Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação de ação de regulamentação do direito de visitas

Petição - Civil e processo civil - Contestação de ação de regulamentação do direito de visitas


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DO DIREITO DE VISITAS - CONTESTAÇÃO

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. ___ª VARA DE FAMÍLIA.

COMARCA DE ______________ – ___.

Processo nº

Contestação

______________, qualificada nos autos da AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DO DIREITO DE VISITAS em que contende com ______________, vem respeitosamente, por meio de seu procurador firmatário (proc. fls. ___), o qual recebe intimações no endereço contido no rodapé da presente, apresentar CONTESTAÇÃO, de acordo com as razões de fato e de direito que a seguir passa a expor:

1. Alega o Requerente que desde o nascimento da criança a genitora não teria permitido que a mesma recebesse visitas paternas e que, por esse motivo, se viu impelido a buscar a regulamentação judicial de seu direito.

2. Tal alegação não corresponde a verdade.

3. A Requerida nunca impediu a visitação, ao contrário, sempre a estimulou.

4. De início, cumpre ressaltar que o Requerente manteve com a Requerida, a partir de 1995, um relacionamento extra-conjugal.

5. As partes encontravam-se há quatro (4) meses quando a Requerida engravidou.

6. A esposa do Requerente, Sra. ______________, somente tomou conhecimento do nascimento de ______________ em 1999.

7. Quando soube do fato, separou-se do Requerente.

8. O Requerente e sua esposa permaneceram separados por aproximadamente dois (2) anos (2000/2001), tendo voltado a viver juntos no ano passado (2002).

9. O relacionamento entre Requerente e Requerida foi mantido até um ano atrás (2002), quando o Requerente reatou a convivência com sua esposa.

10. Desde o nascimento da filha ______________, sempre se permitiu ao Requerente que exercesse o direito de visita, o que ocorria em geral uma vez por mês, quando o Requerente comparecia na residência da Requerida; ou seja, sempre que este espontaneamente comparecia para exercer seu direito.

11. Após a decisão provisória de fls. ___, o Requerente visitou a filha em somente três (3) oportunidades, o que demonstra que se a visitação não se dá com maior freqüência, isso se deve ao desinteresse do Autor.

12. Desse modo, não há inconformidade da Contestante com relação à visitação, conforma já se afirmou, carecendo o Requerente, inclusive, de interesse processual.

13. A resistência existe, unicamente, com relação a ser a filha levada para passeio, e, em especial, junto a companhia da esposa do Requerente.

14. O Autor não demonstra ter cautela e diligência necessária no cuidado da filha.

15. De outro lado, há animosidade por parte da esposa do Requerente, que não aceita o relacionamento extraconjugal do marido, e também não aceita conviver com a filha por ele tida em razão desse relacionamento.

16. Além disso, a própria irmã do Requerente, Sra. ______________, já disse à Requerida que a esposa do Requerente "não cuida direito dos próprios filhos".

17. Tais circunstâncias vêm de encontro a preservação do interesse da criança, que ainda não conta com idade suficiente para suportar a resistência que será imposta a sua presença no lar paterno, sendo referido interesse da criança que se busca preservar, evitando-se que sofra tratamento vexatório e constrangedor.

18. Além do descaso e negligência quanto a pessoa da criança, será esta, ainda, alvo de discriminação, o que vai de encontro a proteção de seus direitos, em especial aqueles estabelecidos nos arts. 16, V, e 17 do ECA.

19. Referidas circunstâncias ficarão evidentes por ocasião da realização da prova técnica deferida na audiência de conciliação.

Isto Posto, requer:

a) sejam as visitações reguladas de modo a que se dêem na companhia da Requerida, de forma a preservar os interesses da criança, nos termos do art. 18 do ECA, inclusive sendo revista a decisão de fls. ___ que autorizou não fossem as visitas feitas sob companhia da genitora;

b) determine-se a intimação de representante do Ministério Público;

c) conceda-se a Requerida o benefício da assistência judiciária gratuita, eis que, conforme declaração de fls. ___, não possui condições de arcar com as custas processuais e honorários de advogado sem prejuízo do sustento próprio e de sua família;

d) protesta a Requerida em provar o alegado por todos os meios em direito admitidos;

e) por final sentença, julgue-se improcedente a demanda, condenado-se o Requerente ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

N. T.

P. E. D.

______________, ___ de ______________ de 20__.

P.P. ______________

OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contestação à ação de busca e apreensão, sob alegação de preenchimento abusivo de letra de câmbio
Pedido de dispensa do encargo de curador
Descontituição de contrato e restituição de valores
Ação de despejo por falta de pagamento cumulada com Cobrança de aluguéis
Requerimento para intimação das testemunhas
Ação monitória para cobrança de cheque prescrito (03)
Extinção da execução pelo devedor
Resposta à interpelação judicial relativa à transferência de imóvel
Pedido de reintegração de posse de veículo, em decorrência de inadimplemento contratual
Ação declaratória cumulada com indenização por dano moral referente a protesto indevido de título
Apelação interposta por parte do autor, ante decisão que julgou parcialmente procedente ação de i
Pedido de correção monetária sobre valores de FGTS, em face da Caixa Econômica Federal