Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Família Pedido de restituição de prazo recursal, em face de indução em erro, ante informação constante do sistema

Petição - Família - Pedido de restituição de prazo recursal, em face de indução em erro, ante informação constante do sistema


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de restituição de prazo recursal, em face de indução em erro, ante informação constante do sistema.

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA COMARCA DE .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., nos autos supracitados de AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE C/C ALIMENTOS que lhe propõe ....., brasileiro (a), menor impúbere, representado por sua mãe...., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por seu advogado infra-assinado (mandato de fls.), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor e requerer o que segue.

DOS FATOS

O patrono do requerido foi intimado da r. sentença por AR, por meio do Ofício n. .....

Ocorre que, desde a intimação, o subscritor da petição, tem consultado o andamento do processo via Internet para verificar quando se daria o início do prazo para Recurso, que se daria com a juntada do AR e, até a data de...., o AR não havia sido juntado , porém em ...., ao verificar o andamento do processo constatou a juntada de AR no dia ...., de forma retroativa, pois no extrato do dia ...., nada constava a esse respeito, atitude essa, que causou prejuízo ao Requerido, porque confiou no sistema, mas na verdade o impediu da praticar o ato processual dentro do prazo legal.

Constata-se que a Secretaria da Vara lançou as fases do processo no presente com data retroativa, cujo ato, a legislação reputa de justa causa, por ser um evento imprevisto, alheio a vontade da parte, pois impede-o de praticar o ato - § 1º, do Art. 183, do CPC. Ocorrendo isso, cabe ao Juiz designar novo prazo para que a parte lesada pratique o ato.

DO DIREITO

Diante dessa justa causa é inevitável a devolução do prazo para protocolar o Recurso de Apelação, o qual é previsto em legislação e corroborado pelo STJ, da 1ª Turma, REsp 390.561-PR, rel. Min. Humberto Gomes de Barros, j. 18.6.02, in verbis:

“Informações prestadas pela rede de computadores operada pelo Poder Judiciário são oficiais e merecem confiança. Bem por isso, eventual erro nelas cometidos constitui ‘evento imprevisto, alheio à vontade da parte e que a empediu de pratica o ato’. Reputa-se, assim, ‘justa causa’ (CPC, art. 183, § 1º, fazendo com que o juiz permita a prática do ato, no prazo que assinar (art. 183, § 2º).

DOS PEDIDOS

Assim, com amparo na legislação e jurisprudência, o Requerido requer seja devolvido o prazo para recurso de apelação, por estar presentes o justo motivo de impedí-lo de praticar o ato.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Família
Ação de separação judicial consensual (02)
Pedido de declaração de negativa de paternidade, em face da vida promíscua de ex-companheira
Ação cautelar de arrolamento de bens (01)
Medida cautelar de arrolamento de bens para conservação de patrimônio, em face de separação de fa
Ação revisional de pensão alimentícia, tendo em vista dificuldades financeiras por parte do alime
Pedido de conversão de separação judicial em divórcio (03)
Medida cautelar de protesto contra alienação de bens, a fim de preservar a meação de cônjuge vira
Ação de separação judicial litigiosa (01)
Dissolução de união estável cumulada com pedido de pensão alimentícia para filho menor
Pedido de adoção de menor
Pedido de alimentos em prol de filho menor
Trata-se de separação consensual em que não há patrimônio e nem prole, retornando a mulher à util