Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Inventário de reserva de bems nos próprios autos

Petição - Civil e processo civil - Inventário de reserva de bems nos próprios autos


 Total de: 15.244 modelos.

 

INVENTÁRIO - RESERVA DE BENS NOS PRÓPRIOS AUTOS

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________ - UF.

Processo nº

____________, brasileira, solteira, ____________, CPF nº ____________, residente e domiciliada à Rua ____________, n° ___, bairro ____________, CEP ______-___, na cidade de ____________, UF, por seu procurador ao fim assinado, nos termos do incluso instrumento de mandato (Doc. 1), o qual recebe intimações a Rua ____________, n° ___, sala ___, bairro ____________, CEP ______-___, Fone/Fax: (__) ___-______, na cidade de ____________, UF, vem respeitosamente a presença de V. Exª. propor, nos autos do inventário dos bens deixados em virtude do falecimento de ____________, RESERVA DE BENS em seu favor, pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir passa a expor:

1 - A requerente conviveu em regime de união estável com o "de cujus", durante o período de __/__/__ a __/__/__, pretendendo ver reconhecida tal sociedade de fato, para que possa a mesma ter seus direitos reconhecidos, conforme tramita neste MM. Juízo a ação de reconhecimento de união estável, processo nº ___________.

2 - A requerente tem receio de que sem fazer a reserva de bens em seu favor, ao final, poderá sair prejudicada, ocorrendo a frustração do seu direito.

3 - Sua pretensão encontra fundamento no artigo 1.001 do CPC, in verbis:

"Art. 1.001. Aquele que se julgar preterido poderá demandar a sua admissão no inventário, requerendo-o antes da partilha. Ouvidas as partes no prazo de 10 (dez) dias, o juiz decidirá. Se não acolher o pedido, remeterá o requerente para os meios ordinários, mandando reservar, em poder do inventariante, o quinhão do herdeiro excluído, até que se decida o litígio."

3 - A jurisprudência tem admitido tal pedido:

INVENTÁRIO - RESERVA DE BENS - COMPANHEIRA.

A qualidade de herdeira não se aplica à companheira, contudo, para evitar que haja frustração de seu direito, poderá utilizar o disposto no artigo 1001 do Código de Processo Civil.

(Apelação Cível nº 000.161.046-8/00, 1ª Câmara Cível do TJMG, Belo Horizonte, Rel. Des. Garcia Leão. j. 15.02.2000).

Decisão:

Vistos etc., acorda, em Turma a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, incorporando neste o relatório de fls., na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigráficas, à unanimidade de votos, em dar provimento.

PROCESSO DE INVENTÁRIO. AÇÃO DE DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE DE FATO CONTRA O "DE CUJUS". PARTILHA. RESERVA DE BENS PARA ATENDER POSSÍVEL DIREITO DA CONCUBINA DO FALECIDO.

Requerido o inventário do "de cujus" e proposta a ação de dissolução de sociedade de fato pela concubina, no curso e em apenso ao inventário, atingida a fase da partilha, sem julgamento da ação, caso é mesmo de reserva de bens, para atender a possível direito da concubina. Recurso desprovido.

(Agravo nº 139.179/6, 5ª Câmara Cível do TJMG, Belo Horizonte, Rel. Des. Cláudio Costa. j. 06.05.1999).

Decisão:

Vistos etc., acorda, em Turma a Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, incorporando neste o relatório de fls., na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigráficas, à unanimidade de votos, em negar provimento.

INVENTÁRIO. RESERVA DE BENS. CONCUBINA.

Cabível a sedizente concubina formular pedido de reserva de bens no inventário a fim de garantir eventuais direitos que lhe venham a ser deferidos em decorrência do reconhecimento de união estável mantida com o falecido.

Agravo provido em parte, ratificando a decisão liminar no que determinou a reserva de bens.

(Agravo de Instrumento nº 70001045244, 7ª Câmara Cível do TJRS, Sapiranga, Relª. Desª. Maria Berenice Dias. j. 09.08.2000).

INVENTÁRIO. PEDIDO DE RESERVA DE BENS POR PRETENSA COMPANHEIRA DO "DE CUJUS". APLICAÇÃO DO ART. 1001 DO CPC. POSSIBILIDADE, INDEPENDENTEMENTE DO AJUIZAMENTO DE AÇÃO CAUTELAR.

Matéria atinente à alegada indignidade que não foi objeto de apreciação pela decisão agravada não pode ser apreciada neste recurso, sob pena de supressão de grau de jurisdição.

Deram provimento, por maioria.

(Agravo de Instrumento nº 599230877, 7ª Câmara Cível do TJRS, General Câmara, Rel. Des. José Carlos Teixeira Giorgis. j. 09.06.1999).

Isto posto, requer se digne V. Exa. a determinar a reserva de bens em seu favor, nos autos do inventário dos bens deixados pelo "de cujus", ouvindo-se as partes, até final decisão a ser proferida na ação de reconhecimento de união estável.

Nestes Termos,

Pede deferimento.

___________, ___ de ___________ de 20__.

___________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Conflito positivo de competência
Ação de execução fundada em título executivo judicia obrigação personalissima de fazer
Ação de execução de alimentos nos próprios autos
Alvará judicial de levantamento de cardeneta de poupança
Impugnação à contestação, reiterando-se a necessidade de indenização por danos materiais e morais
Ação civil pública proposta em face de veiculação de propaganda enganosa (02)
Argüição de falsidade, sob alegação de preenchimento de contrato após assinatura
Pedido de expedição de alvará judicial para levantamento de valores de FGTS e PIS de trabalhador
Ação de usucapião extraordinária (06)
Embargos à execução, em face de penhora no rosto dos autos, alegando-se excesso de execução
Embargos infringentes no tribunal de justiça
Ação de preferência