Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de ação de anulação de título c/c antecipação de tutela

Petição - Civil e processo civil - Contestação de ação de anulação de título c/c antecipação de tutela


 Total de: 15.244 modelos.

 
Ação de anulação de título c/c antecipação de tutela - contestação

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. VARA JUDICIAL.
COMARCA DE ____________ - ___.
Processo nº
Contestação





____________, brasileiro, viúvo, aposentado, inscrito no CPF sob nº ____________, residente e domiciliado à Rua ____________, nº ___, ____________, ___, CEP ____________, por seu procurador ao fim assinado, o qual recebe intimações no endereço contido no rodapé da presente, vem respeitosamente à presença de V. Exª. apresentar

CONTESTAÇÃO à AÇÃO DE ANULAÇÃO DE TÍTULO C/C ANTECIPAÇÃO DE TUTELA movida por
Posto ____________ LTDA., qualificado nos autos, de acordo com as razões de fato e de direito por meio das quais impugna o pedido do autor, nos termos que seguem:
Não correspondem à verdade os fatos narrados na inicial.
O Requerido, que atualmente conta com setenta e oito (78) anos de idade, é cunhado do proprietário do Posto ____________, Sr. ____________, e, por decorrência, tio dos atuais administradores da referida sociedade ora Autora.
O reduzido patrimônio que nos seus longos anos de trabalho conseguiu reunir resume-se a sua residência, um automóvel ano 1990, e o valor que emprestou a Autora.
A sociedade Autora passava por dificuldades financeiras. Para amenizá-las, o representante da Autora procurou o Requerido e solicitou a concessão do empréstimo.
O referido representante informou ao Requerido que, caso não obtivesse o empréstimo, a sociedade Autora, que serve como fonte de recursos para a manutenção de sua família, viria a falir.
Argumentou no sentido de que ofereceria ao Requerido a mesma remuneração que este obtinha junto a aplicação financeira, e que em pouco tempo devolveria a soma emprestada, motivo pelo qual a concessão do empréstimo não lhe traria qualquer transtorno ou prejuízo.
O Requerido, tendo em vista o apelo de seu cunhado (representante da Autora), com base na confiança decorrente, além da relação de parentesco, de uma estreita amizade; e considerando, ainda, que naquela ocasião não necessitava do dinheiro que estava aplicado, entendeu por bem emprestá-lo.
Tal fato deu-se há aproximadamente seis (6) ou sete (7) anos atrás, não podendo o Requerido precisar a data.
O tempo passou e a Autora não restituiu a quantia emprestada.
Alguns pagamentos parciais foram feitos, mas também novas quantias foram tomadas emprestadas.
Em razão da relação de confiança acima mencionada, o cálculo da evolução da dívida sempre ficou a cargo da contadora da sociedade Autora.
A relação de débito e crédito foi tornada líquida conforme o cálculo elaborada pela mencionada contadora, resultando no valor indicado nas notas promissórias objeto da lide.
As mesmas foram preenchidas pela própria funcionária, e firmadas pelo representante da Autora.
Ocorre que, vencidas as notas, o Requerido procurou a Autora para saldá-las.
Referiu que suas condições financeiras eram precárias, situação que se agravou em razão de despesas decorrentes de seu frágil estado de saúde.
Também a companheira do Autor enfrentou - e ainda enfrenta - sério problema de saúde, com risco inclusive de amputação de membro, sendo que nenhum dos dois (Requerido e sua companheira) têm condições de custear um plano de saúde.
Por outro lado, o Requerido tomou conhecimento de que a situação financeira da Autora estava melhor, e que, em razão de negócios recentemente realizados, disporia da quantia necessária para restituir o valor que tomara emprestado.
Todavia, embora conhecedor da situação do Requerido, e dispondo das condições de efetuar o pagamento, o representante da Autora negou-se a fazê-lo.
Desse modo, não restou outra alternativa ao Requerido senão apontar os títulos, regularmente emitidos e vencidos, a protesto.
Ressalte-se que, conforme acima mencionado, os juros remuneratórios incidentes sobre o valor emprestado sempre foram correspondentes a juros de mercado, tomando por base os valores pagos pelas instituições financeiras quando da captação de recursos.
Tais juros, em momento algum, atingiram o percentual mencionado na inicial (3,5%).
Outrossim, o cálculo de liquidação do débito foi elaborado pela própria Autora, a qual inclusive preencheu as cártulas, pelo que não se sustentam as alegações de excesso no valor apontado a protesto.
Isto Posto, requer:
a) Seja a presente ação julgada totalmente improcedente, sendo a Autora condenada ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios;
b) Conceda-se ao Requerido o benefício da assistência judiciária gratuita eis que não dispõe de condições para pagamento das custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do sustento próprio e de sua família;
c) Protesta pela juntada da declaração de carência e do instrumento de mandato no prazo de dez (10) dias;
d) Protesta ainda, em provar o alegado por todos os meios em direito admitidos, em especial pelo depoimento pessoal do representante da autora e perícia contábil em sua escrituração fiscal, assim como por meio testemunhal, o que desde já requer.

N. T.
P. E. D.
____________, ___ de ____________ de 20__.
P.P. ____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Execução de alimentos com pedido de complementação do depósito
Interposição de medida cautelar inominada para exclusão do nome do autor de serviço de proteção a
Arguição de falsidade
Ação de usucapião em imóvel urbano onde foram construídas benfeitorias
Embargos de devedor, sob alegação de inexistência de negócio jurídico entre as partes
Solicitação de demonstrativo das despesas do condomínio
Contestação à ação de busca e apreensão de bem fiduciariamente alienado, sob alegação de defeito
Impugnação à contestação, sob alegação de inadimplemento contratual do réu
Conflito de competência positivo
Ação revisional de alimentos
Ação de prestação de contas para encerramento de fase probatória
Pedido de renovação de contrato de locação comercial