Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Ação cautelar inominada de sustação de protesto cambial

Petição - Civil e processo civil - Ação cautelar inominada de sustação de protesto cambial


 Total de: 15.244 modelos.

 

AÇÃO CAUTELAR INOMINADA - SUSTAÇÃO DE PROTESTO CAMBIAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA M.M. VARA CÍVEL.

COMARCA DE ____________ - UF.

CARÁTER DE URGÊNCIA

Petição Inicial

____________ LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº ____________, com sede a Rua ________, nº _____, conj. __, bairro ______, CEP _________, _________, UF, por seu procurador firmatário, nos termos do instrumento de mandato anexo (Doc. 01), o qual recebe intimações à Rua _________, ____, s. ___, CEP ___________, Fone/Fax: ________, ___________, UF, vem respeitosamente à presença de V. Exª, propor:

AÇÃO CAUTELAR INOMINADA - SUSTAÇÃO DE PROTESTO CAMBIAL, com base no art. 798 do CPC, contra:

____________ LTDA., pessoa jurídica de direito privado, com sede a _______, ___, bairro ______, CEP _______, ______, UF, pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir passa a expor:

LIDE E SEU FUNDAMENTO

1. A Autora recebeu intimação do Tabelionato de Protestos Cambiais desta comarca (Doc. 02) informando-lhe que foi apontada a protesto duplicata mercantil, que tomou o número ____, apresentada pela Ré, através do Banco _____ S/A.

2. O banco negou-se a fornecer cópia do título.

3. A referida duplicata mercantil não possui causa debendi, tendo sido ilegalmente emitida.

4. O título não tem origem em uma compra e venda, nem em prestação de serviços.

5. Também não foi aceito pela Autora, fato esse que se comprova com os dados impressos pelo Banco _____ S/A (Doc. 03).

6. Em razão de tais fatos, a Autora promoverá, no prazo legal, ação principal para a anulação do título emitido sem causa, assim como para declaração de inexigibilidade do débito.

FUMUS BONI IURIS

7. A comprovação da falta de aceite na duplicata (Doc. 03), é prova incontestável do direito que assiste à Requerente.

8. Nesse caso, não há somente a "fumaça do bom direito": há prova documental inequívoca de sua existência.

9. Importante ressaltar que se trata de duplicata mercantil por indicação, a qual somente existe em meio magnético.

10. Por esse motivo, quando a cártula vier aos autos se verificará, sem sombra de dúvidas, que não foi aceita pela sacada.

11. Além disso, quando citada a Requerida, esta não terá condições de confirmar a efetivação de compra e venda, mediante a apresentação do comprovante de entrega das mercadorias, eis que tal operação nunca ocorreu.

12. Embora a prova somente se fará completa quando proposta a futura ação principal, já existem elementos suficientes para configurar a "fumaça" do bom direito, requisito para a concessão da medida cautelar ora pleiteada.

PERICULUM IN MORA

13. O protesto do título, no caso em questão, é abusivo e ilegal, não podendo o Judiciário permitir que seja realizado.

14. Caso efetuado, trará prejuízos irremediáveis à Requerente, tais como restrições ao crédito e abalo moral junto à praça.

15. A Requerente é empresa exportadora, e, em sua atividade, um protesto indevido de título pode causar abalo moral e de crédito junto a seus clientes e fornecedores, no país e no exterior, que dificilmente poderiam ser reparados.

16. Tornou-se comum ante a facilidade de transmissão de dados por meio eletrônico, que empresas em dificuldades financeiras emitam duplicatas a esmo, e utilizem esses papéis para saldar suas dívidas com terceiros ou obter capital de giro junto a bancos, na vã esperança de que, no vencimento dos mesmos possam resgatá-los.

17. Seria impossível a uma empresa nessa situação eventualmente responder pelos danos, de grande monta, que serão causados a Requerente por um protesto indevido.

CONTRA CAUTELA

18. Embora o art. 804, CPC, permita ao Juiz que este exija contra cautela ao conceder medidas cautelares liminarmente, no caso em questão entende-se não ser necessário.

19. Esse é o entendimento de Galeno Lacerda :

"Se aforar-se, porém, cautela antecedente, a exigência de caução ou depósito condicionadores da sustação pertence à discrição do juiz diante dos fatos. Se flagrante a ilegalidade do protesto, ou muito convincentes as provas neste sentido, cumpre-lhe dispensar a condição."

20. De qualquer sorte, se V. Exª. entender que existe a necessidade de prestação de caução, a Requerente possui condições de fazê-lo.

DO DIREITO

21. Fabio Ulhôa Coelho assim se manifesta acerca da causalidade da duplicata mercantil:

"A duplicata mercantil é título causal, no sentido de que a sua emissão somente se pode dar para a documentação de crédito nascido de compra e venda mercantil. A conseqüência imediata da causalidade é, portanto, a insubsistência da duplicata originada de ato ou negócio jurídico diverso."

22. Na mesma esteira, Fran Martins, ao diferenciar os títulos abstratos dos títulos causais, assevera que:

"Já os títulos causais têm uma causa necessária, isto é, só existem em função de um determinado negócio fundamental, e esse negócio especial influencia a sua existência, trazendo, assim, os documentos, nas declarações literais que contêm, referência ao mesmo. É o que acontece com as duplicatas que, para serem emitidas, necessitam que tenha havido uma venda de mercadorias, a prazo, em território nacional."

23. A jurisprudência acompanha o entendimento doutrinário acima exposto, concedendo a medida cautelar de sustação de protestos de duplicatas sem causa:

TÍTULO DE CRÉDITO. DECLARAÇÃO DE NULIDADE DE DUPLICATA. SUSTAÇÃO DE PROTESTO.

Emissão sem causa debendi não tendo a dívida, representada por título levado a protesto, origem em causa debendi válida, reputa-se nula a duplicata e, por conseguinte, necessária a sustação do protesto.

Recurso improvido.

DECLARATÓRIA. SUSTAÇÃO DE PROTESTO. DUPLICATA SEM ACEITE. SAQUE INDEVIDO. ENDOSSO. EFEITOS.

A duplicata emitida sem causa jurídica subjacente é ineficaz frente ao sacado, a quem é lícito postular a sustação de protesto e nulidade do título. Ao endossatário de boa-fé remanesce o direito de regresso contra o endossante - artigo 13, par. 4º, da Lei das Duplicatas.

Recurso improvido. Unânime.

AÇÃO CAUTELAR DE SUSTAÇÃO DE PROTESTO E AÇÃO ORDINÁRIA DE ANULAÇÃO. DUPLICATA SEM CAUSA E SEM ACEITE. ENDOSSO. INEFICÁCIA DO TÍTULO EM RELAÇÃO À SACADA. PROTESTO INDEVIDO. AÇÃO CAUTELAR PROCEDENTE.

Resguardo do direito de regresso do endossatário em relação à endossante-sacadora.

Apelo parcialmente provido. Unânime.

Isto Posto, Requer:

a) Seja concedida a medida cautelar, liminarmente, inaudita altera pars, para que seja sustado o protesto do título;

b) Seja a medida concedida em caráter de urgência, até as __:__, do dia __/__/__, que é o último prazo antes de ser protestado o título;

c) Ordene V. Exª. a apreensão do título ou seu depósito em mãos do oficial, ou, ao menos, determine-lhe que averbe no mesmo título a sustação do protesto;

d) Fique a Requerente dispensada de apresentar caução;

e) Posteriormente, seja a Requerida citada, para que conteste o pedido, querendo, no prazo legal, sob pena de presumirem-se aceitos por ela como verdadeiros os fatos ora apresentados;

f) Protesta a Requerente por produzir todas as provas em Direito admitidas;

g) Ao final, seja julgada a presente ação totalmente procedente, condenando-se a Requerida ao pagamento das custas e honorários advocatícios.

N. Termos,

P. E. Deferimento.

Dá-se à causa o valor de: R$ ______ (valor de alçada).

____________, __ de ____________ de 200_.

p.p. ____________

OAB/UF nº ______


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil
Agravo de instrumento visando a revogação de decisão que concedeu liminarmente a busca e apreensã
Ação de usucapião especial de imóvel rural
Ação de obrigação de não fazer cumulada com pedidos indenizatórios com fulcro na lei de proprieda
Ação de arrolamento sumário
Pedido de atualização do débito
Ação de busca e apreensão de bem alienado fiduciariamente (03)
Inventário de arrolamento de pedido de expedição de formal de partilha
Ação declaratória de quitação de débito por parte do autor da causa
Contra-razões de apelação contra a fazenda nacional
Contestação de ação reivindicatória
Contestação apresentada perante ação de obrigação de fazer, reparos em edifício
Execução de obrigação de fazer para que a construtora entregue documentos relativos à financiamen