda, a cargo exclusivo da ré, observada a retenção que acaso couber, mês a mês, com as deduções e isenções legais;

e) o pagamento de honorários sucumbências, no percentual de 20% da condenação ou acordo, ou, sucessivamente, de honorários de assistência judiciária;

f) tudo a apurar em liquidação de sentença, com correção monetária e juros legais.

POSTO ISTO, requer se digne V. Exa. receber a presente, mandando citar a empresa ré, na pessoa de seu representante legal, para que compareça à audiência de conciliação, instrução e julgamento e que, não havendo acordo, conteste, querendo, a presente reclamatória, sob as penas da revelia e confissão.

Protesta provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente a ouvida de testemunhas, além de prova documental e realização de perícia contábil, sem prejuízo de outras que se fizerem necessárias.

Requer ainda que a reclamada junte aos autos os cartões-ponto e as fichas diárias do reclamante de todo o pacto laboral, sob pena de confissão.

E finalmente, requer a CONDENAÇÃO da empresa ré em todos os pedidos formulados.

Valor da causa: R$ _________, para fixação de graus de jurisdição.

Nestes termos,

Pede e espera deferimento.

_________, ____ de _________ de ______.

Advogado

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trabalhista
Reclamatória trabalhista com pedido de anotação da CTPS, depósito ou pagamento do FGTS durante to
Reclamatória trabalhista interposta por atleta profissional
Pedido de expedição de alvará judicial para recebimento de valores de verbas trabalhistas
Extração de carta de sentença de reclamatória trabalhista
Ausência de acúmulo de funções
Interposição de agravo de petição, tendo em vista a falta de intimação do executado a respeito de
Aviso prévio indenizado de auxiliar de expedição
Requerimento de homologação de acordo em reclamatória trabalhista
Reclamatória trabalhista pelo rito sumaríssimo, pugnando, o vendedor, pelo pagamento de comissões
Contra-razões de agravo de instrumento, interposto ante ao indeferimento de expedição de ofícios
Requer a dilação de prazo (Área trabalhista)
Recurso de revista de violação de lei