Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Contestação à ação de reintegração de posse, alegando-se que os autores jamais detiveram a posse do imóvel pleiteado

Petição - Civil e processo civil - Contestação à ação de reintegração de posse, alegando-se que os autores jamais detiveram a posse do imóvel pleiteado


 Total de: 15.244 modelos.

 
Contestação à ação de reintegração de posse, alegando-se que os autores jamais detiveram a posse do imóvel pleiteado.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

CONTESTAÇÃO

à AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE proposta por ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ..... e ....., brasileiro (a), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

Inicialmente, a ação foi proposta contra parte legítima, a Sra. ...., mulher do requerido, tendo havido ilegitimidade de parte, naturalmente, há carência de ação (art. 267, inciso VI do CPC), bem por isso, a ação deve ser extinta, sem julgamento do mérito.

DO MÉRITO

Em verdade Excelência, os autores jamais tiveram em tempo algum, o menor resquício de posse sobre o lote ...., antigo lote nº ...., da quadra ...., da planta ...., daí porque, não podem demandar ações possessórias:

"A ação de reintegração de posse não pode prosperar quando não houve perda de posse, nem esta é comprovadamente injusta, isto é, clandestina, violenta ou precária. A prova da comunhão, por si só, não autoriza o uso da ação possessória" (Ac. un. da 2ª Cam. do TJDF, pub. em aud. de 10/06/75, na ap. 2912, Des. Lúcio Batista Arantes, DODF 20/06/75-4434).

"Na ação de reintegração de posse, é requisito primordial que a parte impetrante da medida prove a característica de ser possuidora da coisa de que havia sido despojada. Sem provar o autor os requisitos da posse da coisa disputada, não há como julgar procedente a ação" (STF, ap. DJ 22/07/1944-3334).

"Sem a prova do requisito primordial nas ações possessórias, que é a posse, ninguém pode merecer a proteção que os interditos asseguram" (STF, RF 111/68)

"São requisitos legais, para que alguém recorra aos interditos de manutenção ou de reintegração, título hábil, posse atual exercida por qualquer dos meios admitidos em direito, data e prova da turbação material, ou de ato de violência praticado pelo réu. Ao juiz é vedado, nas ações possessórias, dirimir questão relativa a título de propriedade. Não deve, entretanto, julgar a posse a favor daquele a quem evidentemente não pertencer o domínio (TJAM, Ac. 25/06/1946, ap. 967)."

"A reintegração possessória não é possível sem prova de respectivo esbulho. Trata-se do "jus possessionis", isto é, o complexo dos direitos que a posse, por si só gera para o possuidor. E sendo caso de posse, por ela mesma, e não do direito, à posse, decorrente do direito de propriedade, não se pode invocar o "jus possidendi" (TAP adcoas 1973/24.304).

"É condição primordial, nas ações de reintegração de posse, a prova de posse anterior no local onde teria sido praticado o esbulho (TJCE, Jurs. e Dout 2/12)."

"A ação de reintegração de posse se destina a revê-la do poder de quem, ilegitimamente, a detém. Nesse procedimento judicial, a matéria precípua é a posse, que deve ficar devidamente provada. Não pode prevalecer a decisão que, embrenhando-se por questões de domínio e de prescrição aquisitiva, deixou à margem o exame de posse (TJCE, Juris e Dout. 6/161)."

"Jamais se admitiu o recurso à ação de força espoliativa, seja novo ou velho o esbulho, sem que o demandante provasse a sua posse, própria ou adquirida, por sucessão universal ou singular. Não basta ao autor demonstrar seu direito à posse, mas sem a própria posse de que foi esbulhado (TJSP, RT 254/302)."

De sorte que, andou muito bem o respeitável juízo ao indeferir a medida liminar.

Por tratar-se de posse velha (mais de .... anos), é natural, a polícia nada pode fazer para retirar dali os possuidores, cuja posse é sem vício - não é clandestina, não é violenta e não é precária. Eis que o dito lote foi havido mediante compra e encontra-se totalmente quitado, falando-se, no âmbito da posse.

Como já foi dito os R. residem no imóvel, isto é, têm posse direta há mais de .... anos. Ali residem com sua família em número de .... pessoas em casa de alvenaria inacabada. (O varão é operário e vem construindo aos poucos, à medida de suas possibilidades).

Conforme Escritura Pública de Cessão de Direitos, lavrada no ....º Tabelionato de Notas, livro ...., fls. .... v. ..... e sua mulher cederam - dito lote ao Dr. ...., (qualificação), (doc. .....).

À .... de .... de ...., .... fez cessão do dito lote a .... por escritura pública lavrada no ....º Tabelião, livro ...., fls. .... e Certidão de Títulos e Documentos do ....º Ofício de Títulos e Documentos, livro ...., sob o nº ...., em data de .... de .... de .... e recibo de pagamento firmado por .... (docs. .../...).

.... e sua mulher por sua vez, venderam o imóvel a .... (doc. ....) esposa de ...., antigo lote ...., hoje, lote .... Esclarecimento: A Prefeitura de .... ao fazer levantamento da Planta .... (atribuiu ao lote .... o nº ....) regularizando erro existente na Planta .... que passou a chamar-se ....

Os contestantes, ainda fazem prova da posse através dos pagamentos de impostos, taxa d'água e luz (docs. .../...).

Maracutaia - Ao que se sabe, os A. adquiriram o lote nº .... da mesma planta com a colaboração do Cartório de .... ao fazer a escritura atribuíram o nº .... ao lote que os AA. adquiriram de .... por seu procurador ...., via de regra, documentos havidos mediante falsificação e sem nenhum valor legal.

Ao contrário, o simples fato de posse, acompanhado dos documentos de cessão de direito, conferem aos contestantes o direito de ali serem mantidos, eis que:

"Quem adquire a posse de maneira legítima, através de negócio de promessa de cessão, recebendo a posse de quem nela estava legitimamente imitido, é possuidor de boa-fé, possuidor direto em nome próprio, e pode recorrer aos interditos possessórios. A sentença que rescinde promessa de compra e venda, ou promessa de cessão anterior, não é oponível ao possuidor direto, que não foi citado (Ac. Unan. da 6ª Câm. do TARJ, reg. em 06/05/75, no ap.35.019, rel. Rui Otávio Domingues)."

DOS PEDIDOS

Por essas razões e outras mais, que Vossa Excelência venha adotar, é a presente para requerer, digne-se julgar a ação de reintegração de posse improcedente, condenando os autores a compor o pagamento de custas, honorários de advogado, peritos, perdas e danos e demais cominações legais, conferindo aos contestantes mandado de manutenção de posse como legítimos possuidores do lote objeto do litígio, como de direito e de Justiça.

Requer, todo meio de provas admitidos em direito, depoimentos pessoais dos AA., prova testemunhal, pericial, etc.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Contra-razões de recurso de apelação em ação de indenização
Pedido de restituição de valores pagos, em face de defeito do produto comprado por consumidor
Anulação de doação com cláusula de retorno
Vistoria ad perpetuam rei memoriam
Contra-razões de recurso especial sob alegação de inviabilidade de devolução de prazo recursal, a
Ação de retificação de proventos de aposentadoria
Ação para aumento de aluguel que não sofre aumento há 4 anos
Publicação do aviso aos credores
O autor, em execução de título extrajudicial, concorda com o cálculo apresentado pela contadora
Requerimento de seguro por motivo de complicação na gravidez
Pedido de usufruto dos bens deixados pelo de cujus
Contra-razões visando a manutenção de decisão que julgou pela procedência da assinatura básica de