Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de anulação de título de crédito e cancelamento de protesto cumulado com indenização por danos morais

Petição - Civil e processo civil - Pedido de anulação de título de crédito e cancelamento de protesto cumulado com indenização por danos morais


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de anulação de título de crédito e cancelamento de protesto cumulado com indenização por danos morais.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º .....,

AÇÃO ANULATÓRIA DE TÍTULO DE CRÉDITO E CANCELAMENTO DE PROTESTO C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

em face de

....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE: COMUNICAÇÃO AO CARTÓRIO DE PROTESTO DE TÍTULOS

Em virtude do protesto que aqui se pretende cancelar, está o autor sofrendo enorme prejuízo moral e creditício.

Um exemplo é o que ocorreu no banco onde o autor mantém, há anos, conta corrente - ..., ao ser por ele comunicado que teve CANCELADO o seu contrato de cheque especial.

O autor NADA DEVE como será abaixo demonstrado e provado, e, no entanto está sofrendo um grande abalo em seu crédito junto aos bancos e outros estabelecimentos comerciais.

Do exposto, requer seja OFICIADO ao .... CARTÓRIO DE PROTESTO DE TÍTULOS para que seja averbado junto ao protesto a existência da presente ação anulatória.

DO MÉRITO

DOS FATOS

O autor é entidade sindical patronal, que, diante da peculiaridade de suas atividades, necessita com freqüência de material gráfico para a divulgação e concretização de seus trabalhos.

Em algumas ocasiões, o autor solicitou os produtos da ré, no que se refere à contratação de fornecimento de impressos em geral, como impressão de Convenção Coletiva de Trabalho, blocos de reversão patronal, entre outros.

No entanto, em data de ... de ... de ..., o autor foi surpreendido com uma correspondência enviada pelo ... Cartório de Protesto de Títulos, que comunicava que o autor seria protestado pelo não pagamento de uma duplicata contra ele, autor, emitida, de n. .../..., com vencimento em ../.../..., no valor de ..., tendo como sacador a ... e portador o Banco ...

O autor imediatamente entrou em contato com a ré para que fosse esclarecida a origem dessa duplicata.

Obviamente a requerida nada pode esclarecer, pois que a duplicata não possuía qualquer origem, e, diante disso, comprometeu-se, a ré, em efetuar o pagamento da mesma junto ao Cartório de Protesto de Títulos, o que a final não ocorreu, acarretando o conseqüente protesto do título, conforme prova a certidão em anexo (doc. ).

Ressalte-se, ainda, que a duplicata teve seu aceite efetuado pela própria empresa ré.

Como acima dito, a duplicata em questão foi emitida sem ter havido a ocorrência de qualquer negócio jurídico entre as partes.

A duplicata é, portanto, simulada, ou em termos mais claros, "fria"!!

DO DIREITO

Vejamos a jurisprudência sobre o assunto:

"Duplicata. Título causal e formal. Emissão que não corresponde a compra e venda mercantil ou prestação de serviços. Nulidade. Ação declaratória procedente. Apelação desprovida."
...
"Como assinala Carlos Fungêncio da Cunha Peixoto (Comentários à Lei das Duplicatas, Forense, 2ª. Ed., 1971, pág. 36), a duplicata pressupõe sempre uma compra e venda mercantil a prazo. Tão marcante é a sua relação com o negócio que lhe deu origem que sua emissão, sem a preexistência deste, constitui crime.

"(Ac. um. Da 4a. C Civ do TJ SC - Ac 37.405 - Rel. Des. Nestor Silveira - j. 5.12.91 - Apte.: Increal Ltda; Apda.: Orion Comercial Ltda. DJSC 28.01.92, p 14 - ementa oficial in Repertório IOB de JURISPRUDÊNCIA, 3/6711, 1992).

Portanto, impõe-se a procedência da ação para declarar a nulidade da duplicata e o cancelamento do protesto.

Como deve ser constatado, o autor NADA DEVE, porque NÃO REALIZOU NENHUM NEGÓCIO JURÍDICO com o réu a embasar a emissão da duplicata aqui em questão.

O protesto indevido da duplicata trouxe e está causando ao autor um enorme prejuízo moral e balo de crédito junto a instituições financeiras e empresas comerciais.

Tal fato é presumível, tendo em vista ser notório que um dos requisitos para se ter crédito, dentre outros, é não estar protestado.

4.4 O artigo 5º inciso X/ CF assim dispõe:

"Art. 5º ...

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação."

Ora, abalada a integridade creditícia do autor, nos termos do que dispõe a Constituição Federal, faz jus a indenização por danos morais.

É o entendimento da jurisprudência dominante sobre o assunto:

RESPONSABILIDADE CIVIL - PROTESTO - TÍTULO PAGO - DANO MORAL
"(...) o dano moral está previsto em nossa Constituição maior, art. 5º, X, estabelecendo que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação"e como disse tão renomado doutrinador Caio Mário, "Destarte, o argumento baseado na ausência de um princípio geral desaparece. E assim, a reparação do dano moral integra-se definitivamente em nosso direito positivo"(sic). A partir disso incorreto afirmar que neste caso caberia somente indenização de cunho patrimonial, indenização essa corretamente negada pelo juízo, já que não houve diminuição patrimonial. Com o título levado a protesto a autora teve sua reputação comercial atingida e seu nome maculado junto à praça, vez que é pessoa jurídica de direito privado. (omissis)."
(grifo nosso)

(Ac um 1a. CC do TJSP-AC 209.634-1/0, rel. Des. Álvaro Lazzarini - j. 09.08.94, apte: Banco do Brasil S/A; apda: Comercial W.G.J. de Materiais para Construções Ltda. In Repertório IOB DE JURISPRUDÊNCIA, 3-10054/94)
"DANO MORAL-PROTESTO DE TÍTULO-AÇÃO DECLARATÓRIA - ATO PRATICADO POR EMPRESA MANDATÁRIA-IRRELEVÂNCIA
"Indenização - Dano moral - Protesto de Título - Ação Declaratória - O protesto de título de crédito objeto da ação declaratória de inexistência da relação cambiária, julgada procedente, acarreta par o credor obrigação indenizatória por danos morais, sendo irrelevante, para eximir-se de tal responsabilidade tenha sido o referido ato praticado por empresa à qual foi repassada a cobrança do débito em face de sua qualidade de mandatária."

(Ac. 6a. CC TA MG - Ac 195.508-0 - REL Juiz Pedro Henriques - j. 22.06.95-aptes: Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Sérgio Pinho Valente; apdos: os mesmos; DJ MG 19.10.95, p. 12-ementa oficial in REPERTÓRIO IOB DE JURISPRUDÊNCIA 3-11437/95)
4.7 Sobre a matéria doutrina CARLOS ALBERTO BITTAR, "Reparação Civil por Danos Morais", RT 1993, pág. 202:
"Na concepção moderna da teoria da reparação de danos morais prevalece, de início, a orientação de que a responsabilização do agente se opera por força do simples fato da violação. Com isso, verificado o evento danoso, surge, "ipso facto", a necessidade de reparação, uma vez presentes os pressupostos de direito. Dessa ponderação, emergem duas conseqüências práticas de extraordinária repercussão em favor do lesado: uma, é a dispensa da análise da subjetividade do agente; outra, a desnecessidade de prova de prejuízo em concreto."
(grifo nosso)

Portanto, não há dúvida de que é devida indenização por dano moral.

Tal indenização deverá ser deferida no importe de R$ ..., tendo em vista a gravidade dos fatos e a extensão do dano moral.

DOS PEDIDOS

Do exposto o autor requer:

a) preliminarmente: seja oficiado ao ... Cartório de Protesto de Títulos para que averbe, junto ao protesto, a existência d presente ação anulatória;

b) julgar procedente a ação para:

b.1) declarar a nulidade da duplicata em questão;

b.2) cancelar o protesto junto ao ... Cartório de Protesto de Títulos de ...;

b.3) deferir a indenização por danos morais, no importe de ..., ou em valor a ser arbitrado pelo juízo.

c) citação dos réus, na pessoa de seu representante legal, para contestar a presente, sob pena de revelia e confissão quanto a matéria de fato;

d) produção de todas as provas em direito admitidas, como documental, testemunhal, pericial se necessário for;

e) condenar os réus nas verbas de sucumbência, quais sejam, custas e honorários advocatícios.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Pedido com ar negativo de nova carta
Ação para reparação de danos causados por acidente de trânsito
Ação de indenização por dano moral de protesto indevido
Contra-razões de apelação, em que a empresa aérea alega intuito de enriquecimento ilícito do apel
Pedido de declaração de nulidade de protesto, cumulado com indenização por danos morais
Ação de indenização por danos morais e materiais em face de atropelamento, alegando-se, outrossim
Ação cautelar para afastamento de cônjuge do lar
Pedido de restauração de autos extraviados (02)
Contestação à ação de cobrança (01)
Cobrança de indenização securitária, ante perda de capacidade laborativa
Ação de indenização em decorrência de acidente de trânsito causado pela ré - universidade federal
Ação de despejo pelo não pagamento de aluguéis