Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Defesa preliminar de atipicidade

Petição - Penal - Defesa preliminar de atipicidade


 Total de: 15.244 modelos.

 

DEFESA PRELIMINAR - LEI Nº 10409-02 - ATIPICIDADE - CONSUMIDOR DE SUBSTÂNCIA ENTORPECENTE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _______________ (____).

processo-crime n.º ___________________

objeto: defesa preliminar à luz da Lei n.º 10.409/02.

____________________, brasileiro, solteiro, católico, pedreiro, residente e domiciliado na Rua ___________ n.º ____, Bairro _______________, atualmente, constrito junto a ___________, pelo Defensor Público subfirmado, vem, com todo acatamento e respeito a presença de Vossa Excelência, oferecer, as presente defesa preliminar, na esteira do artigo 38, § 1º da Lei n.º 10.409 de 11 de janeiro de 2.002, aduzindo o quanto segue:

INÉPCIA DA DENÚNCIA: ATIPICIDADE E FALTA DE JUSTA CAUSA À PERSECUÇÃO CRIMINAL.

Segundo reluz do elementos granjeados durante o fabrico da inquérito policial, salta aos olhos que a conduta testilhada pelo réu não se amolda a traficância, como apregoado pela peça portal coativa.

O próprio dono da lide, deixa entrever que a droga encontrada com o réu era para seu próprio consumo, quanto afirma à folha __:

"... Evidentemente se trata de pequeno tráfico, provavelmente para mantença do consumo."(SIC)!

Efetivamente, segundo reluz das informações sobre a vida pregressa do réu à folha ___, temos que o mesmo possui dependência a narcóticos, tendo no dia do fato, consumido um cigarro de maconha.

Ora, sendo dado incontroverso que o réu era como é dependente de psicotóxicos, perpassa como uma obviedade rotunda, que a droga apreenda destinava-se, única e exclusivamente, a seu consumo. Conclusão inversa, afronta a lógica e o bom senso de quem ainda o conserva.

Neste norte é a mais abalizada e cobiçada jurisprudência, parida pelos pretórios pátrios:

"PROVA TÃO SOMENTE DA APREENSÃO DO TÓXICO - INSUFICIÊNCIA PARA CONFIGURAR O COMÉRCIO - DESCLASSIFICAÇÃO PARA POSSE DE ENTORPECENTE - RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO"

"Não basta a apreensão - seja de que quantidade for - de material entorpecente, para a caracterização do tráfico, sendo necessário um mínimo de outros elementos formadores de convencimento" (TJSP - AC 125/764-3/9. Rel. RENATO NALINI, in RT 693/338 e RJTJSP 136/495) No mesmo sentido: RT 518/378, 671/368 e RJTJSP 124/511, 139/270-290)

Mais, se forem avaliados e sopesados os depoimentos dos milicianos, que efetuaram a prisão do réu, vislumbra-se que o mesmo foi abordado quanto deambulava pelo passeio público, inexistindo qualquer resquício, por menor que seja, que o mesmo estivesse traficando, mesmo porque não foi surpreendido vendendo a droga, a qual, de resto, destinava-se a fomentar seu vício, uma vez que é dependente.

Do policial militar, _____________ à folha ____, colhe-se o seguinte depoimento:

"... estavam de patrulhamento de rotina. Quanto no local do fato, que considerado venda de drogas, encontraram o indiciado na via pública. Abordaram o indiciado e encontraram no bolso dianteiro, lado direito, do abrigo, preto, dez embrulhos de plástico branco, contendo uma erva com semelhança a droga conhecida por maconha. Diante da apreensão foi dado voz de prisão em flagrante ao indiciado...."

"...O indiciado alegou que encontrou a droga apreendia na via pública, isso num gramado. O indiciado alegou que era viciado e a droga seria para o seu consumo..."

Do policial militar, _______________, à folha __, colhe-se o seguinte depoimento:

"... avistaram o indicado caminhando na via pública. Abordaram o indiciado e encontraram no bolso dianteiro, lado direito, do abrigo preto, dez embrulhos contendo erva semelhante a droga conhecida por maconha...."

"...O indiciado alegou que a droga apreendida seria para o seu consumo."

A tudo agrega-se, no intuito de lançar-se ao descrédito a peça inaugural, a divergência existente entre a quantidade cannabis sativa, consignada na denúncia igual a 21(vinte e uma) gramas, com a constante do laudo pericial de folha ____, o qual aponta a quantidade de 5,425 (cinco gramas e quatrocentos e vinte e cinco miligramas), de material arrestado e submetido a perícia.

Temos, pois, como dado insopitável, que o material apreendido resume-se a 5,425 gramas, haja vista, que somente este teve atestado sua idoneidade toxicológica, imprescindível, para aquilatar-se e positivar-se a própria materialidade da infração, ou seja, de que o material é tóxico e não atóxico.

Assim, impossível é receber-se a denúncia, na forma em que vazada, haja vista, que a mesma se encontra-se alicerçada em premissas dúbias e ambíguas, em descompasso profundo com os elementos de prova coligidos na fase inquisitorial, ao imputar fato atípico ao réu, com o que deverá ser repelida em sua natividade, consoante recomenda e preconiza a nova lei regente da matéria.

POSTO ISTO, REQUER:

I.- Seja rejeitada a denúncia, uma vez que imputa ao réu fato atípico, qual seja, a mercancia de substância entorpecente - tendo sempre em linha de conta que inexistindo tipicidade não pode haver persecução criminal, por ausência de justa causa - o que se vindica tem por suporte as razões expendidas linhas volvidas, destacando-se a divergência abissal entre a quantidade de substância tóxica lançadas na peça ovo (= 21g) e a aferida para efeito da materialidade (= 5,425g) pelo laudo n.º ____________, à folha ___.

II.- Na remota, improvável e longínqua hipótese de ser recebida a denúncia, protesta pela inquirição das testemunhas abaixo, mediante prévia intimação pelo S.º Oficial de Justiça:

1.) ___________________;

2.) ___________________;

3.) ___________________.

Nesses Termos

Pede Deferimento.

_______________, em ___ de ____________ de 2.0__.

______________________________
DEFENSOR PÚBLICO TITULAR

OAB/UF ________________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Pedido de abertura de inquérito policial, ante ao crime de estelionato
Arquivamento de inquérito policial por parte de membro do Ministério Público, em razão da inimput
Pedido de liberdade provisória ou alternativamente, relaxamento de prisão em favor do requerente
Ação rescisória penal
Defesa prévia, na qual o réu alega insuficiência de provas colhidas em instrução criminal para co
Habeas corpus com pedido de liminar, impetrado para expedição de alvará de soltura à paciente
Alegações finais em processo-crime, alegando-se falta de provas para condenação do réu
Oferecimento de queixa-crime em face de estupro
Nulidade de auto de prisão em flagrante de réu primário
Defesa prévia sob alegação de que não participou de crime de homicídio
Pedido de abertura de inquérito policial perante a Delegacia da Mulher, em face de lesões corpora
Requer a reapreciação da matéria objeto do litígio (01)