Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação à ação regressiva de indenização interposta por seguradora

Petição - Civil e processo civil - Contestação à ação regressiva de indenização interposta por seguradora


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação à ação regressiva de indenização interposta por seguradora, sob alegação de culpa exclusiva do segurado em acidente de trânsito.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO

à AÇÃO interposta por ....., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ....., com sede na Rua ....., n.º ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG nº ..... e do CPF n.º ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

DO CHAMAMENTO AO PROCESSO

Na forma do art. 77-III, do Código de Processo Civil, o primeiro requerido vem requerer a Vossa Excelência, o chamamento ao processo da ...., com sede na Rua .... nº ...., na comarca de ...., pois o veículo do requerido estava coberto pela Apólice de Seguros nº ...., com vigência de .../.../... a .../.../..., com cobertura para danos materiais, inclusive contra terceiros (docs. anexos).

Assim, requer a suspensão do processo, bem assim, a citação da ...., tal como estatuído no artigo 79, na forma do artigo 221-I, do Código de Processo Civil.

DO MÉRITO

No mérito, os fatos não ocorreram com o alegado na inicial, pois foi o condutor do veículo segurado na da Requerente, o causador do acidente.

Assim, o acidente não aconteceu por volta das .... horas, como posto na inicial. Ele ocorreu por culpa exclusiva do Sr. ...., às .... horas, como declarado pelo mesmo quanto apresentou registro de ocorrência de acidentes de trânsito nº ...., no DETRAN, no dia .../.../...

A declaração do condutor do veículo ao plantonista do DETRAN, .... dias depois do acidente, é parcial, mas assim mesmo, cabe destacar dela, o seguinte:

"Conduzia o veículo pela Rua ...., quando chegando próximo ao semáforo da Rua ...., este estava verde e passou para o amarelo ..."

Ora Excelência, a confissão do condutor do veículo segurado da Requerente não deixa nenhuma dúvida quanto à sua culpabilidade, pois declarou e assinou junto ao DETRAN, que ultrapassou o cruzamento da Rua .... com a Rua ...., quando o semáforo já não permitia, pois estava amarelo e este sinal não permite a passagem, mas determina que o motorista deve parar, pois é um sinal de "atenção" e daí para o vermelho são poucos segundos, que não foram respeitados.

O condutor e segundo requerido do veículo de propriedade do primeiro requerido, vinha pela Rua .... e tinha o semáforo com o sinal verde a lhe dar passagem, mas o condutor do veículo segurado pela Requerente, que vinha em velocidade acima de .... km/h, querendo aproveitar o sinal amarelo, quando cruzou as Ruas citadas, o fez com o sinaleiro fechado, segundo por isso atingido pelo veículo dirigido pelo segundo requerido.

Cabe aqui, todas as assertivas usadas pela Requerente, para o condutor do veículo por ela segurado, que foi imprudente, apressado e dirigia sem os mínimos cuidados, infringido o art. 175-I e VII do RCNT.

Ambos os veículos estavam segurados e como o veículo do primeiro requerido teve danos de pequena monta, este procurou por sua seguradora, mandando consertá-lo, ficando ao encargo dela ressarcir-se dos valores que pagou.

O condutor do veículo causador do acidente, Sr. ...., procedeu da mesma forma.

Não sendo os requeridos culpados pelo acidente, não podem ser compelidos a qualquer pagamento.

A jurisprudência usada na inicial pela Requerente aplica-se integralmente ao condutor do veículo por ela segurado, que invertendo a ordem dos fatos procura ressarcir-se daquilo que não tem direito.

De outra parte, impugna os documentos de fls. .../..., em função do valor e das peças trocadas, pois essas despesas não tiveram a precedência de orçamentos de outras concessionárias, como determinado pela legislação, constando ainda, no documento de fls. ...., anotação de prazo, o que leva à conclusão de que o valor despendido pela Requerente não ocorreu na data por ela indicada na inicial.

DOS PEDIDOS

Por todo o exposto, esperam os requeridos que a ação seja julgada improcedente, face a culpa do condutor do veículo segurado pela Requerente e, dessa forma, ante o princípio da sucumbência, seja a Requerente condenada ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios que forem arbitrados por Vossa Excelência.

Requerem o recebimento do pedido de chamamento ao processo da ...., protestando provar o alegado por todos os meios de prova em Direito admitidos, especialmente, pelo depoimento pessoal do representante legal da Requerente, pena de confesso e juntada de novos documentos.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Em contestação à ação de indenização decorrente de acidente do trabalho
Contestação de ação popular por empreitada irregular
Intimação por despacho na própria petição
Autor requer de consórcio que entregue-lhe o bem ou carta de crédito no valor já que quitou todas
Agravo de instrumento interposto de despacho que ordenou a emenda à inicial
Ação ordinária de declaração de crédito cumulada com repetição de indébito
Falência (Pedido por impontualidade)
Ação cautelar de produção antecipada de provas, com a finalidade de produção de perícia em face d
Contestação à ação de seqüestro, sob alegação de falta de pressupostos processuais e inexistência
Trata-se de medida cautelar preventiva para demolição de prédio que apresenta risco de desabament
Ação de regulamentação de visita
Contestação à consignatória alegando-se a falta de depósito total dos valores devidos e o correto