Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Penal Contra-razões de receptação dolosa

Petição - Penal - Contra-razões de receptação dolosa


 Total de: 15.244 modelos.

 

CONTRA-RAZÕES - RECEPTAÇÃO DOLOSA - ABSOLVIÇÃO - FALTA DE PROVAS

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _________

Processo nº _________

Objeto: oferecimento de contra-razões

_________, devidamente qualificado, pelo Defensor subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, no prazo legal, por força do artigo 600 do Código de Processo Penal, ofertar as presentes contra-razões ao recurso de apelação de que fautor o assistente da acusação, propugnando pela manutenção integral da decisão injustamente reprovada.

ANTE AO EXPOSTO, REQUER:

I.- Recebimento das inclusas contra-razões, remetendo-se, após os autos à superior instância, para a devida e necessária reapreciação da temática alvo de férreo litígio.

Nesses Termos

Pede Deferimento

_________, ____ de _________ de _____.

DEFENSOR

OAB/

EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _________

COLENDA CÂMARA JULGADORA

ÍNCLITO RELATOR

CONTRA-RAZÕES AO RECURSO DE APELAÇÃO FORMULADAS POR: _________

Em que pese o brilho das razões elencadas pelo Doutor Promotor de Justiça que subscreve a peça de irresignação estampada à folhas __ até __ dos autos, tem-se, que a mesma não deverá vingar em seu desiderato mor, qual seja, o de obter a reforma da sentença que discricionariamente hostiliza, porquanto o decisum de primeiro grau de jurisdição é impassível de censura, haja vista, que analisou como rara percuciência, proficiência e imparcialidade o conjunto probatório hospedado pela demanda, outorgando o único veredicto possível e factível, uma vez sopesada e aquilatada a prova parida no crisol do contraditório.

Postula, o honorável integrante do MINISTÉRIO PÚBLICO, pela revisão da sentença, entendendo ter cometido o recorrido, o delito de receptação dolosa.

Entrementes, ousa o apelado, divergir, pela raiz, do postulado Ministerial, porquanto, se for perscrutada com a devida imparcialidade a prova que jaz hospedada pela demanda, tem-se que a mesma é sofrível e altamente defectível, para roborar a denúncia, visto indemonstrado o quesito alusivo a ciência pelo recorrido da origem viciosa da res.

Demais, no caso in exame, o recorrido nega de forma concludente e peremptória que tivesse adquirido de terceiro indigitado automotor.

Nas palavras literais do réu à folha ___: "Que não é verdadeira a imputação que lhe é feita. Relata que estava com o veículo, não sabia que o veículo era objeto de furto, tendo apanhado o veículo com um conhecido chamado 'beiço' ex-presidiário, sendo que estava com o veículo apenas para levar roupa para lavar..."

A simples circunstância, de a prova testemunhal, apontar que o mesmo encontrava-se dirigindo, não é suficiente para delatar tenha este adquirido indigitado automotor. A posse outorgada por terceiro, de um bem, ao réu, para do mesmo servir-se momentaneamente, não autoriza a ilação de que o apelado o tenha recebido como seu.

Donde, inexistente a prova de ter o réu adquirido e ou recebido o bem furtado, bem como ausente a prova de que tivesse conhecimento da origem falsa deste, impossível é dar-se respaldo de prossecução ao recurso, como vindicado, data máxima vênia, de forma equivocada, pelo Senhor da ação penal pública.

Aliás, até a presente data, sequer apurou-se quem teria, pretensamente transmitido dito bem ao réu, com o que resta descaracterizado o tipo reitor da receptação.

Nesse norte é a mais abalizada jurisprudência que jorra dos tribunais pátrios, digna de decalque face sua extrema pertinência ao caso em debate:

"O crime de receptação dolosa (art. 180 caput do Código Penal) pressupõe crime antecedente e o receptador não pode ser responsabilizado sem que definitivamente se declare a existência deste pressuposto. Pressupõe, ainda, o conhecimento pelo acusado da origem criminosa da coisa e identificação da pessoa que transmitiu o bem. Sem tais elementos é impossível a caracterização do delito" RT: 663/293

"Para que alguém responda por receptação dolosa é indispensável que tenha prévia ciência de que a coisa que recebe tem origem criminosa" RT: 592/353

Destarte, a sentença injustamente repreendida pelo dono da lide, deverá ser preservada em sua integralidade, missão, esta, confiada e reservada aos Cultos e Doutos Desembargadores que compõem essa Augusta Câmara Criminal.

ISTO POSTO, pugna e vindica o recorrido, seja negado trânsito ao recurso interposto pelo Senhor da ação penal pública incondicionada, mantendo-se intangível a sentença de primeiro grau de jurisdição, pelos seus próprios e judiciosos fundamentos, com o que estar-se-á, realizando, assegurando e perfazendo-se, na gênese do verbo, o primado da mais lídima e genuína JUSTIÇA!

_________, ____ de _________ de _____.

DEFENSOR

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Penal
Requer a reapreciação da matéria objeto do litígio (02)
Contra-razões de delação
Impetração de habeas corpus, em face de fixação de regime mais repressivo pelo juízo "a quo", em
Recurso de apelação, sob alegação de falta de provas para condenação por crime de roubo
Pedido de habeas corpus para revogar ordem de prisão preventiva
Requerimento para realização de exame de cessação de periculosidade com relação ao réu
Interposição de alegações finais por parte do Ministério Público
Recurso especial em face de negativa de vigência do art. 44 do Código Penal
Recurso e razões de reincidência de pena abaixo do mínimo
Alegações finais de três versões de ato infracional de adolecente
Procuração de poderes para atuação como assistente do ministério público
Contra-razões de apelação, nas quais os réus pugnam pela manutenção da sentença que entendeu pela