Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Você está em:   IGF Modelos de documentos Petição Trânsito Recurso de erro na aplicação da multa

Petição - Trânsito - Recurso de erro na aplicação da multa


 Total de: 15.244 modelos.

 

RECURSO - ALTA VELOCIDADE - ERRO NA APLICAÇÃO DA MULTA
 

Exmo. Sr. Presidente da JARI - DAER do Rio Grande do Sul
 

____________, brasileiro, casado, advogado, inscrito no CPF sob nº ____________, residente e domiciliado nesta cidade, na rua ____________, nº ___, ____________ - RS, vem respeitosamente perante esta junta, nos termos do art. 286 do CTB, apresentar RECURSO contra auto de infração nº ____________, série ______.
 

- DOS FATOS -

1 - Deslocava-se, o recorrente, pela RS 124, quando para sua surpresa, na altura do Km 10, no município de ___________ - RS, foi parado e autuado por patrulheiros rodoviários estaduais sob a alegação de, supostamente, ter ultrapassado o limite de velocidade permitido.

2 - Ocorre que recebeu notificação de infração de trânsito, pelo correio, que segue em anexo (Doc. 01), por supostamente trafegar em velocidade de 106 Km/h, o que não corresponde a veracidade dos fatos.

3 - É o que se depreende do auto de infração, eis que totalmente em desacordo ao normatizado pela resolução nº 01/98.
 

- DA IRREGULARIDADE DO AUTO DE INFRAÇÃO -

4 - O ato administrativo necessita de requisitos para a sua formação, quais sejam, competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

5 - Seguindo estes princípios o CONTRAN editou a resolução nº 01/98, na qual estabelece a obrigatoriedade de adoção do padrão de blocos de informações com referência mínima na definição e confecção dos autos de infração.

6 - Conforme o auto de infração em anexo (Doc. 01) verifica-se que tal notificação não segue o estabelecido pelo CONTRAN.

7 - Inicialmente, o bloco 2 deveria determinar a identificação do veículo infrator, especificamente em três campos, informando a UF, a placa e o município; no entanto depreende-se de tal auto de infração seis campos com informações confusas e desnecessárias.

8 - O bloco 4 deveria conter a identificação do infrator, o que não se verifica, pois em tal bloco encontra-se descrito o local da infração.

9 - Também, o bloco 5 está em desacordo com a resolução 01/98, eis que consta no local destinado a identificação do local do cometimento da infração um código que não se relacionada com nenhum dado existente na notificação de infração de trânsito, bem como, novamente possui campos em demasia e com informações desencontradas.

10 - Por derradeiro o bloco 6, onde deveria constar a tipificação da infração constam apenas observações.

11 - No direito administrativo a regra dos atos da administração pública é que devem sempre observar procedimentos especiais e forma legal para que se expressem validamente.

12 - O revestimento exteriorizador do ato administrativo constitui requisito vinculado e imprescindível à sua perfeição, caso contrário o ato é nulo.

13 - A inexistência de forma induz a inexistência do ato administrativo

14 - O Supremo Tribunal Federal, já pacificou matéria quanto a possibilidade da Administração Pública anular os seus atos eivados de nulidades, conforme Súmula nº 473 que ora se transcreve:


"A administração pode anular seus próprios atos quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada em todos os casos a apreciação judicial".


15 - Portanto, como pode ser o administrado compelido a pagar uma multa se a própria administração que tem obrigação de revestir seus atos pelos princípios que orientam o ato administrativo não o faz.
 

ISTO POSTO, requer:

a) O recebimento e apreciação do presente recurso, com base no Lei nº 9.503/97, a qual não veda a autoridade coatora apreciar recurso, independentemente de pagamento, decadência ou prescrição;

b) A anulação do auto de infração nº ___, série _____, por não preencher os requisitos exigidos pela resolução nº 01/98 do CONTRAN;

c) Caso não julgado o presente recurso no prazo legal, seja-lhe concedido o efeito suspensivo, forte no art. 285, § 3º do CTB.
 

N. T.

P. E. Deferimento.
 

____________, ___ de ____________ de 200_.
 

_____________


Veja mais modelos de documentos de: Petição - Trânsito
Ação de indenização onde o autor foi atropelado por um trem
Contestação à ação cominatória para transferência de veículo
Recurso contra auto de infração de trânsito de notificação por excesso de prazo
Ação declaratória de nulidade de auto de infração com pedido de tutela antecipada
Busca e apreensão de veículo pelo não cumprimento das obrigações
Recurso administrativo de multa por documento de habilitação com prazo de validade expirado
Recurso administrativo de multa de trânsito por excesso de velocidade
Recurso contra auto de infração de trânsito para nulidade da notificação de falta dos requisitos
Contestação à ação de consignação em pagamento
Conversão de busca e apreensão em ação de depósito
Impugnação à contestação em ação de indenização por acidente de trânsito
Ação de reparação de danos por acidente de trânsito em cruzamento