Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Sucessões Pedido de abertura de inventário negativo, interposta para que a requerente possa receber os valores devidos a seu falecido marido

Petição - Sucessões - Pedido de abertura de inventário negativo, interposta para que a requerente possa receber os valores devidos a seu falecido marido


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de abertura de inventário negativo, interposta para que a requerente possa receber os valores devidos a seu falecido marido, na Justiça do Trabalho.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

ABERTURA DE INVENTÁRIO NEGATIVO

pelo falecimento de seu marido, em data de ..... de ......... de ......(certidão de óbito em anexo), na cidade de ........, Estado......, sem deixar testamento ou qualquer disposição de última vontade, INEXISTENTES BENS A PARTILHAR.

DOS FATOS

Deixa o "de cujus" um herdeiro menor: .......

Esclarece-se que, mesmo com a inexistência de bens a partilhar, o "interesse jurídico" pela abertura do inventário desprende-se da existência de reclamação trabalhista em trâmite junto a ...a Vara do Trabalho de................., em que a requerente, enquanto "administradora provisória" do espólio (entre aspas, em decorrência da inexistência de bens atuais a partilhar), moveu contra a empresa onde labutava o falecido.

DO DIREITO

Em que pese a disposição da Lei 6.858/80, que claramente prevê o levantamento de verbas sociais independente de arrolamento ou inventário, a meritíssima julgadora entendeu com fulcro na mesma norma, que a abertura de inventário se impõe, exigindo a certidão de nomeação da então representante legal do espólio, sob pena de extinção do feito sem julgamento do mérito, por defeito de representação (ata de audiência em anexo). Ainda que esposemos com entendimento totalmente diverso, optamos pela abertura do inventário, na forma aqui emoldurada, porque do sucesso daquela demanda trabalhista depende o gozo de direitos previdenciários (pensão), inexorável à sobrevivência da família.

Esclarece-se ainda, que a requerente é pessoa simples, sem instrução, razão pela qual entendia que, não havendo bens, não haveria a necessidade de inventário, e socialmente carente, não dispondo de recursos econômicos, sem prejuízo da sobrevivência de sua família, declarando o patrono da petição, com vistas às sanções legais, cíveis ou criminais, estar prestando seus serviços, no tocante a este feito, sem a cobrança de honorários de qualquer espécie, portanto gratuitamente, razões pelas quais...

DOS PEDIDOS

Requer, lhe seja concedido o benefício da Justiça Gratuita, bem como, "ad cautelam", a isenção do pagamento da multa, caso exigível, em razão de extrapolar o prazo legal para a requisição da abertura do inventário, declarando desde já não possuir recursos para arcar com as despesas do processo e honorários advocatícios, declarando o advogado abaixo subscrito, sob as penas da lei, que aceita o encargo, e que o serviço é prestado integral e gratuitamente.

Requer ainda seja nomeada a peticionária supra identificada, como inventariante, de conformidade com o disposto no artigo 990,I, do Código de Processo Civil, comprometendo-se a firmar o respectivo termo e prestar, em sendo necessário (ou ratificar) as declarações no prazo legal, protestando por todos os meios de provas admitidas em direito.

Dá-se à causa o valor de R$ ......

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Sucessões
Contestação à ação de alienação judicial de coisa comum, manifestando o réu a vontade da venda do
Petição em autos de inventário, requerendo transformação para o rito de arrolamento
Pedido de abertura de inventário bens deixados (03)
Ação de alienação judicial de coisa comum
Pedido de expedição de alvará judicial, para fins de levantamento de valores depositados em cader
Pedido de abertura de inventário e partilha
Pedido de arrolamento de bens
Inventário sob o rito de arrolamento
Pedido de expedição de alvará judicial, para levantamento de valores depositados em caderneta de
Requerimento de inventário e partilha de bens, por parte de representante legal dos menores
Inventário na forma de arrolamento
Informações, por parte de inventariante, acerca de bens e herdeiros do espólio