Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Alienação de coisa comum indivisível

Petição - Civil e processo civil - Alienação de coisa comum indivisível


 Total de: 15.244 modelos.

 

ALIENAÇÃO DE COISA COMUM INDIVISÍVEL - IMÓVEL

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA COMARCA DE _________

Jurisdição cível

Alienação de coisa comum indivisível

Justiça de graça

_________, brasileira, divorciada, do lar, portadora da cédula de identidade nº _____-SSP-UF, residente e domiciliada na Rua _________ nº ____, Bairro _________, nessa cidade de _________, pelo Procurador subfirmado, vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência, ajuizar a presente

Ação de Alienação de Coisa Comum Indivisível, pedido de prestação da tutela jurisdicional, que intenta contra, _________, brasileiro, divorciado, aposentado, residente e domiciliado na Rua _________ nº ____, Bairro _________, nessa cidade de _________. Para tanto, inicialmente expõe o pertinente, requerendo, ao final, na forma que segue:

1.) Consoante se afere pela inclusa sentença (proferida nos autos nº ____, do pedido de divórcio direito litigioso) coube a autora, 50% (cinqüenta por cento) do imóvel comum, de que co-proprietário o requerido, a se constituir de "um terreno localizado na zona urbana desta cidade, constituído do lote número _____ (_____), situado no Bairro _____, parte do antigo lote rural número _____ (_____), parte da Linha _____ e 2º Secção, localizado no quarteirão formado pelas ruas _________, _________, rua _________ e _________, com a área de duzentos e cinqüenta e dois metros quadrados (252.00 m²), localizado a trinta e seis metros (36,00m) da esquina das rua _________ e _________, confinando: NORTE, na extensão de doze metros (12,00m), com os lotes números trinta e nove (39) e quarenta (40); SUL, na mesma extensão, com a Rua _________; LESTE, na extensão de vinte e um metros (21,00m) com o lote número quarenta e sete (47); OESTE, na mesma extensão, com o lote número quarenta e cinco (45)" (Vide matrícula nº ____, à folha ___, do Livro nº 02, Registro Geral da Comarca de ____).

Sobre o imóvel antes descrito jaz incrustada a residência comum, da qual a autora também possui direito de 50% (cinqüenta por cento) da área construída, visto que a mesma, contraiu núpcias com o requerido, sob o regime a comunhão universal de bens. Vide em anexo, assento de casamento.

2.) Face o bem imóvel e a respectiva edificação ser impassível de divisão, e ante a invencível resistência do requerido, de entabular qualquer acordo pela via consensual com a autora, serve-se da presente demanda, onde anela, a alienação judicial dos bens (imóvel e casa), extinguindo, por decorrência lógica e inexorável, o condomínio existente.

Quanto a admissibilidade da presente postulação, toma-se a liberdade de coligir, ementa parida pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do _____, a qual guarda similitude com o tema submetido a desate:

VENDA DE COISA COMUM.

Se a coisa é indivisível, tem o condômino o direito de pleitear a venda judicial. Divisão pro rata das despesas.

Recurso provido.

(Apelação Cível nº 597026707, 6ª Câmara Cível do TJRS, Farroupilha, Rel. Des. Décio Antônio Erpen. j. 17.06.97).

Sinale-se, por relevantíssimo que o requerido encontra-se no uso e gozo exclusivo dos bens supra referidos, não pagando a autora qualquer contraprestação pela fruição da cota-parte desta.

ISTO POSTO, com sede no artigo 1.117, inciso II, combinado com artigo 1.112, inciso IV, ambos do Código de Processo Civil, oferece para a seleta e dilúcida consideração de Vossa Excelência, os seguintes REQUERIMENTOS:

I - ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Conceda Vossa Excelência, a requerente o benefício da justiça de graça, eis constituir-se em pessoa pobre e carente, tendo firmado para tanto o incluso declaração de pobreza.

II - CITAÇÃO DO REQUERIDO

Seja o requerido (co-proprietário) devidamente citado, no endereço alhures consignado, franqueando-lhe a contradita, no prazo estatuído pelo artigo 1.106 do Código de Processo Civil, sob pena de revelia, e julgamento antecipado.

III - MINISTÉRIO PÚBLICO

Do pedido deduzido, e de seus incidentes, seja dada vista ao (a) representante do MINISTÉRIO PÚBLICO, que oficina nessa Vara, a teor do artigo 1.105 do Código de Processo Civil.

IV - AVALIAÇÃO DE BENS

Nos termos do artigo 1.114, inciso I, sejam os bens (imóvel e casa) avaliados por profissional habilitado, franqueando-se as partes a formulação de quesitos.

V - ALIENAÇÃO JUDICIAL

Após de conhecido a quantificação monetária dos bens, objeto do item IV, sejam estes levados a hasta pública, para sua venda, resguardando-se a autora, 50% (cinqüenta por cento) do valor do imóvel e respectiva edificação.

VI - PEDIDO FINAL

Ao final, requer a procedência da presente ação, com a extinção do condomínio existente, no que diz respeito ao bem de raiz e edificação, decorrência direta da alienação judicial, condenando-se o requerido nas verbas derivadas do princípio da sucumbência, inclusive, em honorários advocatícios, fixados, estes, em 20% (vinte por cento) sobre o valor da ação.

Estimando a presente sit et in quantum, R$ _____,00. (o valor da ação corresponderá ao estimado pela avaliação.)

PEDE E ESPERA DEFERIMENTO

____________, ___ de __________ de 20__.

____________
OAB/


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Atentado em face de violação de ordem judicial, inscrevendo nome de consumidor no SERASA
Homologação de casamento celebrado en articulo mortis
Embargos pela nulidade da execução de arrematação por preço inferior
Contra-razões de apelação, em que a empresa aérea alega intuito de enriquecimento ilícito do apel
Ação de execução de título executivo judicial
Aposentadoria por invalidez
Trata-se de demanda para exigir prestação de contas em face de advogado
Ação ordinária para reparação de danos causados em acidente de trânsito
Ação declaratória de inexistência de negócio jurídico cumulada com pedido de indenização por dano
Reclamação de bem de família (02)
Interposição de medida cautelar incidental à ação de busca e apreensão, para que a ré continue na
Medida cautelar de sustação de protesto (01)