Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Consumidor Impugnação à contestação em ação de rescisão de contrato de compra e venda

Petição - Consumidor - Impugnação à contestação em ação de rescisão de contrato de compra e venda


 Total de: 15.244 modelos.

 
Impugnação à contestação em ação de rescisão de contrato de compra e venda.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos em que contende com ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

IMPUGNAÇÃO À CONTESTAÇÃO

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

Em suas alegações a Ré denuncia à lide a empresa .............., sob a alegação de que a mesma teria se sub-rogado nos direitos e obrigações decorrentes do contrato do Autor e, ao mesmo tempo, alega a necessidade de litisconsórcio necessário, pugnando em razão deste fato pela carência da ação. Verifica-se, no entanto, que a própria Ré teria sanado eventual irregularidade no polo passivo da Ação ao denunciar à lide a empresa ................. Assim sendo, não merece acolhida a pretensão da Ré de extinção do processo por carência da ação, mesmo porque esta confunde condições da ação com pressupostos processuais.

Por outro lado, a Ré, ora contestante, afirma que por tratar-se de direito real deveria haver a outorga uxória para a propositura da presente Ação.

Contudo, não lhe assiste razão haja vista que o contrato efetuado entre as partes não foi registrado no competente registro imobiliário da transmissão do bem, conforme exige o nosso ordenamento jurídico para a transferência de propriedade de bem imóvel por ato inter vivos (art. 1245 do NCCB).

Estabelece o art. 1245 do Novo Código Civil Brasileiro:

Art. 1245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante registro do título translativo no Registro de Imóveis.

Portanto, se não houve a transcrição no registro imobiliário não houve a transmissão da propriedade imóvel e, assim sendo, posto que antes da transcrição, o alienante continua a ser tido como proprietário do imóvel e o adquirente, que se conformou com um simples contrato de compra e venda, ainda que público ou particular, não passa de mero credor, com direito tão-somente a ação pessoal.

Neste sentido temos a lição de Maria Helena Diniz em sua obra Código Civil Anotado, São Paulo, Editora Saraiva, 1995(Obs: Doutrina com base no Código Civil de 1916):

"Será titular do direito apenas aquele em cujo nome estiver transcrita a propriedade imóvel ou inscrito o ônus real que recair sobre o bem de raiz.

...

Sem o registro não se terá qualquer transferência de propriedade. Devem ser, portanto, registrados os seguintes negócios jurídicos, para que se opere a aquisição da propriedade imobiliária: compromisso irretratável de compra e venda, compra e venda, dação em pagamento, doação, permuta, transação em que entre imóvel estranho ao litígio etc.

...

Os negócios jurídicos, as sentenças que adjudicarem bens de raiz em pagamento de dívida da herança, as arrematações e adjudicações em hasta pública não são hábeis para transferir, por si, o domínio do imóvel, uma vez que no direito brasileiro, a propriedade apenas transferir-se-á a partir do instante em que o título translativo do domínio for efetivamente registrado na circunscrição imobiliária competente. A data da transferência da propriedade é a data do registro e não a do título."(o grifo é nosso)

A jurisprudência pátria tem se mantido firme neste sentido, conforme se depreende dos acórdãos a seguir transcritos, extraídos do Vade Mecum Jurídico Eletrônico:

306023 - EMBARGOS DE TERCEIRO - CESSIONÁRIOS DE DIREITOS DE UM APARTAMENTO PENHORADO EM PROCESSO DE EXECUÇÃO - O bem penhorado estava inscrito em nome do executado, no Registro de Imóveis. Súmula 621. Promessa de compra e venda de imóvel não inscrita no Registro de Imóveis. Não pode ser desconstituída penhora de imóvel objeto de promessa de compra e venda, se esta, ainda que celebrada anteriormente à penhora, não estiver inscrita. Precedentes do STF. Recurso conhecido e provido, para julgar improcedentes os embargos de terceiro.(STF - RE 107.908-8 - SC - 1ª T. - Rel. Min. Néri da Silveira - DJU 27.10.94) (RJ 208/92)

Tanto é assim, que em nenhum momento foi exigida a assinatura da esposa do Autor, quer seja para efetuar o contrato inicial, quer seja para firmar eventuais alterações.

DO MÉRITO:

As alegações da Ré são inverídicas e infundadas e ainda destituídas de qualquer amparo legal, levando a crer que existe um conluio entre as empresas que deveriam edificar a obra para fraudar credores e, assim procedendo, pretendem beneficiar-se de suas próprias torpezas.

A alegação de que a obra não foi edificada no prazo pactuado porque houve as seguintes intempéries: greves, falta de combustível, falta de material de construção e falta de mão de obra, tudo em decorrência do plano real é no mínimo risível. Todas estas intempéries até poderiam justificar algum atraso na construção, se é que tivessem ocorrido, mas nunca um atraso de mais de três anos.

O que se depreende de todo o exposto é que até o presente momento, desde a data da celebração do contrato, já decorreram seis anos e a obra ainda não foi concluída.

As empresas construtoras beneficiaram-se com o dinheiro do Autor sem lhe dar qualquer contrapartida e ainda negam-se a lhe devolver o que lhe é devido, nos exatos termos do que determina o Código de Defesa do Consumidor, em seus artigos já mencionados na inicial.

DOS PEDIDOS

Por questão de brevidade reporta-se o Autor a fundamentação constante da inicial, para reiterar seus pedidos e requerer sejam julgadas improcedentes as alegações da Ré em sua contestação, exceto no que tange a denunciação à lide proposta, devendo a empresa denunciada ser citada para integrar a presente Ação conforme requerido na contestação.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Consumidor
Prazo de carência de plano de saúde
Ação para restituição dobrada de valores indevidamente pagos a título de multa em serviço médico-
Apelação em face de sentença, alegando-se enriquecimento ilícito do consorciado, em detrimento do
Ação civil pública em razão de exclusão de doença em contrato de plano de saúde
Indenização por dano moral
Contestação à ação de reintegração de posse
Pedido de restituição de valores, cumulado com nulidade de cláusula contratual de perda de parcel
Ação cautelar de sustação de protesto para retirada de nome de cadastro de inadimplentes
Dano material por extravio de bagagem
Contestação apresentada à consignação em pagamento, sob alegação de depósito parcial
Ação de fixação de preço de mensalidades escolares
Quitação de débito de mensalidade escolar