Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Manifestação em autos de pedido de expedição de alvará judicial para saque de valores de poupança bancária de filho menor

Petição - Civil e processo civil - Manifestação em autos de pedido de expedição de alvará judicial para saque de valores de poupança bancária de filho menor


 Total de: 15.244 modelos.

 
Manifestação em autos de pedido de expedição de alvará judicial para saque de valores de poupança bancária de filho menor.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), menor, representado por sua mãe ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos de expedição de alvará, à presença de Vossa Excelência manifestar-se sobre o que segue.

DOS FATOS

1) O Peticionário, requereu a esse respeitável juízo que fosse expedido ALVARÁ JUDICIAL autorizando-o a requerer junto ao Banco ......, agência ....... de número ......., a retirada dos valores existentes, correspondentes a R$ ........reais ..........centavos ).

2) Tais valores foram depositados por seu genitor, que falecido em 01 de Junho de 1989, não deixou qualquer outro bem móvel ou imóvel a ser inventariado, apesar do equivoco da assentada da respectiva certidão de óbito ás fls. 15, retro, quando declarada por .......... (funcionária do Cartório do .......... ), em suas declarações arbitrarias, por falta de total conhecimento se havia ou não patrimônio a ser inventariado, pois na ocasião nem ouvida foi a própria família.

3) O fato é que não existe qualquer bem a ser inventariado, e o equivoco, ocorreu na própria tramitação de papéis, como faz prova a DECLARAÇÃO, em anexo (doc.01), firmada pelo próprio Cartório do Uberaba, bem como, não tem nada a opor ou acrescentar quanto a RETIFICAÇÃO de qualquer dado constante do aludido óbito, em função da forma que ocorreu o assento da referida certidão.

4) O fato é que, apesar do equivoco na assentada da certidão de óbito, ás fls. 15, o requerente é quem mantém as despesas da casa, com o salário de R$ 450,00 ( quatrocentos e cinqüenta reais ), conforme faz prova sua CTPS, em anexo ( doc. 02 ), inclusive o sustento de sua genitora, que em função dos freqüentes problemas de saúde não pode trabalhar.

DO DIREITO

Diante disso, a Lei 6.858, de 24 de Novembro de 1980, estipula em seu artigo 2o que, quando não existem outros bens sujeitos a inventário, os saldos bancários e contas de caderneta de poupança até 500 ( quinhentas ) ORTNS, poderão ser levantados via Alvará Judicial, por seus dependentes habilitados perante a Previdência Social ou, na sua falta, por seus herdeiros, obedecendo a ordem de sucessão hereditária da lei civil ( artigo 1o , da referida lei ).

"Parágrafo 1o - As cotas atribuídas a menores ficarão depositadas em caderneta de poupança rendendo juros e correção monetária, e só serão disponíveis após completar 18 anos, salvo autorização do juiz para aquisição de imóvel destinado a residência do menor e de sua família ou para dispêndio necessário à subsistência e educação do menor."

6) É patente que o herdeiro ..... ( .... ANOS DE IDADE ), é o único beneficiário da conta poupança de número ....... do Banco ........agência ........, conforme recibo de depósito e extrato, juntados ás fls. 16/17 dos autos em epígrafe, posto que foi deixada por seu genitor Sr. ......

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer de Vossa Excelência:

a) após a ouvida do digno Representante do Ministério Público, que seja o requerente, via ALVARÁ JUDICIAL, a sacar a importância existente junto ao Banco ........ depositada em conta poupança, em seu nome para sustento próprio e de sua genitora.

b) para provar o alegado, que seja ouvido o menor e sua genitora, e ainda, a própria escrivã do Cartório do ........., a senhora ........ quem firmou a declaração em anexo.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Mandado de segurança impetrado para o fim de atribuição de efeito suspensivo à apelação
Interposição de apelação, por parte de litis denunciada, em ação de indenização por acidente de t
Impugnação aos embargos de terceiro, sob alegação de existência de fraude à execução ante a venda
Contestação à ação de alimentos
Oferecimento de bens à penhora
Contestação à ação de rescisão contratual, sob alegação de litigância de má-fé e ausência de inte
Pedido de declaração de insolvência civil pelos próprios devedores
Ação de reparação de danos decorrentes de acidente de trânsito
Ação popular de contratação ilegal
Ação cautelar de sustação de protesto, tendo em vista que a falta de pagamento foi ocasionada pel
Agravo de instrumento de decisão que indeferiu a impugnação ao valor da causa nos autos de execuç
Contestação à ação de resolução contratual