Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Civil e processo civil Pedido de autorização para alienação de imóvel em comum

Petição - Civil e processo civil - Pedido de autorização para alienação de imóvel em comum


 Total de: 15.244 modelos.

 
Pedido de autorização para alienação de imóvel em comum.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

ALIENAÇÃO DE IMÓVEL EM COMUM

em face de

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O Requerente e a Requerida são proprietários do "imóvel constituído pelo apartamento 21, do 2º pavimento, do BLOCO......, do Edifício ........, situado na rua......., com 117,3 7m2, de área construída, 10,6351m2 de área comum, 26, 155m2 de área de garagem, ....., 160 1m2 de área total, matriculado sob n.......... Circunscrição do Registro de Imóveis de ........."

Em .... de ..... de ..., foi proferida sentença na ação de divórcio proposta pelas partes, homologando as condições da dissolução da união civil e da mesma forma a partilha do imóvel referido no item "1", exatamente na mesma proporção, ou seja, 50% (cinqüenta por cento) para cada um.

A partilha do imóvel foi devidamente averbada junto à matricula do registro imobiliário, para todos os efeitos legais - documento em anexo.

O imóvel em questão é indivisível face suas características e metragens, especialmente, em decorrência das normas de zoneamento vigentes, que regulam a ocupação do espaço físico do perímetro urbano de ........

Divergências no interesse das partes, impediu que a comunhão sobre a propriedade do imóvel fosse dirimida, quer mediante a consolidação da totalidade do imóvel por um dos co proprietários, quer mesmo pela venda consensual do bem, com o rateio do produto auferido.

O estado de comunhão existente não pode persistir "ad etern um" haja vista que não é este o espírito da Lei, que sufraga o princípio indissolúvel da unidade e individualidade da propriedade imóvel.

DO DIREITO

Tanto sufraga esse entendimento, que o artigo 1.117, do Código de Processo Civil, estabelece a faculdade do imóvel em comum ser vendido judicialmente, para fazer desaparecer a mencionada comunhão.

No caso vertente, além da prova material de propriedade comum estampada no registro imobiliário competente, afiguram-se presentes outros requisitos:

a)- imóvel indivisível;

b)- desacordo quanto adjudicação a um dos condôminos ou a venda a terceiros.

Considerando que a alienação de coisa comum faculta aos demais comunheiros consolidar o domínio integral e exclusivo sobre a totalidade do bem, afigura-se também sede adequada para que eventual pretendente possa fazê-lo, tanto por tanto, sem que haja prejuízo a qualquer das partes, posto que não há que se falar em aquisição de propriedade sem o implemento do preço, em face dos princípios gerais de direito, das normas específicas aos contratos e principalmente como vedação ao enriquecimento sem causa.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer se digne Vossa Excelência:

a)- receber e mandar processar a presente ação;

b)- determinar a citação da requerida, por mandado, para, querendo, no prazo legal contestar os termos da presente ação, alegando toda a matéria de defesa pertinente e, con comi tan t emen te, para exercer o direito de preferênciq que lhe e facultado, sob pena de revelia e confesso;

c)- por cautela, determinar a notificação, na qualidade de interessados, dos filhos do casal,.......

d)- contestada ou não, a final, seja julgada procedente a ação, determinando a venda judicial do imóvel em comum, condenando a requerida no pagamento das custas de processo e honorários de advogado;

e)- requer a produção de provas em direito permitidas, especialmente o depoimento pessoal da requerida, pena de confesso, juntada de outros documentos pertinentes, etc...;

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Civil e processo civil