Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Alegações finais pelo réu, em ação de reparação de danos

Petição - Civil e processo civil - Alegações finais pelo réu, em ação de reparação de danos


 Total de: 15.244 modelos.

 
Alegações finais pelo réu, em ação de reparação de danos, sob alegação de culpa exclusiva do autor.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

AUTOS Nº .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente, nos autos de AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS, movida por ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., à presença de Vossa Excelência apresentar

ALEGAÇÕES FINAIS

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Conforme se deflui da Peça Contestatória de fls. .... "usque" .... e do Boletim de Ocorrência de fls. ...., verificamos que o abalroamento somente ocorreu devido a conduta imprudente da requerida, ...., a qual interceptou a trajetória do veículo do requerido, consoante se deflui do seu próprio depoimento constante no Boletim de Ocorrência de fls. ...., verbis:

"... olhei pelo retrovisor e observei que vinha um carro preto a mais ou menos 400 a 500 metros, bem no topo da subida."

Ademais, conforme comprova os gráficos policiais, o veículo .... executou manobra repentina interceptando a trajetória do veículo do Sr. .... Ainda, verificamos no Boletim de Ocorrência, que o automóvel do requerido vinha na sua faixa de tráfego normal quando a manobra imprudente da Sra. .... ocasionou o sinistro.

É de se indagar como uma pessoa que afirma ter visto um veículo se aproximando, procede manobra para sair de onde estava estacionada sem esperar que tal veículo fizesse sua devida ultrapassagem?

Além disso, como pode esta mesma pessoa querer que o condutor do veículo traseiro conseguisse frear seu carro se a pista, como verificamos nas fotos jungidas aos autos pelos requeridos, estava escorregadia?

É totalmente evidente que se a Sra. .... não tivesse procedido a manobra deslocando seu carro na pista escorregadia e de frente para o veículo do Sr. ...., o sinistro jamais teria ocorrido.

Portanto, esta manobra totalmente imprudente fez com que o segundo requerido não tivesse tempo de frear seu veículo na pista escorregadia ocasionando o abalroamento.

A assertiva de que o veículo conduzido pelo requerido estava em velocidade incompatível é claramente inverídica, uma vez que não ficou demonstrado nos autos se o automóvel do requerido estava sendo conduzido com velocidade excessiva e com desatenção.

Certo é que, após a manobra imprudente da requerida o condutor do automóvel do requerido não teve tempo suficiente para poder parar seu veículo devido a pista estar escorregadia, e não pelo fato de que estaria em alta velocidade.

A tese expendida pela requerida do "fato de terceiro" não pode prosperar uma vez que se o requerido estivesse em alta velocidade a requerida não iria manobrar seu carro, pois assim seria inevitável uma colisão. Acontece que subitamente a condutora do .... procedeu tal manobra não restando outra alternativa ao condutor do veículo do requerido a não ser tentar frear seu carro o mais rapidamente possível para evitar prejuízos maiores e tão somente materiais.

Conforme depoimento das testemunhas arroladas pelos autores verificamos que:

O de fls. .... "escutou o barulho de freiada do .... e logo depois, o impacto; que no momento do acidente estava garoando e o chão molhado;" (sic)

O de fls. .... "que a motorista do .... estava calma e ouviu quando a mesma disse que seu carro tinha seguro; que o local onde o .... saiu e aconteceu a colisão é bem próximo e não dá para informar o número de metros." (sic)

Desta forma, é de fácil constatação que, "se o local onde o veículo .... saiu e aconteceu a colisão é bem próximo", o veículo conduzido pelo requerido não estava em alta velocidade, além do que, conforme depoimento de fls. ...., verificamos que ".... o local é uma descida e o pessoal desce em alta velocidade, já que não há sinaleiro nas proximidades." (sic)

Assim, se o condutor do automóvel do requerido realmente estivesse em alta velocidade estaria trafegando nas condições normais da pista, constituindo-se assim num agravante à atitude totalmente impensada e negligente da requerida quando interceptou a passagem do veículo do requerido.

Outrossim, a culpa da requerida é confirmada pelo depoimento do primeiro requerente ao afirmar que:

"Retornei às .... horas aproximadamente e verifiquei que havia sido colidido por um ...., placa ...., cor ...., tendo havido danos no veículo na parte traseira direita principalmente. Declaro, ainda, que a condutora se prontificou a arcar com os danos materiais, uma vez que tem seguro também contra terceiros."

Assim, é evidente que a requerida é a única responsável pelo sinistro, pois chegou inclusive a afirmar que arcaria com os danos causados.

DO DIREITO

Portanto, a tese de se configurar "fato de terceiro" no presente litígio deve ser totalmente repelida, eis que a causa única e exclusiva do acidente foi a conduta absurdamente negligente da requerida, não podendo por este fato ser responsabilizado aquele que dirigiu dentro dos padrões normais.

Note-se mais uma vez, que o abalroamento não teria ocorrido se a condutora do .... tivesse esperado a ultrapassagem do automóvel do requerido, como ela mesma observou e confirmou em seu depoimento, quando da elaboração do Boletim de Ocorrência, além de ter afirmado no mesmo que se prontificaria a arcar com os danos materiais.

Desta forma, o requerido não pode ser culpado pelo sinistro, uma vez que o mesmo somente ocorreu em virtude da conduta totalmente imprudente da Sra. ...., que interceptou a trajetória do veículo do Sr. ...., como demonstrado no Boletim de Ocorrência, nos depoimentos das testemunhas e demais provas constantes dos autos.

DOS PEDIDOS

Por medida de economia processual, o requerido deseja reportar-se na íntegra ao contido em sua Peça Contestatória e demais petitórios apresentados.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Posse em nome do nascituro
Contestação à ação de indenização por transfusão de sangue infectado, sob alegação de ilegitimida
Ação de anulação de negócio jurídico por erro cumulada com pedido de arbitramento de dano moral
Contestação à ação de reintegração de posse cumulada com rescisão contratual, sob alegação de cob
Ação de rescisão de contrato verbal e/ ou anulação de negócio jurídico, tendo em vista o erro do
Declaração de nulidade da intimação
Impugnação à contestação em ação de busca e apreensão
Apelação por parte de Condomínio, sob alegação de nulidade ante a falta de intimação para se mani
Cumprimento de sentença referente aos honorários sucumbências
Contestação à ação de guarda interposta pelo pai de menor
Alienação antecipada de bem
Ação de exoneração de fiança (01)